Marketing Pessoal para Gerentes, Encarregados e Supervisores

Julio Cesar S. Santos
Julio Cesar S. Santos

Você Tem Muitas Habilidades Técnicas? Você Já Desenvolveu Suas Habilidades Humanas? Veja Como Desenvolvê-las.

É muito comum nas organizações brasileiras alguns funcionários serem promovidos a cargos gerenciais e, imediatamente, incorporarem em suas personalidades certa arrogância no tratamento a seus antigos companheiros de equipe. Isso acontece por diversos motivos, tanto de ordem pessoal quanto cultural e até profissional.

Os motivos de ordem pessoal dizem respeito somente à pessoa promovida, embora isso traga reflexos negativos no relacionamento com a equipe. No âmbito cultural pode-se dizer que, nas sociedades ocidentais, existe grande diferença de status sócio-econômico entre gerentes e subordinados e, de certa forma, isso tem levado pessoas a se considerarem “superiores”.

Porém, cabe-nos analisar aqui apenas o aspecto profissional da prepotência dessas pessoas ao serem promovidas a cargos de chefia.

A maior parte da culpa não é da pessoa, mas das empresas que confundem habilidades técnicas com habilidades humanas.

O erro que a maioria das organizações comete é promover um funcionário tecnicamente bom para um cargo de liderança, o qual se exige muito mais habilidades humanas do que técnicas.

Dessa forma muitos colaboradores recém promovidos acreditam que, para exercer o papel de líder, é necessário ostentar atitudes hostis. Isto é, muitos desses funcionários não desenvolveram habilidades humanas para exercerem cargo de liderança e, por esse motivo, não sabem lidar com as pessoas sob o seu comando.

Diante disso, cabe-nos orientá-los para a importância de cultivar a sensibilidade em relação à dignidade e aos valores pessoais. Pois, as organizações vencedoras valorizam o trabalhador da inteligência e não aquele que vai a reboque de imagens fabricadas.

Cabe aqui um alerta a essas pessoas: _ projete uma imagem profissional sustentada pelos exemplos dos seus antigos mentores. Ou seja, responsabilidade, determinação, magnetismo, humildade, naturalidade, competências emocionais e disponibilidade. Serão estes atributos que construirão a marca de um gestor de sucesso.

Portanto, se você é um Gerente, um Encarregado ou um Supervisor recém-promovido que não desenvolveu habilidades humanas para saber lidar com as pessoas na sua empresa, adote as seguintes posturas a partir de agora:

A) Afaste a ideia de ganhar poder no escritório, inclinando-se para trás ou rodando na cadeira quando receber um membro da equipe na sua sala. Adote logo de início uma postura de exemplo e – principalmente – aprenda a ouvir seus colaboradores.

B) Construa uma imagem de credibilidade e profissionalismo recorrendo diariamente ao seu consultor espelho de corpo inteiro, vestindo-se sem exageros para o sucesso e veja a si mesmo profissionalizar-se.

C) Arrume sua área de trabalho e reflita nela a imagem da sua marca pessoal.

D) Coloque diariamente um ar acessível às pessoas e se entregue a atitudes positivas como a escuta ativa e o aconselhamento pessoal aos membros da sua equipe – quando for solicitado.

 

Sobre o autor:

Julio Cesar S. Santos: Professor, Consultor, Palestrante e Co-Autor do Livro: “Trabalho e Vida Pessoal – 50 Contos Selecionados”. Graduado em Administração com MBA em Marketing. Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra Palestras e Treinamentos Sobre Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.

site: www.profigestao.worpress.com

e-mail: jcss_sc@yahoo.com.br

Compartilhar Este Post

2 Respostas para "Marketing Pessoal para Gerentes, Encarregados e Supervisores"

  1. Flavio P, de Deus · Editar

    Obrigado pelas dicas … Foram pontuais , sem rodeio ou blá blá blá acadêmico. Muito bom.

  2. Sempre oportuno o artigo. Não se transforma um bom técnico em um bom administrador de talentos apenas com uma promoção. Esse trabalho precisa ser desenvolvido em conjunto com o projeto de promoção e deve ter, pelo menos, o mesmo peso para efetivação.

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.