Por trás do mito João Honório

João Honório
João Honório

Por Sabrina Fantoni,

 

Ele não é “head Hunter”, nem fazedor de milagres. Ao desmitificar esse homem carismático, descobre-se o porquê ele ainda ajuda a aumentar a estatística de 30 mil recolocados na área de RH.
 
Para quem ainda crê que João Honório é um mito, um fenômeno virtual ou algo desse tipo, ao se ter o primeiro contato com esse homem, que, simbolicamente, parece inatingível, é, na verdade, estar prestes a ser recebido por uma pessoa de espírito acolhedor e altruísta. Aquela aura mítica e misteriosa se esvai ao passo que se é inserido no dia-a-dia de João Honório, hoje atual consultor corporativo da Prevident com seu escritório localizado na Zona Sul da capital paulista.

Entre um cafézinho e outro e assuntos aleatórios é impossível não notar a relação de respeito e carinho mútuo entre João e os que convivem com ele todos os dias em seu ambiente de trabalho. A conversa pré-entrevista que se iniciou inevitavelmente sobre Recursos Humanos, passou por assuntos diversos como política e até mesmo futebol quando questionado sobre qual time torcia, “Palmeiras, graças a Deus” respondeu o entrevistado.

Formado na área de marketing e Publicidade, João parte do ano de 1963, quando abriu sua agência de propaganda que atendia o segmento de anúncios para pessoas desempregadas. Naquela época, sem a existência de um banco de RH, João encaminhava informalmente pessoas sem emprego para determinadas vagas de trabalho. Em 1978, numa reunião de um dos grupos do qual é membro honorário, o GRUBASE -cuja missão é recrutar e selecionar profissionais para as empresas dos seus participantes- houve uma demissão generalizada no cargo de psicólogas.

Após o ocorrido, foi constatado que existia na verdade uma falha na comunicação de quem procura emprego e do empregador e foi assim que João ampliou seus contatos e passou a intermediar essas relações conseguindo recolocar a maior parte desses profissionais.

Provavelmente a personalidade mais conhecida e mencionada no mundo do RH desde muito tempo, mais de 30 mil pessoas foram empregadas/recolocadas por João Honório no mercado de trabalho. Seu grupo online no site Yahoo possui mais de 7 mil e 600 associados; lá ele recebe em torno de duzentas mensagens por dia e procura ler todas. No grupo pode-se encontrar uma variedade de links, parceiros e material disponibilizando muitas dicas interessantes para o “PHD” que pretende ser recolocado. O PHD nesse caso é um eufemismo criado por João para não usar o termo desempregado; para ele, “Por Hora Disponível” soa menos pesado e desanimador.

Nem “Head Hunter” nem empregador. João Honório mostra onde está o emprego e ensina o profissional a encontrar as vagas que lhe interessam. Ele afirma que há uma grande dificuldade nas pessoas em como se portar diante dessa situação e que muitas não sabem como aproveitar esse tempo livre. É preciso horas de dedicação diária, “sua nova profissão agora é procurar emprego”, alerta. João foca na importância de se fazer um bom network; ir a eventos, fazer e distribuir um cartão de visita, o que faz com que as possibilidades de emprego aumentem, além de passar uma boa imagem e credibilidade pessoal.

Foi na Rua Avanhandava, numa Agência de Propaganda, por 16 anos, no início da década de 80 que João tornou-se ainda mais realizado profissionalmente. Das 9 da manhã às 6 da tarde, ele, seu irmão, sua filha e seu filho junto de mais três psicólogas (phd) realizavam o atendimento que ele classifica como olho no olho. João tem recordações do quanto gostava daquele lugar; do atendimento de igual pra igual, da grande sala de espera que recebia de 20 a 30 pessoas, dentre elas diretores, gerentes de RH, auxiliar de departamento pessoal, não existia hierarquia, o atendimento era por ordem de chegada “Quem é o próximo?” relembra João.

Boas lembranças também são frutos da Avenida Pacaembu. Ali encontrava-se a famosa fonte dos pedidos e as moedinhas daqueles que iam procurar por sua ajuda. “Você acredita em pensamento positivo? […] eu sou um e você é outro […]” dizia João. Após esse descontraído ritual, quem entrava em cena era a sua agendinha, como ele mesmo nomeia. Nela, eram marcados os nomes e as datas de quando as pessoas conseguiriam emprego; e fosse o pensamento positivo, a moedinha ou nem um nem outro, fato era que 30 dias depois, como João havia marcado com as próprias mãos, a pessoa ligava agradecendo que a sua ajuda tinha dado certo. E assim sucedeu a maioria dos casos da agendinha de João.

Com a internet como ferramenta, existe hoje muito mais eficiência na prática de recolocação, sobretudo na abrangência de segmentos. João ainda prioriza a de RH, porém auxilia profissionais também de outras áreas. No entanto, é preciso frisar na superficialidade e impessoalidade das relações no mundo virtual; perdeu-se o contato de olho no olho, os resultados mostram produtividade, são mais de mil recolocados por mês em RH, porém, 99% desconhecidos. João tem uma longa história com os Grupos de RH do ABC; diretor do Gris há praticamente 15 anos e membro honorário da maioria deles, que são: Grubase, Gaper, Unirh e Inted. Todos propõem o intercâmbio de experiência, informações, planejamento, recrutamento e seleção para os profissionais na área.

Ele conta do caso mais difícil até hoje, que levou 8 meses para conseguir arranjar emprego para um grande amigo há 5 anos. Assim que conseguiu uma entrevista pré arrumada, seu amigo já estava de passagem comprada para aperfeiçoar seu inglês no Canadá. João apoiou e deu certeza que conseguiria outra vaga assim que voltasse, e assim foi. Ainda hoje os dois permanecem uma amizade de anos, João Luís foi Gerente de RH da Ypê, até recentemente.

Quando questionado sobre religião, João Honório explica que é espírita praticante e um homem de muita fé. Ele conta que há pouco tempo ficou 30 dias no hospital e 6 meses acamado. Passado esse difícil período, João diz que atividades banais como dormir e almoçar soam como um milagre, a vida tem muito mais valor. Hoje muito bem de saúde, acredita que tenha se recuperado tão bem muito pela sua fé e religião. Conheceu as pirâmides do Egito e superou o medo de avião viajando pelo Brasil. Acreditar e mentalizar é um dos principais segredos desse homem que é completamente realizado por ter chegado aonde chegou e podendo ainda ajudar o próximo.

 

Sobre a autora:

 
Sabrina Fantoni é Formanda em Comunicação pela Universidade Mackenzie e membro da equipe RHevista RH.

Sabrina Fantoni
Sabrina Fantoni

Compartilhar Este Post

36 Respostas para "Por trás do mito João Honório"

  1. Maria Francisca de Oliveira · Editar

    João Honororio , só de lembra-lo já dá uma saudade enorme que Deus pegue no colo todos os dias aonde ele estiver.

  2. gilmar de oliveira · Editar

    O que falar do amigo,parceiro,companheiro de muitas jornadas, infelizmente, me afastei da área de Rh, e só agora em março/2013, soube doseu passamento. DESCANSE EM PAZ, MEU IRMÃO.

  3. Francivaldo Gaieta · Editar

    :(Fico triste pelo o falecimento do João Honório. Fiquei sabendo hoje. Ajudou muita gente ligado a área de RH
    FGaieta

  4. joao honorio junior · Editar

    Sem palavras só emoção. Agradeço a todos que postaram sobre meu Pai. Quero agradecer especialmente está maravilhosa Revista e a Sabrina o meu muito obrigado por deixar meu Pai muito orgulhoso ele andava com a Revista na todos sua mala e mostrava para todos com muito orgulho. Obrigado por fazer meu Pai feliz. E que Deus nos abençoe sempre. beijo no coração de todos.

  5. João Honório !

    Espírita PRATICANTE, vivia e praticava o que acreditava.

    Mostrou a muitos, o exemplo vivo que devemos fazer nesta nossa encarnação.

    Que seja muito bem vindo nesta sua nova pousada.

    Que Deus o abençoe ainda mais e nós com nossas orações daqui, possamos ajudá-lo nesta passagem.

    Força e Fé Jackeline e familiares queridos.

    Sérgio Bogaert

  6. Jackeline Honório Siqueira · Editar

    Sou filha do João Honório e a missa de 7º dia será na quinta feira – 01.12.11 às 19:30 hs, na Igreja São Vicente de Paulo – Moinho Velho – São Paulo/SP.
    abraços e obrigada à todos
    Jackeline Honório de Souza Siqueira

  7. Tive a oportunidade de falar com o João quando sai de um emprego, pessoa assertiva e direta. Grande perda para o mercado de RH, fazia um trabalho excepcional. Minhas conddolencias à familia. 

  8. Patrícia Souza · Editar

    Caros, acabei de ter a triste notícia que o João faleceu.

    Que Deus o tenha em bom lugar e que conforte sua família.

    Ele foi um homem muito bom e ajudou muitas pessoas!!

  9. Odair Rocha Fantoni · Editar

    É com pesar e consternação, que o Diretor Geral da RHevista RH, em nome de todos os seus colaboradores, lamenta profundamente a morte de nosso grande e estimado amigo João Honório ocorrida na noite de sexta-feira dia 25/11/2011.
    “À todos os familiares do nosso Querido João Honório, enviamos as nossas condolências e, pedimos ao Pai que o tenha em um bom lugar. Que ele descanse em paz”!

  10. Silvia Montone · Editar

    Comunico o Falecimento do Joao Honorio de Souza na noite de sexta feira dia 25/11/2011 por volta de 23:00 hs

  11. Tive a honra e o privilégio de trabalhar por alguns anos junto a este brilhante ser humano chamado João Honório . Me recordo com muito carinho e saudade, da tocante generosidade deste grande homem. Por diversas vezes, presenciei às sextas-feiras, ocasiões em que eu compartilhava bem de perto da sua espetacular companhia, ele, praticando sua humanidade altruísta, acolhendo literalmente diversos profissionais. Alguns inclusive de grande expressão no mercado de multinacionais, e todos evidentemente, se apequenavam diante daquele gigante chamado João Honório. Muitos destes profissionais “Phd´s”, ao chegarem para uma entrevista de recolocação profissional, vinham tímidos, desconsolados, outros nitidamente entristecidos, e invariavelmente, após alguns minutos, todos certamente contagiados pelo sorriso cativante, cheio de simpatia, bom humor, fraternidade e uma aurea iluminada que o João Honório emana, eram transformados num simples bate papo ; como num passe de mágica, eu via pessoas saindo daquela sala cheias de esperança, confiantes, otimistas, com um semblante altivo novamente, renovado. Este era o talento, entre tantos que o João possui, que mais me fascinava em trabalhar ao seu lado : ele é um re-construtor de seres humanos. Um motivador nato, que tanto me ensinou . Hoje em dia, anos depois de caminhar ao lado deste Mestre, me pego lembrando de uma frase sua …de um gesto seu …me pego praticando o que o João me ensiou com as equipes que trabalham ao meu lado, ou junto aquelas para as quais ministro treinamentos. Muitas vezes também, ao participar de uma reunião de negócios, com executivos , em grandes empresas, me recordo dos momentos que tive o João ao meu lado em algumas atividades comerciais, e ai me lembro do quanto ele me encorajava, e me deixava tão confortável, seguro, pelo simples fato dele estar ali. Me sentia o escudeiro do Dom Quixote . Me sentia caminhando ao lado de Gandhi. Ele que sempre harmonizava tão bem qualquer ambiente, era um especialista em abrir portas, facilitava meu trabalho com a elegância de um verdadeiro Lord. Ahhhh, Senhor, Professor, Doutor em Rh , João Honório, sua modéstia só faz agigantar tua nobreza . Um grande abraço cheio de admiração e respeito ! Meu muito obrigado a você que tanto contribui para o meu desenvolvimento profissional e pessoal, e não apenas isso, me ensinou também a ser um ser humano melhor.

  12. Giovanna Cardoso · Editar

    O João Honório conheço através do Grupo que participo.
    Mas é possível perceber a seriedade e atenção que dá ao grupo, atendendo a todas as solicitações e os agradecimentos que merece.Um profissional exemplo e, ao conhecer sua histório acredito ainda mais no grupo.

    Obrigada pela oportunidade de conhecer esta história de uma pessoa batalhadora e de Fé,

  13. O João Honório é um dos profissionais mais éticos que conheci em minha vida. Por muito tempo eu achei que ele fosse uma lenda… Mais tarde, tive a oportunidade de desenvolver alguns trabalhos com ele e aprendi que uma trajetória de sucesso é construída com muito respeito ao próximo, ética e vontade de realizar.
    Sinto saudades dos nossos encontros e projetos e uma vontade enorme de revê-lo.

    Grande Abraço – Débora Maia/ GIB-Gestão Integrada de Benefícios

  14. Johnny é, em primeiro lugar, um grande amigo. Todo o resto é consequência de quem é um grande amigo. Amigos são assim – presentes de Deus para alegrar as nossas vidas e o Johnny é um desses presentes que Deus nos deu. Amigo de todos, amigo de você, meu amigo.

  15. Pra quem conhece o João Honório, sabe muito bem que a reportagem é extremante oportuna e veicula algo que muita gente conhece bem. E o mais interessante nisto tudo, é a forma simples, mais eficaz que o João conduz o seu trabalho. Ajudar da forma que o João ajuda os outros, são poucas pessoas no mundo que o fazem. Então dizer o que do João. ELE É UM ANJO. E por isso mesmo é abençoado e iluminado por Deus. É muito bom conhecer e compartilhar momentos com o João como tenho compartilhado nestes últimos anos. A você João um grande beijo.

  16. Querido João, é um privilégio conhecer você, partilhar da sua amizade, conhecer e acompanhar por tantos anos o trabalho importante que você vem realizando. Concordo com o que já foi dito nos comentários anteriores, é mesmo difícil escolher as melhores palavras para descrever você, que é um SER HUMANO ESPECIAL e ILUMINADO, um símbolo e um exemplo de vida para todos nós. Sempre ouvi você dizer sobre como é gostoso poder aplaudir de pé o sucesso das pessoas que gostamos e admiramos. Então saiba que VAMOS SEMPRE TE APLAUDIR DE PÉ!!! Um grande beijo no coração!

  17. João, Querido, Irmão, Protetor, Mentor! Qualquer elogio dirigido a você é pouco e não traduz o maravilhoso ser humano que você é, espírito iluminado e perseverante! Sua estada conosco é uma privilégio para nós, que estamos ainda caminhando nesta arte que você nos ensina tão bem, que é fazer o bem indistintamente. Vamos sempre em frente, confiando no Pai, que está sempre conosco (como você sempre diz!!!) beijo enorme para você e TODOS os seus!!!

  18. Odair Rocha Fantoni · Editar

    PREZADO AMIGO JOÃO HONÓRIO, você não tem idéia da importância que foi para mim postar em nossa RHevista RH estas breves linhas sobre você, que nem de longe revela o ESPECIAL SER HUMANO que você é!
    Tenha a certeza AMIGO JOÃO HONÓRIO que você está, e sempre estará, no coração de todos aqueles que, de uma forma ou outra, teve a oportunidade de conviver, mesmo que por pouco tempo, com você! Um grande beijo no coração, que Deus esteja sempre com você GRANDE AMIGO!

  19. Meus agradecimentos, aos mais de 35 mil amigos recolocados, aos meus filhos JOÃO HONORIO JR, JACKELINE, VIVALDO E DEZENAS DE PSICOS NA OCASIÃO ‘PHD’ por hora desempregadas que atendiam das 9 as 19 na avanhandava. PARABENS A NOSSA LINDA JORNALISTA QUE MOSTROU O SER HUMANO QUE SOU; ajudar ao próximo, sem ver o que o próximo pode fazer por mim. Não temos mais a saúde de outrora, mas vamos até onde DEUS QUISER!!

  20. joão honorio jr · Editar

    Quero agradecer a revista esta linda materia sobre o João Honorio alem de tudo só queria completar
    dizendo que esse HOMEM JOÃO HONORIO também é o melhor PAI do mundo e eu tenho muito orgulho disso. beijos no coração meu PAI do seu filho João Honorio Junior. Parabens Sabrina

  21. Conheço o João e tive a oportunidade de ser voluntária dele na Rua Avanhadava .
    Ele é uma pessoa extremamente carismática sempre com o sorriso largo e disposição de servir o proximo.
    Parabéns João você merece e muito mais .
    Sou Gestora na área graças aos conselhos do meu amigo João Honorio e João Honorio Filho

  22. Precisamos de muitos João(s) para um mercado tão defensivo. Parabéns pela matéria e pelo personagem escolhido!

  23. Embora um veterano em RH, não tive a oportunidade de conhecer João Honório, mas sei – há décadas – de seu trabalho frutífero na área, sempre muito atencioso com a nossa categoria. Que bom saber que agora está com a saúde restabelecida!
    Celso, Americana, SP

  24. Eu também sou grata ao João Honório…faço parte dos 30.000 recolocados pelo grupo. Muito obrigada….um super bj e Parabéns pela ardua, mas brilhante iniciativa.

  25. João Honorio que bom ver voce aqui e te conhecer… so nos conhecemos por mensagens… acho voce uma fabula viva, querido por nós que fazemos Rh, ME SINTO PRIVILEGIADA EM PASSAR AQUI E ALIAR MINHA FALA a tantos quanto estão fazendo seu depoimento a voce… parabens amigo e não poderia deixar de cum,primentar a Sabrina. Recebe meus respeitos e meus cumprimentos, seguidos de um beijo musicado no seu coração… edna paiva-recife

  26. Flávio Sanches · Editar

    Parabéns Sabrina por sua matéria. Você descortinou para muitos o mito João Honório, imaginavam que ele era virtual conforme o próprio João conta (hoje ele é mesmo – manipulando seu site).
    Sou da época romantica da rua Avanhanda. Lembro que quando necessitávamos de currículos de profissionais de RH, “não com tantas exigências que existe hoje”, íamos ao seu escritório selecionar os currículos. Bons tempos mesmo. O mundo mudou e o João não deixou de acompanhar , êle é sim querido por muitos amigos e eu tenho o privilégio de tê-lo sempre em contato. Abraços a você e ao João.

  27. Sabrina Fantoni · Editar

    Agradeço a todos pelos elogios à matéria.. Fiquei muito feliz em poder conhecer e saber mais da história do João Honório; em poucas horas pude perceber que ele realmente é uma pessoa iluminada, e vocês, mais do que eu, são testemunhas disso. Abs, Sabrina

  28. Ricardo Aparecido Gonçalves · Editar

    Parabens pela matéria, e pela homenagem ao João, me recordo na primeira vez que estive na Rua Avanhandava, e fui recebido pelo JH.

  29. João Honório, mito ou realidade? Com certeza realidade, realidade de amor ao próximo, que mesmo virtualmente recebendo suas dicas, recebendo vagas me ajudou por várias vezes na area de departamento pessoal. Só posso dizer a esse homem marailhoso e espiritualizado: Muito Obrigada amigo por deixar eu fazer parte de seu universo através do Grupo.

  30. O João é um exemplo a ser seguido, não conheço pessoalmente e trabalho com rh a pouco mais de 6 anos o mesmo tempo que conheço o grupo do João, já me recoloquei duas vezes graças as suas vagas e dedicação.
    É ótimo poder contar com essa ajuda extra. Parabéns pela máteria.

  31. Achava que João Honório era um mito rsrsrsrs.Porém depois desta entrevista, percebi que na verdade trata-se de uma pessoa integra, honesta e principalmente inteligente, com capacidade de perceber GRANDES oportundiades em pequenos detalhes da vida cotidiana.
    Parabéns

  32. VANESSA RAYSEL · Editar

    Agradeço imensamente a este, embora o conheça somente pelos inúmeros e-mails encaminhados diariamente e agora por esta brilhante e oportuna matéria a qual desenha a nobre atitude e benquisto gesto de puro desinteresse em ajudar aos PHD’s e a todos que buscam uma novo oportunidade.
    Tenho certeza de que todos que tiveram contato com ele, seja pessoalmente ou por email, têm seus motivos para gratidão. Quando uma pessoa como essa aparece em nossas vidas e dispõe seu tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seu pensamento e que este de fato se importa, posso dizer apenas que as coisas feitas por ele, com tanta dedicação e bondade, me enchem de gratidão e respeito. Obrigada por se importar comigo e com todos que você sequer conhece!
    Parabéns Sabrina e à revista RHevista pela excelente matéria e justa homenagem.

  33. Ainda não conheço o João Honório pessoalmente, ou talvez até conheça mas não tenho certeza, pois se não me engano ele é amigo dos diretores da Empresa CTO Publicidade e creio que o tenha conhecido lá, por volta de 2005, de passagem pela empresa. Pelo pouco que sabia e mais o que li agora, este homem, com certeza é iluminado. Merece grandes homenagens. Parabéns ao João (já trocamos alguns emails e já me ajudou também com dicas sobre meu currículo), e parabéns à autora da reportagem e à equipe da Revista.

  34. Muito se fala a respeito de João Honório…mas nada exprime exatamente o que ele é, o que representa pra nós, PHD ou não. Adorei a matéria e gostaria de parabenizar a Sabrina pelo brilhantismo, e a maravilhosa idéia de falar a respeito desse honorável homem, uma lenda viva do RH e do amor ao próximo!

  35. Vitor Maldonado · Editar

    Em análise do cunho relativo à revista, tem-se uma boa matéria: uma grande história mesclada com pontos relevantes tanto ao texto em si quanto ao panorama atual, até mesmo em esfera mundial – como é o caso da Internet – muito bem empregados na entrevista.
    Além da eminente lição de vida do homem alvo do texto, desenvolvido com boa retórica.

    Não seria diferente uma vez que oriundo de Sabrina Fantoni.
    Outro ótimo texto.

    Parabéns a autora e à revista!

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.