A Motivação para Reter Talentos na Área de TI

Marco Zanqueta
Marco Zanqueta

O mercado de TI cresce cada vez mais, tanto no Brasil quanto em outros países. A necessidade de profissionais altamente qualificados para lidar com a tecnologia da informação acompanha esse ritmo, que tende a aumentar. A concorrência entre empresas do ramo é acirrada e, muitas vezes, pode oferecer melhores condições de trabalho. Então, o que se pode fazer para motivar um bom funcionário e reter talentos?

A motivação é um fator importantíssimo: ela aumenta a produtividade e o bem estar no ambiente de trabalho, gerando satisfação tanto para o empregado quanto para o empregador. Porém, isso pode ser um grande desafio para as organizações, que precisam manter seus profissionais de TI ativos, dinâmicos e criativos e gerar oportunidades dentro da própria empresa. Mesmo difícil, a tarefa não é impossível. Como palestrante motivacional, observo que existem alguns passos fundamentais para quem deseja melhorar o desempenho e a satisfação de seus funcionários.

Uma boa remuneração não basta para motivar um profissional de TI. Existem muitas outras medidas que devem ser tomadas para isso. Um bom exemplo é a criação de um plano de cargos e salários. Com essas questões bem definidas, os trabalhadores da organização saberão até que ponto podem subir e quais oportunidades serão dadas em caso de promoção. Mostrar que é possível crescer e desenvolver-se em áreas técnicas específicas – ou até mesmo chegar à liderança – é essencial. Outro grande diferencial para empresas de tecnologia de informação é oferecer experiências no exterior, levando funcionários esforçados para trabalhar e aprender mais em outros países.

O ambiente de trabalho também possui um papel importante na motivação dos profissionais. Promover um clima organizacional favorável, que faça com que os funcionários sintam-se a vontade, é o ideal. Isso permite que os relacionamentos ocorram de forma mais natural, incentivando a formação de uma equipe forte e unida. E isso não é tarefa de uma única pessoa: tanto o gestor quanto os colaboradores devem buscar se expressar com clareza, para que não surjam desentendimentos e brigas. A comunicação interna é imprescindível para integrar os funcionários, então fortaleça esse conceito! Facilitar a interação e valorizar opiniões sobre o que ocorre na empresa faz com que todos se sintam parte dela.

Entretanto, de nada adianta tomar todas essas medidas sem dar nenhum feedback aos profissionais. Todos gostam de saber se seus resultados estão satisfatórios e se realmente agregam valor à empresa onde estão trabalhando. Reconheça os pontos positivos e, é claro, não deixe de dar conselhos sobre possíveis falhas. Sabendo em que ponto podem melhorar, os funcionários enxergam para onde devem direcionar seus esforços. Para isso, é bom realizar reuniões semanais privadas. Lembre-se: nunca exponha os erros de um funcionário em frente à equipe. Isso traz sentimentos de inferioridade e humilhação, tornando bem baixas as chances de permanência do profissional.

Deixar de dar valor à motivação pode ser um enorme erro. Profissionais felizes com seus empregos tendem a ser muito mais dedicados e confiáveis, o que alivia um pouco a pressão e a instabilidade na área de TI. Além disso, ela impulsiona a produtividade, gerando resultados muito melhores. A felicidade no trabalho pode parecer um conceito fantasioso para alguns, mas pode ser facilmente alcançada.

Sobre o Autor:

Marco Zanqueta é palestrante motivacional há 9 anos. Dedica seus conhecimentos  da arte de falar em público, com seu know how de ator e mágico profissional há  21 anos para criar suas palestras motivacionais com mágica de um jeito moderno e  pensando sempre em trazer resultados.

Site: http://www.palestracommagica.com.br

 

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