Como Lidar com Tanta Informação?

Gladis Costa
Gladis Costa

A gente sabe que a web fornece informação sobre qualquer assunto que se possa imaginar. Com uma simples busca, é possível ter acesso ao conhecimento sobre qualquer tópico, tema, pessoa, enfim….o mundo está virtualmente a um clique de nosso teclado. Porém, excesso de informação (ou a falta dela), pode ser uma fonte de estresse. Ou não, na realidade, não é preciso desconectar-se da internet ou algo tão radical assim – apenas algum processo de priorização e organização e talvez a gente possa encontrar a luz no fim do túnel.

Primeiro, temos que diferenciar o que é importante do que não é. Parece simples, mas muita gente tem dificuldade em separar o que é relevante ou não, tipo caiu  em nossa caixa postal, é peixe! Não é. Primeiro, temos que descartar o que não interessa de forma alguma, centenas de e-mail marketing repetitivos, oferecendo algo que nunca pedimos. Estão lá, esperando para ser deletados ou aguardando um e-mail seu pedindo para que seja removido da lista. Todos deveriam ter um mecanismo para descadastramento, não é? Então acho que devemos escolher algumas fontes que julgamos necessárias e relevantes e sim, pedir para receber atualizações semanais, mensais, de acordo com nosso interesse. Este processo pode ser  feito de uma vez só. O número de mensagens será reduzido drasticamente.

Pense em sua atividade: que tipo de informação você quer (e precisa) receber: marketing, tecnologia, finanças, imóveis, saúde, gestão?  O bom é que você pode receber newsletters de fontes que você solicitou e remover aquelas que enviam indiscriminadamente. Também é preciso criar um procedimento para leitura deste material: 1 ou 2 horas por dia? Você deve definir, baseado em sua agenda, de quanto tempo pode dispor para sua atualização tecnológica/cultural/negócios/pessoal. É preciso também reservar um tempo para as mensagens de suas redes sociais, emails, conta-corrente, enfim…tudo é uma questão de alocação de tempo para tarefas estratégicas. Mas isto não deveria tomar mais do que 20% de seu tempo total. Acho uma boa proporção, afinal todos temos muito trabalho a fazer. Uma coisa  é fato: existem mensagens “urgentes e importantes”, o segredo é descobrir para quem é urgente e importante. Para você, ou para quem enviou?

Difícil, mas  factível, é deixar um tempo livre para ficar “longe” do computador – seja nos fins de semana, noites, feriados, etc. Com tantos dispositivos móveis  é quase um milagre se desplugar, mas é possivel, mesmo que você receba uma mensagem de trabalho, não significa necessariamente que você tem que responder no meio da noite, mas isto é outro papo. E claro, procure por sites que podem fornecer conteúdo variado sobre diversos temas. Pelo menos, você tem acesso a diferentes tipos de informação num lugar só – tipo one-stop shop! Muito conveniente.

E se tudo isto não funcionar, lembre-se de que não dá para ler tudo – não se sinta culpado, acontece com a maioria das pessoas na era da informação. Todo mundo recebe todo o tipo de mensagem, uma verdadeira avalanche de bits e bytes. Realmente assustador!    Por exemplo: acabo de receber uma mensagem com o seguinte assunto “Isonomia tributária – pâncreas artificiais”. Fala sério: o que uma coisa tem a ver com a outra? E por que cargas d´água, estou neste mailing? Mensagem deletada!

Para você, poucas (e boas) leituras!

Sobre a autora:

Gladis Costa, Gerente de Marketing e Comunicação da PTC para a América Latina. A PTC é líder no segmento de soluções para o gerenciamento do ciclo de vida do produto. Em março de 2009 criou o grupo “Mulheres de Negócios”, maior rede feminina de negócios do portal LinkedIn com mais de 4600 associadas. É colunista em vários sites onde publica artigos sobre marketing, serviços, comportamento, carreira e cultura. É formada em Letras pela Unesp, com pós-graduação em Jornalismo, Comunicação Social e especialização em Tecnologia e Negócios pela PUC-SP. Em 2005 lançou seu primeiro livro de crônicas, “O homem que entendia as Mulheres”.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.