IGMK Completa Duas Décadas, Notícia

Instituto, presente em São Paulo, Natal e no Rio de Janeiro, planeja expandir atuação no próximo ano

São Paulo, 01 de Novembro de 2013 – Graças a iniciativas levadas adiante com organizações não governamentais e em parcerias com o setor privado, o Instituto George Mark Klabin (IGMK) completa 20 anos, tendo capacitado 14 mil jovens e ajudado mais de 8 mil a entrar no mercado de trabalho. Atualmente, o Instituto mantém um programa que oferece qualificação profissional e desenvolve competências técnicas e humanas para os jovens se tornarem protagonistas de suas trajetórias de vida pessoal e profissional.  “A educação tem um enorme efeito multiplicador. Ao se formar e ter um emprego, o nosso aluno aumenta a renda de sua casa em, no mínimo, 33%, melhorando a qualidade de vida de toda a família”, ressalta Ilan Ryfer, presidente do IGMK.

No Brasil, estudos recentes apontam para problemas relativos à empregabilidade, na medida em que boa parte dos empresários encontra dificuldades para o preenchimento das vagas de trabalho que oferecem – 71%, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Manpower Group. Inexperiência, falta de habilitação técnica e de habilidades interpessoais, assim como a busca de remunerações superiores às oferecidas estão entre os principais motivos. Neste cenário, o trabalho desenvolvido pelo IGMK tem ajudado a mitigar o problema.

As empresas parceiras do IGMK são de extrema importância para a viabilidade dos projetos, seja por meio de financiamento, professores voluntários, vivências práticas ou pela contratação de alunos que se formam. Dentre os cursos realizados, frutos dessas parcerias, estão: hotelaria, em parceria com a rede Accor; bartender, com o apoio da Diageo; atendimento ao cliente de cinema, com a Rede Cinemark; dentre outros. “Nossa parceria com o IGMK é uma excelente fonte de recrutamento, pois os jovens já chegam à empresa em sincronia com a visão da nossa organização. Além disso, o conteúdo pedagógico do curso ajuda a suprir a carência do ensino público a que eles foram submetidos”, destaca o diretor de Operações & Gestão de Pessoas da Cinemark, Paulo Rego.

Os jovens que terminam os cursos profissionalizantes do IGMK são orientados e encaminhados a entrevistas em busca do primeiro emprego, a começar pelas empresas e parceiros do Instituto. Para mensurar-se o sucesso desta iniciativa, vale dizer que 3 de cada 5 jovens obtém emprego neste primeiro encaminhamento. “O jovem formado pelo IGMK possui uma característica especial: é mais comprometido e focado em suas tarefas. A parceria com a Accor ainda estimula o voluntariado entre os nossos colaboradores, que ministram aulas práticas no curso de hotelaria”, comenta o diretor de Recursos Humanos da Accor, Maurício Reis.

Para 2014, o IGMK planeja aumentar o número de parceiros com foco no Rio de Janeiro. Além disso, já está em busca de um local apropriado para instalar sua própria sede acadêmica em São Paulo.

Atualmente, são realizados projetos com as seguintes organizações não governamentais: Colmeia (SP), Fundação Julita (SP), UMPA (SP), Associação Cultural Comunitária Pró-Morato (SP), Casa do Menor Trabalhador (RN) e Ademi-Niterói (RJ). Para mais informações, acesse: www.institutogmk.org.br.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.