Qual a Maior Dificuldade que Você Encontra na Gestão da Sua Carreira?

Waleska Farias
Waleska Farias

Em meio às diversas configurações trabalhadas através dos atendimentos de Coaching de Carreira, 22 profissionais com idade entre 21 e 52 anos em processo de elaboração e avaliação de suas diretrizes profissionais foram abordados para identificar qual o principal entrave no processo de gestão de suas carreiras.

Em primeiro lugar, em 62% dos casos, independente da formação, idade ou sexo ficou evidente a grande dificuldade que a maioria dos profissionais tem quando se deparam com situações inesperadas onde têm de tomar uma decisão sobre seu destino profissional, seja pela oportunidade de mudar de área e função ou até mesmo de aceitar um convite atrativo de outra empresa.

Questionados sobre o que os leva a vivenciar o impasse diante da necessidade de escolha, as respostas de pronto foram: medo do desconhecido, às vezes o que está ruim pode piorar. A célebre questão entre “trocar o certo pelo duvidoso”. A falsa garantia da zona de conforto. Muitos quando questionados ilustram casos de colegas que optaram por mudar e acabaram por arrepender-se.

O fato de estar há algum tempo na empresa e conhecer como as coisas funcionam, independente de ser satisfatório ou não, leva grande parte dos profissionais a permanecerem onde estão sem questionarem-se se essa condição é convergente com seu ideal de carreira. Quando as oportunidades surgem não conseguem decidir com clareza sobre qual decisão tomar, e às vezes acabam agindo por impulso.

Em seguida, com 38% das posições, foi constatado como segundo maior empecilho no plano de gestão de carreira a dificuldade dos profissionais de identificar o que realmente querem conquistar ao longo de suas carreiras. A falta de um objetivo claro e específico leva muitos a viverem em estado de estagnação. Afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve.

É evidente a falta de hábito dos profissionais quanto ao planejamento de suas carreiras por mais crucial que seja. As pessoas desde cedo devem buscar por uma orientação adequada e investir na elaboração de um plano de carreira. Quanto antes esse tipo de questionamento for iniciado, mais chances terão de conquistar o sucesso nas suas empreitadas profissionais.

Decidir entre ir ao encontro dos próprios desejos muitas vezes contrários ao que a família ou mesmo a empresa onde trabalhamos esperam de nós não é tarefa fácil. Por isso a necessidade de resgatarmos a certeza do que nos realiza no plano profissional. A certeza do que queremos nos permite persistir na direção certa e resistir às proposições contrárias aos nossos objetivos.

Não é raro encontrarmos profissionais com bastante tempo de trabalho buscando orientação para mudarem o rumo de suas vidas profissionais no intuito de terem a satisfação de exercerem profissionalmente algo que possam satisfazê-los. Um novo posicionamento que lhes traga boas novas e realização.

Quando sabemos o que queremos aspectos como medo, incerteza, inércia, falta de tempo ou dinheiro, acomodação e resignação já não são mais suficientes para conter a vontade de desempenhar no “melhor de si”.

Mas fácil que mudar de percurso é certificar-se de que a direção é a certa desde o início. Quanto mais cedo for feito o investimento na elaboração de estratégias em linha com o objetivo a ser conquistado, mas cedo, também, as conquistas virão. Esse trabalho é pessoal e pode ser administrado com o auxílio de um profissional capacitado, mas jamais  deve ser delegado a terceiros. Cada um é responsável por construir seu próprio caminho.

Sobre a autora:

Waleska Farias Coach e Consultora de Gestão de Carreira e Imagem: desenvolve treinamentos, workshops, palestras e cursos de formação de valores e padrões de conduta, com foco nos aspectos comportamentais das relações humanas, através da abordagem de conceitos essenciais, no que tange ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que agreguem valor e contribuam para a criação de um diferencial competitivo no processo de construção de carreira e formação de imagem. Pós-graduada em teoria psicanalítica (UVA). Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado pelo ICI Integrated Coaching Institute, Mater Avatar® Internacional, Programação Neurolinguística (INAP). Diretora do Núcleo de Formação Comportamental do Instituto Diamante; Consultora Convidada da FGV/MMURAD. Colunista da Seção de Carreira & Imagem nos jornais e revistas: Revista da ESPM, Revista Versatille, A Gazeta, Estado de Minas, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco, Folha de Londrina, O Imparcial, O Popular.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.