Ano Novo, Vida Nova. 10 dicas para você construir um 2014 de sucesso!

Waleska Farias
Waleska Farias

O ano está chegando ao fim, um novo ciclo profissional se encerra e a promessa de um ano melhor enche de esperança milhões de pessoas. E como fazer este sonho tornar-se realidade?

O primeiro passo é despertar. O segundo é resgatar um sentido que faça a dinâmica da vida valer à pena! A grande maioria das pessoas, inconscientes, vive a inércia dos ciclos da vida sem perceber que em qualquer situação existe o livre arbítrio – o poder de escolha.

Muito tempo gasto em rotinas repetitivas e contínuas distante da percepção consciente constrói a condição de quem já não mais dá conta de seus próprios desejos de realização. Mas ser vítima ou protagonista da própria existência é decisão de cada um.

Através dos processos de coaching lido com muitas demandas de profissionais insatisfeitos com suas rotinas, e na dificuldade de identificar o que, de fato, reponde pela insatisfação investem todas as suas disponibilidades em qualificações técnicas e chancelas acadêmicas, sem conseguir achar o real sentido que sustente a decisão de ser pleno.

E por não serem capazes de validar seus valores e identificar o que realmente motiva e mobiliza perdem-se dos seus valores, distanciando-se da sua missão de vida e por consequência do sucesso da sua trajetória profissional.

Cada um é responsável por construir sua realização através da conjugação do que quer com quem realmente é!  Essa dinâmica é o que permite ao indivíduo exercer de modo consciente a gestão da sua trajetória profissional.

Somente a partir da percepção dos próprios valores é que o profissional chega ao significado da sua missão e conquista sua plenitude por trabalhar na condição de ser fiel aos seus propósitos, alcançando seus objetivos não por imposição da convenção de sucesso, mas por ser integral na disposição do que é em essência pela escolha de ser feliz.

O sucesso do plano de gestão de carreira é proporcional à legitimação do desejo de cada um na determinação única de conjugar sua rotina pessoal e profissional pela validação dos seus sonhos e aspirações. Diante de um novo ano, um novo ciclo de oportunidades pode ser construído. Sem mais perda de tempo, Retome as rédeas da sua vida para suas mãos. Reposicione-se, efetue as manobras necessárias e valide as novas diretrizes:

1. Defina o significado da sua carreira.

2. Investigue suas reais necessidades e aspirações/inspirações.

3. Identifique seus objetivos e alinhe-os ao seu querer.

Enxergue-se como autor e não refém da sua história e determine-se na disposição de efetivar como realidade o que você acredita ser o seu ideal de vida. Através destas 10 dicas você poderá planejar e construir um 2014 com muitas realizações e conquistas:

  1. Descubra a si mesmo – Saiba quem é, para que identificar o que realmente quer conquistar. Busque caminhos que o permita descobrir o que hoje é a sua justa medida. O autoconhecimento é o caminho para reencontra nossos valores e validar o caminho para o sucesso profissional.
  2. Desenvolva sua autoconfiança – Acredite em você! Como dizia Shakespeare: se você acredita que é capaz, é. Se acredita que não, também. Você é o que se julga ser. A confiança em si mesmo é o antídoto contra a inércia e a vitimização. Aqueles que se julgam capazes não esperam pelas conquistas, as fazem acontecer.
  3. Acredite que vai dar certo!  – É essencial enxergar por lentes positivas. O julgamento do entorno pauta os resultados. A crença em si mesmo e no sucesso é o combustível que nutre a motivação e faz do céu o limite.
  4. Seja criativo, ouse!  Desenvolver o lado lúdico e ver a vida também por outro ponto de vista ajuda a criar novas perspectivas e descobrir novos caminhos para o sucesso. Descontraia, permita-se e abstraia. Grandes descobertas surgem em momentos de descontração.
  5. Planeje-se! Para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve como destino final. O final do ano é uma excelente época para planejar e traçar novos planos objetivos e estratégias. Visualize o que deseja: ser promovido, trocar de trabalho, abrir uma empresa, fazer um sabatino? Decida e monte estratégicas que o leve em direção ao seu objetivo.
  6. Aprenda a escutar. Já dizia o sábio Rei Salomão: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça…” A boa comunicação começa pelos ouvidos e oferece bons conselhos e reflexões. Ouça as pessoas que você admira e escute e atente para o que elas têm a dizer. Muitas vezes um bate-papo informal com um profissional de sucesso é mais valioso do que lições e teorias ilustradas em sala de aula.
  7. Pare de criticar e reclamar – A pessoa que foca somente o lado negativo das situações, também é obrigado a lidar com suas consequências. Quem só reclama sabota a si mesmo, pois o tempo que perde reclamando deixa de ser investido na construção de novas possibilidades.  Se não está satisfeito com algo, não perca tempo reclamando, pense à frente e visualize uma solução ou um novo caminho.
  8. Seja responsável, sempre! É preciso assumir as consequências do que dá ou não certo e se necessário rever o mapa, traçar novas direções e conquistar novos resultados. O lugar de vítima imobiliza e inviabiliza as conquistas.
  9. Respeite a sua verdade – A verdade é a ponte para a integralidade e o mapa da felicidade. Só consegue ser verdadeiramente feliz quem alinha seus valores, querer e essência.  A partir do momento que você se percebe como de fato é, sua vida ganha outro sentido e o sucesso advêm como consequência!
  10. Relaxe – Todos nós precisamos de uma válvula de escape para o stress do dia a dia. O corpo é uma fonte de energia renovável e precisamos “recarregar” em atividades que nos deem prazer genuinamente. Encontre gatilhos que o permita relaxar e oxigenar as ideias. É preciso descobrir fontes de prazer. Permita-se e você verá a diferença!

Sobre a autora:

Waleska Farias Coach e Consultora de Gestão de Carreira e Imagem: desenvolve treinamentos, workshops, palestras e cursos de formação de valores e padrões de conduta, com foco nos aspectos comportamentais das relações humanas, através da abordagem de conceitos essenciais, no que tange ao desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que agreguem valor e contribuam para a criação de um diferencial competitivo no processo de construção de carreira e formação de imagem. Pós-graduada em teoria psicanalítica (UVA). Graduada em comunicação social com especialização em relações públicas e marketing. Formação em Coaching Integrado pelo ICI Integrated Coaching Institute, Mater Avatar® Internacional, Programação Neurolinguística (INAP). Diretora do Núcleo de Formação Comportamental do Instituto Diamante; Consultora Convidada da FGV/MMURAD. Colunista da Seção de Carreira & Imagem nos jornais e revistas: Revista da ESPM, Revista Versatille, A Gazeta, Estado de Minas, Correio Braziliense, Diário de Pernambuco, Folha de Londrina, O Imparcial, O Popular.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.