ERREI, Mas… Errar é Humano!

Áurea Grigoletti
Áurea Grigoletti

Pois é, errei ao dizer em meu artigo “Fazer muito não significa fazer melhor”, quando dei crédito à Clarice Lispector pelo trecho de um poema que usei para introduzir meus pensamentos, sendo que, na verdade, tratava-se de um poema de autoria de Edson Marques, chamado “Mude”, que você pode ler na íntegra em http://Mude.blogspot.com

É lindo e vale à pena ler, mas o que me traz aqui e agora, além da tentativa de me retratar com o Edson Marques, é a frase acima – “Errar é humano!”

Errar é humano?

Não sei bem se é justo dizer que errar é propriedade e direito “apenas” dos seres humanos. Acho que errar faz parte da vida, da vida de qualquer ser. Há uma frase circulando por ai, e esta não me atrevo a dizer de quem é, porque não encontrei o nome do autor, e diz:

“O Errado é errado, mesmo que todo o mundo esteja fazendo; e o Certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo”.

Acho que é isso – É errado usar propriedade alheia sem a autorização do dono. É errado usar textos ou trechos de textos sem informar corretamente quem é o autor. É errado não se aprofundar em pesquisas para confirmar informações. É errado copiar, plagiar, se apropriar daquilo que não é seu. Eu mesma já vi material meu circulando sob a autoria de outra pessoa.

Certa vez contratei uma funcionária que trouxe uma coletânea de Dinâmicas feita por mim, para a empresa onde atuava, nos anos 1990. Ela havia feito cópia do material que encontrou na biblioteca de uma Universidade do ABC – estava sob a autoria de outra pessoa e pior, era cópia do material inteiro, tinha até o nome da empresa onde eu trabalhava à época. Somente a última página tinha sido feita pela usuária que deve ter tido boa nota pelo trabalho entregue.

É preciso ter cuidado hoje em dia. Diante da avalanche de informações que recebemos, através de tantas e tantas mídias, corremos riscos enormes de errar nas informações.

Tem sido muito fácil buscar materiais na Internet e acreditarmos piamente naquilo que está escrito e na autoria. Eu, ao contrário, sempre questiono se é ou não daquele autor. Às vezes, confesso, o próprio “jeito” da escrita me faz desconfiar, mas: “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”, não me fez ter dúvidas sobre a possibilidade de ser de autoria de Clarice Lispector, simplesmente porque é muito bom e tudo o que leio dela é sempre muito bom.

Mas que errei, errei; e recebi o e.mail do Edson Marques comentando meu erro na noite do dia 02 (finados), dia em que, depois de muitos e muitos anos, fui visitar o tumulo de meus pais e demais parentes e comprei um pequeno vaso de flores. A moça me ofereceu um belo e grande arranjo, ao que respondi: “Não precisa ser tão grande, o que vale mesmo é a intenção. As flores vão morrer em dois ou três dias, mas a saudade vai ficar para sempre.” Ela sorriu e concordou comigo dizendo: “Eles nem estão mais ai e tenho certeza, que de onde estiverem vão entender o significado das flores. Você está certa!”

Minha real intenção ao abrir meu artigo com este trecho do poema “Mude” era bastante boa, queria mesmo levar as pessoas a refletirem sobre a falta de planejamento, sobre a importância que damos à quantidade e à “correria”, em detrimento do pensar e fazer certo, no tempo certo, o que é preciso ser feito.

Pois bem, acho que, depois de todas essas minhas reflexões, quero deixar aqui, apenas registrado que só não erra quem não tenta, por outro lado, é demais de importante que os erros sejam assumidos por quem os cometeu e isso não é fraqueza, ao contrário, só os fortes são capazes de assumir os próprios erros e, aliás, devem ter um valor especial quando comparados com aqueles que erram e encontram alguém para por a culpa. Desses, desconfie sempre.

Agradeço ao Edson Marques pelo prazer que tenho tido ao ler seus poemas.

Sobre a autora:

Áurea Grigoletti é Executiva de RH, sócia da e1.conceito-Fortalecimento Empresarial, atuou em diversas empresas, como: CBC, Baxter Healthcare, Distribuidora de Medicamentos Santa Cruz, Lion/Sotreq e TRW. É Vice-Presidente do GRIS. Psicóloga especialista em Gestão de Recursos Humanos e em Negócios. Palestrante e autora do Livro- “Faça do Recrutamento e Seleção de Pessoas o seu melhor Investimento”.

site: www.e1conceito.com.br

e-mail: agrigoletti@e1conceito.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.