Coloque Mais Motivação em Seu Trabalho

Cersi Machado
Cersi Machado

Como está a sua motivação para encarar os desafios de 2014? A motivação é fundamental para o crescimento profissional, pois ela influencia diretamente os resultados. Quando nos sentimos desmotivados, diminuímos as perspectivas de crescimento, ficamos com pouca energia para colocar mais dedicação no que fazemos. Não tem jeito, a motivação é um grande acelerador do nosso potencial. Porém, é evidente que a motivação sempre será diferente de pessoa a pessoa. O que motiva um indivíduo pode não ser motivador para outro.

A automotivação está relacionada à conquista de objetivos, pois são eles que nos colocam em movimento. Todo empenho para se fazer algo começa com um objetivo, um desejo, uma realização que se pretende alcançar. Mas, não basta somente focar no objetivo final, ou seja, não adianta olhar somente para o resultado, é preciso se dedicar e colocar alegria em cada fase que vai conduzir ao resultado.

Muitas pessoas acabam desanimando e até se estressando demasiadamente quando vão à busca dos objetivos, porque ficam olhando predominantemente para o final do percurso, não entendem que o êxito é construído em cada etapa. A forma como uma pessoa enxerga e constrói seus resultados determina o nível de satisfação. Se não soubermos praticar cada tarefa com alegria e entusiasmo, com certeza o nível de estresse será elevado.

Imagine um artista que fica meses pintando um único quadro ou um cientista que faz centenas de experimentos para obter um resultado. Eles se dedicam em cada ação que constituirá o resultado final. Não adianta ficar totalmente focado no objetivo final, isso vai gerar um desgaste muito grande. Claro que é preciso ter um quadro mental do sucesso, ou seja, imaginar-se conseguindo, pois o cérebro ativa substâncias que nos impulsionam à ação quando visualizamos mentalmente o que queremos. Mas, é fundamental se concentrar em cada etapa alimentada pela energia do desejo de realizar o objetivo.

Se uma pessoa escolhe escrever um livro, por exemplo, ela não deve ficar concentrada somente no livro exposto na prateleira da livraria, mas deve se entusiasmar para executar cada tarefa que vai completar o objetivo final. Olhar para o objetivo no futuro é importante, gera energia, mantém a chama da motivação acesa, mas o êxito só acontece com ações empreendidas no aqui e agora. Um resultado sempre será a consequência de cada ação empreendida no presente.

Então, quando se propor a fazer algo, faça com dedicação e entusiasmo. Procure se por num estado emocional positivo para agir com mais qualidade. Aprenda a trabalhar com pequenas metas. Crie recompensas para si mesmo quando conquistar cada pequena meta, isso pode servir de “trampolim motivacional” para se manter firme na busca de um objetivo maior. Não seja mais um que fica esperando que o mundo venha motivá-lo, tenha atitude e dê o seu melhor em cada agora. A motivação nasce dentro de você, a partir de suas decisões. Mantenha o foco no resultado de cada tarefa e termine o que começa.

Lembre-se que o sucesso inicia com algo pequeno, ele está em cada ação que você executa para chegar a algum lugar. Então, faça da motivação o principal combustível para o êxito e conquiste muito mais…Pense nisso!

Sobre o autor:

Cersi Machado: Considerado um dos palestrantes empresariais mais criativos e dinâmicos da atualidade. Atua há mais de 12 anos em T&D. Autor de dois livros e coautor dos livros Ser+. Aplica uma metodologia inovadora em palestras e treinamentos nas áreas de motivação, atendimento e liderança, combinando conteúdos práticos com base em Gestão Estratégica de R.H., Coaching, PNL, Emotologia, Neurociência do Comportamento, Animação 3D e outras abordagens.

Site: www.cersimachado.com.br

e-mail: cersi@cersimachado.com

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.