Os Três Obreiros

Gustavo Rocha
Gustavo Rocha

Precisamos sempre saber para onde vamos, senão nenhum vento poderá nos ser favorável, já afirmou Sêneca.

Em inúmeras empresas as pessoas trabalham apenas pelo trabalho em si, sem saber o real porque de estarem trabalhando.

Sua noção acerca da atividade que exerce é limitada a atividade e no  máximo com os colegas do lado. Ao buscar mudanças, ficam apavorados,  afinal, mudaria as atividades que hoje fazem sem a noção de contexto.

Aliás, noção do contexto é algo que muitas empresas precisam  incentivar. Quando o colaborador sabe de toda a engrenagem ele consegue  perceber a importância do seu próprio trabalho, por menor ou mais  repetitivo que possa ser.

O texto abaixo é uma excelente reflexão para isto.

Os Três Obreiros

Três operários preparavam pedras para a construção de um grande Templo. Aproximei-me do primeiro e perguntei-lhe, fitando-o com simpatia: Que  estais fazendo, meu amigo? – Preparo pedras! – respondeu-me secamente.

Encaminhei-me para o segundo e interroguei-o do mesmo modo. Trabalho  pelo meu salário – foi a resposta. Dirigi-me então, para o terceiro e  fiz a mesma pergunta com que já havia interpelado os outros dois.

Que estais fazendo, meu amigo? – O operário, fitando-me cheio de  alegria, respondeu-me com entusiasmo: Pois não vês? Estou construindo  uma Catedral (um Templo).

Reparem, meus amigos, no modo tão diverso como cada operário cumpria o seu dever.

O primeiro desobrigava-se de uma tarefa, para ele, material e  grosseira; o segundo não visava senão o dinheiro a receber pelo  trabalho; e o terceiro contemplava o ideal.

Escravos seremos se, à semelhança do operário, limitarmos a nossa vida à luta diária.

Entre os ambiciosos nos incluiremos se contemplarmos somente o lucro imediato de nossos esforços.

Felizes, serão porém, aqueles que vivem, lutam e sofrem por um ideal.

Jayro Duppre Lacerda (In memorian)

Quais são os ideais da sua empresa?

Qual o real contexto do seu negócio?

O que você tem feito para que seus colaboradores possam compreender  em construir uma igreja ao invés de apenas uma parede ou simplesmente de trabalhar por trabalhar?

Quem sabe este seja o seu desafio para 2014? Topas?

#Ficaadica

Sobre o autor:

Gustavo Rocha: Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP. Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

site: www.gestao.adv.br

e-mail: gustavo@gestao.adv.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.