Testes de Perfil Ficam ao Alcance das Empresas

Cezar Tegon: Presidente da Elancers
Cezar Tegon: Presidente da Elancers

Elancers, principal empresa de sistemas de recrutamento e seleção do Brasil, lança teste de perfil ao custo de R$ 5,00

Segundo a Sociedade de Psicologia Industrial e Organizacional (SIOP), dos Estados Unidos, ao menos 68% das empresas do país adotam um ou outro tipo de avaliação antes de contratar um empregado. No Brasil, embora não existam pesquisas sobre o tema, estima-se que esse número não alcance 10% das empresas, limitando-se, de modo geral, a grandes companhias que contratam com o apoio de consultorias externas. Segundo Cezar Tegon, presidente da Elancers, principal empresa de sistemas de gestão de atração, recrutamento e seleção do Brasil, boa parte das pequenas e médias empresas brasileiras não aplica testes de avaliação de perfil comportamental em função dos custos:

“Em muitas empresas pequenas e médias, o processo de contratação se dá por indicação, ou seja, empregados da empresa indicam parente ou conhecido para o cargo, o que basta para a contratação. Essa maneira de contratar resulta, frequentemente, na contratação sem muito critério e rápida de alguém que não tem o melhor perfil para o cargo, o que termina por afetar a produtividade da empresa”, alerta Tegon.

Para atender esse público, ou seja, as empresas que relutam em investir em testes de avaliação de perfil comportamental em função dos custos, a Elancers está lançando o Pratic, um teste comportamental baseado na metodologia DISC, com aplicação online, ao custo de R$ 5,00 por teste. Segundo Tegon, toda função ou posição em uma empresa possui requisitos que vão muito além da descrição de cargo habitual:

“Por exemplo, funções que requerem assertividade podem ser desempenhadas por pessoas que foram orientadas a agir com mais assertivamente, mas a função será executada com mais consistência por alguém que seja naturalmente assertivo, que tenha aptidão para isso. Quando os deveres da função de um profissional entram em conflito com as suas características inatas, eles sofrem tensão e estresse que podem levar a conflitos organizacionais e exaustão dos funcionários”, assinala Tegon.

Por essa razão, acredita Tegon, conhecer as características de um candidato permite uma contratação com baixo risco, uma vez que a empresa estará alocando numa determinada atividade um profissional que tem as características para obter sucesso naquela posição. “Enfim se a pessoa faz o que gosta e tem características mais condizentes a sua função ela será mais motivada, feliz e mais produtiva. Ganha o funcionário que dará o seu melhor e a empresa que terá mais produtividade, esta é a equação perfeita de gestão de RH” completa Tegon.

Solução integrada – Dada a mobilidade no emprego vivenciada pela economia brasileira, é comum que as empresas recebam centenas de currículos para cada vaga anunciada, o que torna inviável uma análise minimamente produtiva de 300, 400 ou mais currículos. Por essa razão, os sistemas de gestão de recrutamento e seleção surgem como alternativa para a avaliação de centenas de candidatos com base em filtros como local de residência, habilidades no inglês, pós-graduação, habilidades, conhecimentos, competências e até testes de perfil:

“Os testes de perfil comportamental oferecidos pela Elancers, por meio da Perfis Brasil, estão totalmente integrados à nossa plataforma de atração, recrutamento e seleção, de modo que a empresa pode pedir apenas a um grupo de candidatos pré-selecionados que faça o teste. Isso torna o processo mais ágil e de menor custo, uma vez que a empresa avalia apenas aqueles candidatos que já preencheram o requisitos da vaga”, explica Tegon.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.