Mandar é Respirar

Gustavo Rocha
Gustavo Rocha

Uma verdade que parece absoluta nos dias de hoje: Dar ordens é tão fácil quanto respirar.

Já não se questiona mais o porque, os objetivos, os reais motivos, a necessidade ou mesmo o destino daquela ação, o que importa é que possamos dar ordens a outras pessoas para que sejam cumpridas.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo já diz o ditado.

Assim que realmente evoluímos numa empresa? Com discursos de demissão, chefia e unicamente de medo?

Liderança então, nem pensar?

Alberto Camus já nos brindou com o título deste artigo:

Mandar É Respirar

Mandar é respirar, não é desta opinião? E até os mais deserdados chegam a respirar. O último na escala social tem ainda o cônjuge ou o filho. Se é celibatário, um cão. O essencial, em resumo, é uma pessoa poder se zangar sem que outrem tenha o direito de responder. «Ao pai não se responde», conhece a fórmula? Em certo sentido, ela é singular. A quem se responderia neste mundo senão a quem se ama? Por outro lado, ela é convincente. É preciso que alguém tenha a última palavra. Senão, a toda a razão pode se opor outra: nunca mais se acabava. A força, pelo contrário, resolve tudo. Levou tempo, mas conseguimos compreender isso. Por exemplo, deve ter notado, a nossa velha Europa filosofa, enfim, da melhor maneira. Já não dizemos, como nos tempos ingênuos: «Eu penso assim. Quais são as suas objeções?» Nos tornamos lúcidos. Substituímos o diálogo pelo comunicado.

(Albert Camus)

Somente a opinião daquele que hoje organiza, chefia, lidera a empresa vale?

Ninguém pode pensar diferente, tentar criar algo diferente?

A história mostra que somente na inovação, na crítica e na vinda de novas ideias é que o sucesso se tornou permanente.

Nada é eterno, mas para manutenção do negócio é essencial o bom debate e a diversidade de ideias e opiniões.

Quer crescer?

Pare um pouco de mandar e escute antes da próxima regra ser determinada.

#PodeFazeraDiferença

Sobre o autor:

Gustavo Rocha: Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP. Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

site: www.gestao.adv.br

e-mail: gustavo@gestao.adv.br

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.