Você já Estabeleceu sua Meta Pessoal para 2015?

Áurea Grigoletti
Áurea Grigoletti

Ano novo, vida nova!

É a frase mais comum de se ouvir em todas as viradas de ano, mas, vida nova sem objetivos e metas claras, é possível?

O que você está fazendo de diferente para que seu ano e sua vida sejam, realmente, novos?

Em seu livro “O que não é ensinado na Escola de Administração de Harvard”, Mark McComack fala sobre uma pesquisa ocorrida em Harvard no período entre 1979 e 1989. Em 1979 perguntaram aos formandos do programa de MBA:
– “Você estabeleceu metas claras, por escrito, para o seu futuro e fez planos para concretizá-las?”
Apenas 3% dos formandos tinham escrito planos e metas; 13% tinham metas, mas não por escrito e 84% não tinham estabelecido metas específicas, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão.

Em 1989, ou seja, 10 anos depois, os mesmos pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas e constataram que os 13% que tinham metas não escritas estavam, em média, com remuneração duas vezes maior que a dos 84% de estudantes que não tinha meta alguma e, surpreendentemente, descobriram que os 3% de formandos de 1979 que tinham metas claras e por escrito, estavam em 1989 recebendo remuneração, em média, 10 vezes maior do que a dos demais 97%.

A diferença entre os participantes estava na clareza das metas que haviam estabelecido para si mesmos ao se formarem.
(do livro “Metas” de Brian Tracy)

– “O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?” Perguntou Alice ao Gato Cheshire (em Alice no País das Maravilhas):

– “Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
– “Não me importa muito para onde…”, retrucou Alice.
– “Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.

Se você não traçou seus objetivos, suas metas; qualquer caminho serve. Também é preciso saber que, quem não traça os próprios objetivos não tem do que reclamar, qualquer resultado supõe-se que seja bom.

Como dizer que está difícil conseguir o que se quer, se não sabemos o que queremos?

Você já deve ter ouvido várias vezes que pensamentos e palavras positivas atraem resultados positivos, porém, até para termos pensamentos e palavras positivas precisamos saber para onde queremos ir.

Metas claras, objetivas, bem estabelecidas, nos levam a ações mais focadas, dirigidas, favoráveis ao sucesso. A maioria das pessoas, entretanto, não têm o hábito estabelecer metas pessoais; mas não se preocupe – se você faz parte dessa “maioria”, ainda há tempo! Nascemos para evoluir dia a dia, até o fim de nossos tempos, então:

Que tal estabelecer sua meta pessoal e aproveitar os 12 meses de 2015 para realizá-la?

Faça uma boa reflexão sobre seus resultados pessoais de 2014, analise o que fez para a sua evolução pessoal, como foi o seu ano: o que aprendeu; o que agregou à sua vida; o que fez de melhor; o que fez de diferente; o que conheceu de novo; o que gostaria de ter feito, mas não fez; o que gostaria de não ter feito, mas fez; onde gostaria de ter ido e não foi; onde gostaria não ter ido, mas foi?

Agora olhe para a frente e, diante de todas essas reflexões, procure estabelecer, pelo menos, uma boa meta pessoal, e não esqueça – uma boa meta deve ser:

1)    Específica
2)    Mensurável
3)    Atingível
4)    Relevante
5)    Tangível (com prazo determinado)

Sobre a autora:

Áurea Grigoletti é Executiva de RH, sócia da e1.conceito-Fortalecimento Empresarial, atuou em diversas empresas, como: CBC, Baxter Healthcare, Distribuidora de Medicamentos Santa Cruz, Lion/Sotreq e TRW. É Vice-Presidente do GRIS. Psicóloga especialista em Gestão de Recursos Humanos e em Negócios. Palestrante e autora do Livro- “Faça do Recrutamento e Seleção de Pessoas o seu melhor Investimento”.

site: www.e1conceito.com.br

e-mail: agrigoletti@e1conceito.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.