Crônica do Gerente Jurídico

Gustavo Rocha
Gustavo Rocha

Era uma vez um gerente jurídico de uma empresa neste Brasil varonil.

Ele se considerava um bom gerente, cumprimentava a todos e tratava a equipe com urbanidade e respeito.

Tinha oportunidades de estar junto a direção da empresa e sempre relatava os casos jurídicos mais importantes.

No seu trabalho diário, lidava com escritórios terceirizados e deles cobrava um trabalho impecável em relação a prazos e relatórios.

E o tempo passou…

Um dia foi demitido e não entendeu o porque… Era uma boa pessoa, tinha bom relacionamento com a direção e ainda era duro com os terceirizados…

Mas, esqueceu que apenas tratar bem as pessoas – que é um dever importante – devemos cobrar as pessoas nas suas tarefas.

Esqueceu que com a direção devemos falar a língua deles, então, falar de ações judiciais é nulo, devemos falar de negócios, oportunidades e soluções.

Esqueceu que o escritório terceirizado deve ser um parceiro e mais do que apenas relatórios, deve produzir técnicas e novidades juntos ao direito, se traduzindo em resultados práticos de ganho de ações e/ou ganho de melhoria dos processos internos.

Enfim,

Esqueceu de aprender que o direito existe para o judiciário, mas dentro do departamento jurídico o que existe é a relação do cliente com a empresa e/ou Estado, cumulada com decisões judiciais e resultados de menor impacto ao negócio da empresa.

#EmQueLadoVocêEstá?

Sobre o autor:

Gustavo Rocha: Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP. Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

site: www.gestao.adv.br

e-mail: gustavo@gestao.adv.br

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.