Como Evitar o Cansaço dos Olhos

Às vezes não nos damos conta da assiduidade da presença dos dispositivos luminosos em nossa rotina. Muitas pessoas passam o dia encarando uma tela de computador, com o celular direcionado aos olhos, e ainda, em frente à televisão. Por esse motivo, é comum que a saúde ocular acabe sendo ignorada.

Assim como a maioria das outras partes do nosso corpo, os olhos também sofrem as consequências derivadas da repetição de alguma atividade em excesso. A fadiga ocular é um mal que frequentemente atinge, inclusive, aqueles que não precisam de correções através dos óculos. É preciso atentar-se, portanto, às principais causas que podem gerar desconforto, e prejudicar a visão.

Detectar os sintomas enunciados por olhos cansados não é tarefa difícil. Veja as principais manifestações:

  • Desconforto
  • Irritação
  • Vermelhidão
  • Sensação de olhos secos

Se não forem tomados os devidos cuidados logo após essas advertências, os problemas podem atingir dimensões indesejáveis resultando, por exemplo, no lacrimejamento, visão embaçada, dor de cabeça, e até danos nas células da retina. Isso ocorre, pois a exposição contínua à luz emitida por essas telas aumentam a tensão ocular.

Além disso, a concentração durante atividades realizadas pelo computador ou quando assistimos à televisão gera uma tendência a piscar menos, atrapalhando a lubrificação adequada.

Recomenda-se àqueles que sofrem grandes exposições a essas conjunturas, pausas periódicas em suas tarefas; desviar por alguns minutos o olhar das telas e luz direta; exercitar os olhos, movendo-os de uma extremidade à outra; piscar algumas vezes; ajustar nos níveis de brilho das telas de seus dispositivos pode ajudar a torná-los menos prejudiciais; verificar também, se a quantidade de luz emitida pela tela está em harmonia com iluminação ambiente.

 unibem_2

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.