Liderança x Chefes Inseguros!

Gilclér Regina
Gilclér Regina

“Palavras são palavras, promessas são promessas, desculpas são desculpas…
Mas o essencial é saber que vivemos de resultados. E um bom líder sabe disto”
 Gilclér Regina

Liderar é colocar o pé no barro, isto é, estar junto, servir a equipe. Algumas empresas recorrem a programas de treinamento e desenvolvimento para motivar seus colaboradores, mas excluem os líderes do processo na tentativa de preservá-los. Líder não é para ser colocado numa redoma. E se fazem assim, conseguem um efeito contrário.

Igualmente, a mesma situação acontece com aqueles profissionais que não aderem ao processo, mesmo que fisicamente presentes, não se expõem e acabam desnudando seu estilo de liderança.

Quem se esconde, trava e tem medo de sentar junto e por consequência não consegue extrair das pessoas o que de melhor cada um pode oferecer.

Afinal, o maior atributo de um líder é ser motivador de pessoas, motivador de sua equipe. O líder é o espelho, serve de modelo, precisa ser o treinador, fazer a sua parte.

Sendo exemplo, o líder se credencia a cobrar resultados… O que se torna desnecessário, pois a contrapartida vem naturalmente, pela força e pela motivação do time.

O processo de liderança é de educação e isso vale para a empresa, para a família e para a escola. Não é suficiente treinar a linha de frente para “resolver” o problema do cliente com rapidez se o suporte, isto é, a “linha de trás” não resolve o seu problema com agilidade. Em pauta, sempre o trabalho em equipe e a liderança pelo exemplo.

Em algumas empresas do setor público, por exemplo, o funcionário que receber a incumbência de “atender o balcão” é o mesmo que receber um castigo. O conceito é: “Fica aí atendendo toda essa gente, já que não podemos te demitir”.

Os “chefes” ou “gerentes” normalmente “não precisam ou não tem tempo para cursos, palestras e treinamentos de atendimento ou que falem de clientes”. Para os chefes, quem precisa atender o cliente é quem está na linha de frente e fim. Ou seja, nada de exemplo!

Já vi ideias maravilhosas serem desvalorizadas por terem sido geradas por funcionários sem cargo algum, mas com uma enorme vontade de recriar, de fazer acontecer.

Já tive nos meus idos tempos, ideias “roubadas” por superiores e mesmo consultores externos, porque naquele momento o meu cargo era “insignificante”. E com um ambiente destes, quem vai querer contribuir com boas e novas ideias?

Ideias assim ameaçam chefes inseguros que escondem sua incompetência com a sujeira debaixo do tapete e preferem treinamentos “empacotados e sem emoção”. Não entendem que mais do que simplesmente treinar é preciso educar.

A maneira como as pessoas estão desempenhando os seus papéis como seres humanos dentro das empresas precisa ser repensada para que o crescimento seja no mínimo, saudável para todos e promova o desenvolvimento, afinal, vivemos de resultados.

Resultados vem com oportunidades. E estas vem com exemplos, foco e equipe.

Pense nisso, uma boa semana, um forte abraço e esteja com Deus!

Sobre o autor:

Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2500 palestras realizadas no país e exterior.

Site: http://www.gilclerregina.com.br

Email: ceag@ceag.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.