O Poder da Velocidade da Confiança

Jefferson Leonardo
Jefferson Leonardo

Ser ingênuo, inocente, vulnerável e crédulo faz parte da nossa infância, nesse período temos grande propensão para confiar em tudo e em todos. Com o passar do tempo e a experiência de vida, muitos de nós passam a confiar menos, às vezes por bons motivos.

Stephen M. R. Covey em seu livro “O Poder da Confiança” cita que: apenas 12% dos colaboradores confiam na empresa em que trabalham, e 36% acreditam que seus líderes agem com honestidade e integridade. Realmente assustador.

Quando pensamos em confiança normalmente visualizamos ações de: honestidade, sinceridade, verdade, amizade e lealdade, acreditando que esses comportamentos são o suficiente para confiar em alguém, visualizando apenas um lado na construção da confiança. Para edificar a verdadeira e integral confiança é necessário enxergar o dois lados dessa moeda.

O “CARATER e a COMPETÊNCIA” são os dois lados da moeda. Para entender melhor esse conceito, vamos imaginar que você está iniciando um relacionamento profissional com uma pessoa sincera, honesta e verdadeira, mas você não confiará plenamente se ela não produzir resultados concretos em seu departamento. Outra pessoa poderá possuir grandes habilidades, talentos e bons antecedentes de resultados em outra empresa, mas se ela não for honesta e transparente você não confiará nessa pessoa, e não a manterá na sua equipe. Por isso a credibilidade em uma pessoa acontece quando houver caráter e competência, sendo que a circunstância determina o nível de confiança que você poderá depositar em uma pessoa. Vejamos outro exemplo: o relacionamento entre casais é inundando por caráter e competência, mas no momento que você necessitar de uma cirurgia, por mais confiança de caráter e habilidade que a sua (eu) esposa(o) tenha em você, com certeza, você procurará um médico especialista para realizar essa tarefa.

O primeiro lado dessa moeda trata do CARÁTER da pessoa, que é composto por dois importantes fatores: “INTEGRIDADE e INTENÇÂO”. A integridade corresponde à coerência do falar e se comportar, a humildade sem ser fraco ou reticente, a coragem de agir quando é difícil. Já a intenção corresponde ao propósito, motivo e comportamento de fazer algo. O segundo lado é o da COMPETÊNCIA, que também é composto por dois fatores: “CAPACITAÇÃO e RESULTADOS”. A capacitação contempla as aptidões e forças naturais da pessoa (talentos), seus paradigmas, conhecimentos, habilidades e estilo (personalidade) de fazer as coisas. Já os resultados são as conquistas e realizações alcançadas pela pessoa. Os resultados são fatos que aumentam a credibilidade e reconhecem o esforço, dedicação, acabativa e a competência de uma pessoa, sendo muito importante a forma como o resultado foi alcançado. Se o resultado foi atingido por meios ou comportamentos desonestos e nefastos, esbarrará no caráter, prejudicando intensamente o relacionamento de alta confiança.

Quando conheci o conceito da Equação da Velocidade da Confiança, desenvolvido por Covey Filho, fiquei estarrecido pela simplicidade, previsibilidade e verdade absoluta contida na equação; mas antes de explicar o conceito vou relatar o exemplo que o autor descreve em seu livro: Antes do 11 de Setembro, nos USA, podia-se chegar no aeroporto meia hora antes da decolagem, e passava-se com rapidez no controle de segurança, mas depois desse dia dá para imaginar o que mudou no aeroporto em razão da desconfiança! Todos os recursos foram colocados para aumentar a segurança e a confiança em voar, o que foi evidentemente necessário, obtendo os resultados desejados para aquele momento, porem tudo ficou muito mais lento, do check-in à entrada para o embarque. As pessoas passaram a chegar com muito mais antecedência no aeroporto, e também ficou mais caro, passou-se a pagar uma taxa de seguro extra, sem contar o valor hora desperdiçado de cada profissional , em razão da prevenção de chegar com duas horas de antecedência para o embarque.

A equação é muito simples, veja:

CONFIANÇA = VELOCIDADE  CUSTOS

Quando há baixa confiança, a velocidade diminuiu e os custos aumentam significativamente.

CONFIANÇA = VELOCIDADE CUSTOS

Quando a confiança cresce, a velocidade também sobe e os custos diminuem.

Basta você imaginar essa equação acontecendo em diversas situações como: em uma aquisição de empresa, fechamento de um contrato, uma negociação, na liderança de sua equipe, em um relacionamento profissional ou pessoal. Pergunte-se: o quanto você está ganhando ou perdendo oportunidade de velocidade, e quantos custos você está aumentando ou reduzindo para o resultado desejado no seu dia-a-dia em relação à essa equação.

É singular o fato de pensar em confiança olhando pela janela, ou seja, vendo primeiro a relação de confiança que você tem nos outros, esquecendo-se que devemos olhar primeiro no espelho, enxergando como estamos capacitados a estabelecer e sustentar confiança no nosso ciclo de relacionamentos, por isso convido-o a se perguntar:

  • Confio em mim?
  • Sou uma pessoa confiável?
  • As pessoas podem acreditar em mim?
  • Sou digno de confiança?
  • Sou uma pessoa integra?
  • Tenho boas intenções?
  • Tenho competências em que as pessoas acreditam?
  • Meus resultados falam mais alto do que a minha voz?

Se as repostas foram, em sua maioria, positivas, parabéns, no quesito autoconfiança você está bem, o que é um excelente começo. Mas se você respondeu várias das perguntas acima de forma negativa, ótimo também, porque lhe dará a oportunidade de rever seus conceitos, atitudes e comportamentos de confiança para o futuro.

Acredito, firmemente, que a equação da velocidade da confiança poderá contribuir no sucesso empresarial, profissional e pessoal, basta implementá-la em seu cotidiano, e se for possível estendê-la em todos os seus ciclos de influência, para resultar em um mundo de melhores relacionamentos.

Nada é tão rápido quanto a velocidade da confiança, e nada é mais gratificante do que um relacionamento de confiança.” Stephen R. Covey.

Sobre o autor:

Jefferson Leonardo é Graduado em Administração de Empresas, Pós-Graduado em Recursos Humanos pela USM-SP, Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSM-RS. Consultor, Educador Universitário, Palestrante e Autor. Diretor-Sócio da INOVATIVA consultoria.  Diretor Regional da Àrea Sul da ABRH Nacional e Ex-Vice Presidente e Conselheiro da ABRH-RS. Autor do livro: Fazer Acontecer e Fazer por Merecer – Editora Qualitymark . ”

site: : www.jeffersonleonardo.com.br

e-mail: jleonardo@gramadosite.com.br

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