Empreendedorismo e GPS: o que os dois têm em comum?

Rodolfo Abbondanza
Rodolfo Abbondanza

“A vida é como um grande GPS: Você não precisa conhecer todos os caminhos,
mas precisa definir exatamente aonde quer chegar!”
(Rodolfo Abbondanza – Maio/2008)

Gosto muito da frase que abre esse artigo. Gosto mais ainda de como ela se relaciona com o empreendedorismo. Explico:

O ano era 2008. Estávamos minha esposa e eu em lua de mel nos Estados Unidos. Alugamos um carro em Las Vegas e iríamos com esse mesmo carro para a Califórnia em alguns dias. Los Angeles, para ser exato.

Como estávamos em início de casamento e não querendo assustar minha recente esposa, ao alugar o carro, disse que era só pegarmos um modelo com GPS que eu iria dirigindo sem problemas. O que ela não sabia é que eu não tinha, até então, a menor experiência com aparelhos GPS. Muito menos dirigir um carro fora do Brasil. Mas, disposto a impressionar, aceitei o desafio.

Confesso que, ao pegar o carro, senti um certo frio na barriga. Um grande desconforto, na verdade. E várias dúvidas inundaram a minha cabeça.

E se eu não souber usar o aparelho?

E se ele quebrar?

E se eu errar o caminho?

E se ele me levar para um lugar totalmente diferente?

E se? E se? E se?

Esse é o famoso “e se?”, que trava tantos empreendedores e derruba sonhos!

Ao sair com o carro, digitei o nome do hotel e, ao ver a linha rosa do aparelho mostrando o caminho, percebi que não seria tão difícil. Era só seguir o que o aparelho indicava e eu poderia chegar ao meu destino.

Ótimo! Comecei, então, a seguir as instruções. E aí percebi que cada vez que me aproximava do hotel, ia ganhando mais confiança. No começo, ajustei o aparelho para quilômetros e português, pois não tinha noção de milhas e muito menos de como seguir orientações em inglês. Mas, à medida que ia me aproximando do destino, comecei a tomar ainda mais confiança e, o que parecia impossível para mim, se mostrou provável. E à medida que ganhava confiança, já comecei a mexer nas configurações, voltar para o Inglês, depois para as milhas e percebi, então, que era muito mais fácil seguir o GPS e ainda ver as orientações das placas na estrada.

Mas ainda restavam dúvidas do tipo “Tudo bem. Do aeroporto até o hotel foi fácil. Mas será que de um Estado para outro é fácil assim? E se eu não conseguir?”. E o famoso “e se” voltou a me preocupar.

Então, fomos seguindo para as atrações de Las Vegas e fui vendo que o que eu achava impossível no começo, passou a ser possível. Chegou a tornar-se extremamente fácil em determinado momento. Era só definir onde eu queria chegar e seguir as orientações do aparelho. E se eu errasse, era só esperar o aparelho recalcular a rota e pronto. Estávamos de novo caminho em direção ao destino.

Tudo bem. Mas o que isso tem a ver com o empreendedorismo?

Tem tudo a ver! Sempre que começamos algo novo em nossa empresa ou em nossa vida profissional, as dúvidas sempre aparecem. O famoso “e se” vai sempre nos assombrar. O medo do desconhecido é igual para qualquer ser humano. A maneira como lidamos com ele é que vai nos diferenciar enquanto empreendedores. A diferença entre profissionais que realizam e aqueles que ficam só pensando e sonhando em fazer algo diferente.

Quando estava naquela longa jornada, de ir de Las Vegas para Los Angeles e viajar cerca de 270 milhas, no primeiro momento foquei apenas nas 270 milhas e o desconhecido me deixou desconfortável. Mas, na medida em que fui seguindo a metodologia descrita pelo GPS, percebi que eu não precisava me preocupar com o caminho todo, apenas com os próximos 50 metros à minha frente. E assim, realizando uma tarefa de cada vez, “vire à direita”, “vire à esquerda” e assim por diante, cheguei ao meu destino, aprendi a desfrutar da jornada e gostei de cada momento, de cada cidadezinha que parávamos à medida que íamos avançando.

O empreendedor, infelizmente, não tem um GPS que vai ficar o tempo todo dizendo o que ele deve fazer na empresa, o famoso “vire à direita”, “vire à esquerda”. Mas ele pode sim definir seu objetivo, observar modelos de empresas e empresários que já fazem sucesso, adaptá-los ao seu negócio e utilizá-los como guia, ou mesmo como um GPS, para inspirá-lo e acompanhá-lo durante toda a sua jornada.

Mas “e se” eu errar? Ora, recalcule sua rota, volte ao caminho e aproveite a jornada. Afinal,

“A vida é como um grande GPS: Você não precisa conhecer todos os caminhos, mas precisa definir exatamente aonde quer chegar”.

Sobre o autor:

Rodolfo Abbondanza é Especialista em SEO e E-commerce. Consultor de E-business, Rodolfo ministra cursos, treinamentos, workshops e palestras sobre o tema, mostrando que qualquer pessoa pode utilizar a internet para realizar seus sonhos e ganhar (muito) dinheiro.

Site: http://www.internetsimplificada.com.br

 

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.