Uma Pergunta, Inúmeras Respostas…

Gustavo Rocha
Gustavo Rocha

Uma pergunta, formulada por Luara Quaresma: Sempre há caminhos, a questão é: O quanto você está disposto a caminhar?

Concordo com a pergunta feita e respondo, diante dos inúmeros caminhos, a grande maioria não está disposta a caminhar.

Como assim?

Uma grande parte das pessoas quer o caminho fácil, simples, sem custo e que leve ao sucesso da maneira mais rápida e objetiva possível. Ou seja, não querem uma resposta, querem um milagre.

Precisamos compreender que tudo que muda leva tempo. Nada é milagroso. Não existe como fazer uma revolução no seu negócio em 6 meses. Em 6 meses você pode conseguir dar diretrizes, conhecer melhor os fluxos, entender ideias do negócio, mas neste mesmo prazo fazer com que toda equipe mude, com que tudo que envolve o negócio esteja como você quer é inviável.

Por que é inviável?

Porque não conseguimos mudar a cultura de um negócio em tão pouco tempo. Para mudar a cultura de um simples uso de email fixo para email web, pelo menos 30 dias de uso. Treinar mudanças de fluxo, verificar seus caminhos, o que deu certo e o que deu errado, quais as necessidades específicas do negócio, 5 meses. Isto sem falar em sistema, que pode levar 1 ano dependendo do sistema.

Menos ainda podemos querer mudanças drásticas quando falamos de marketing jurídico. Treinar pessoas, mudar a cultura de relacionamento dos sócios, advogados, colaboradores. Preparar o escritório para realidade social de Facebook, LinkedIn, Twitter, etc. Preparar os produtos do escritório para que o mesmo se desenvolva adequadamente, vai pelo menos 1 ano, entre projeto, execução e resultados.

E na empresa? Só dentro do departamento jurídico mudar algo pode levar anos, quiçá na cultura da empresa como um todo. Quem atua em departamentos sabe que não basta mudar dentro do departamento, a mudança deve ocorrer dentro da empresa ou pelo menos dentro de diversos setores para que realmente aconteça de verdade.

Imagina agora tudo isto junto?

Você quer a melhor tecnologia, quer treinamento de pessoas, que marketing jurídico, quer maior gestão e controle, mas quer tudo em 60, 90 ou 120 dias?

Inviável. E se fizer em tão pouco prazo, terá apenas teoria e quiçá em mais um pouco de tempo um retorno ao status quo,  pois um trabalho bem desenvolvido, com mudança de cultura não ocorre do dia pra noite.

E qual é a sua resposta: Quanto disposto você está para caminhar?

Caminhos existem vários, contudo, quem queira um caminho de resultado permanente, poucos.

#FicaaReflexão

Sobre o autor:

Gustavo Rocha: Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP. Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

site: www.gestao.adv.br

e-mail: gustavo@gestao.adv.br

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.