eSocial: Alterações e Inovações são Normais!

A tecnologia nos últimos, pelo menos, 20 anos avança a passo largo e, constantemente, temos novidades, tanto em equipamentos, como em software! Um exemplo disso são os avanços ocorridos com notebooks, aparelhos celulares, tablets, entre outros.

Odair Fantoni
Odair Fantoni

Também quanto a sistemas, em qualquer área e, para atender a infinitas necessidades também recebem constantemente alterações. São novas versões, novos releases e assim vai!

Estas novas versões e releases se dão por alguns motivos, como por exemplo, novas implementações, correções, etc.

Na área de RH então, nem se fala, só nos últimos dois anos tivemos, por exemplo, adequações relacionadas ao CAGED, a RAIS, em razão da DESONERAÇÂO DA FOLHA (vários ajustes), etc., etc., etc……

Portanto, não podemos, e não devemos acreditar que o eSocial terá uma versão definitiva!

Do contrário, devemos acreditar, sim, que o MOS 2.0 foi o MARCO INICIAL e, apenas a primeira versão oficial (pós Decreto Nº 8.373/2014 que instituiu o eSocial e da Resolução do Comitê Gestor nº 001/2015 que aprovou o MOS 2.0).

Desta forma, assim como acontece com RAIS, CAGED, DIRF, SEFIP, etecetera e tal, muitas e muitas serão as novas versões e novos releases do eSocial e isso não quer dizer que para cada uma delas haverá prorrogação nos prazos estabelecidos!

Tomem como exemplo a Portaria 1510/2009, aquela que trata do REP, quantas prorrogações houveram? Muitos até duvidaram que ele seria oficializado! Entretanto, hoje o REP é uma realidade!

Portanto, mãos-a-obra e vamos, juntos, nos adequar ao contexto do eSocial e, na minha humilde opinião, não deixem de se adequar, tomando por base, tudo aquilo que já estava previsto na versão 1.0 do MOS, pois, a qualquer momento elas podem retornar!

Por fim, em se tratando de eSocial, aprofundar os conhecimentos nunca é demais! Portanto, se tiver oportunidade, participe de cursos, palestras, etc., sejam eles específicos do eSocial ou de atualização da área trabalhista e saúde ocupacional. Além disso, recomendo a leitura de diversos livros disponíveis sobre o assunto (veja abaixo algumas dicas) cujos conteúdos se complementam e capacitam os profissionais para esta nova obrigação acessória chamada eSocial.

Fiquem em paz!

Dica de Leitura:

  • eSocial Fácil: Implantação Consciente, Autor Odair Fantoni, Editora LTR;
  • eSocial nas Empresas e Escritórios Contábeis: Guia prático para Implantação, Autora Zenaide Carvalho, Editora Nova Letra;
  • eSocial – Você e sua empresa estão preparados?, Autora Tânia Gurgel, Editora Leader.

Sobre o Autor:

Odair Fantoni, Coach – Mentor – Holomentor®; Especialista Pós-graduado em Direito do Trabalho; profissional atuante a mais de 30 anos em RH e Sistemas de Gestão de RH; Palestrantes sobre temas diversos, entre eles: Danos Morais no Ambiente de Trabalho, Desoneração da Folha e eSocial;  Atual Diretor de Conteúdo de RH da Nydus Systems e Diretor Presidente do informativo virtual RHevista RH;

Serviço:

Entre palestras e cursos, no período de 12/09/2013 e 09/06/2016, o autor, desenvolveu mais de 4 mil profissionais sobre a questão do eSocial.  As correlações existentes entre as exigências apresentadas no manual do eSocial e as obrigações previstas, tanto na CLT como em outras normas trabalhistas, Previdenciárias, Fundiárias e do Imposto de renda, são os diferenciais dos eventos desenvolvidos pelo autor.

Verifique novas datas de cursos e palestras solicitando informações através do e-mail odair.fantoni@gmail.com.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.