MTE abre inscrições para o Dia “A” da Aprendizagem

Encontro em Brasília vai apresentar experiências positivas, a propor regulamentação dessas contratações no setor público

Brasília, 31/07/2015 – Já está disponível no Portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o formulário de inscrição para o Dia A da Aprendizagem, que vai ocorrer em 12 de agosto – no Dia Internacional da Juventude – no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Brasília. Organizado pelo MTE, com o apoio do Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional, o encontro é dirigido a representantes de governos, sindicatos e entidades patronais, além de instituições formadoras.

“Nós pretendemos apresentar algumas experiências que mostram as boas práticas de aprendizagem profissional em órgãos da administração direta, autárquica e fundacional”, explica Ana Alencastro, coordenadora-geral de Preparação e Intermediação da Mão-de-Obra Juvenil. Ela conta que um dos objetivos é regulamentar a aprendizagem profissional no setor.

Ana explica que, ao contrário das empresas públicas, esses órgãos não são obrigados a contratar aprendizes. “Por isso, pretendemos expor casos positivos e mostrar que a aprendizagem traz benefícios para as instituições”, explica. Na oportunidade, serão apresentados os casos da Câmara dos Deputados, do Tribunal Superior do Trabalho e do Ministério da Previdência.

“O DIA A é, na verdade, o primeiro de vários movimentos que pretendemos promover com o intuito de divulgar e fomentar a aprendizagem profissional, que garante acesso ao direito constitucional dos adolescentes e jovens à profissionalização e ao trabalho decente, como está previsto no artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho”, defende a coordenadora.

As despesas da viagem ficam por conta de cada participante. O formulário pode ser encontrado aqui (http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/formulario-de-inscricao.htm)

Serviço:

Data: 12 de Agosto de 2015.

Local: Auditório da CNTI (SEP/NORTE  Quadra 505, Conjunto A, Brasília, DF).

Horário: Das 9h às 17h.

 

 Fonte: Assessoria de Imprensa/MTE

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.