Momentos de Crise – Empreendedorismo & Desafios!

Gilclér Regina
Gilclér Regina

O empreendedorismo no Brasil ainda vive a sua infância. Aqui nós temos juros altos e tributos excessivos. Só isso já seria suficiente para desanimar qualquer pessoa que tem foco em negócios.

 
A grande virtude da crise é que ela provoca o desconforto e como nós gostamos de conforto, vamos lutar para voltar a ele. A palavra crise nos ideogramas japoneses e chineses coloca a mesma palavra entre adversidades e oportunidades. Quem nasce na crise tem chances maiores de sobrevivência. Precisamos aprender aqui a especular menos e produzir mais.
 
Peter Drucker já falava que o Brasil prima pela versatilidade e poder de adaptação, o que credencia o país a aproveitar novas oportunidades.
 
Hoje nós temos que ter mais atenção aos pequenos negócios. Um exemplo vem dos Estados Unidos onde as jovens empresas foram responsáveis pela geração de 90% dos empregos nos últimos vinte anos e por 95% das inovações radicais e ainda 50% das inovações tecnológicas desde a segunda guerra mundial.
 
No Brasil as pequenas empresasrepresentam 98,7% do total e criaram 96% dos empregos nos últimos cinco anos.
 
Será então o empreendedorismo uma loucura? Nas palavras de Anita Roddick, fundadora das lojas inglesas Body Shop nós lemos: “Há uma linha tênue entre a mente de um empreendedor e a de um louco. O sonho do empreendedor é quase uma loucura, e quase sempre isolado. Quando você vê algo novo, sua visão, geralmente, não é compartilhada pelos outros. A diferença entre um louco e um empreendedor bem-sucedido é que este pode convencer os outros a compartilhar de sua visão. Esta é a força fundamental para empreender”.
 
Nosso maior problema por aqui é erradicar de vez a corrupção e acelerar as reformas. Por outro lado, muitos empreendedores foram à falência por desconhecer conceitos básicos de administração e contabilidade.
 
Hoje, as empresas de sucesso são cada vez menores, mais especializadas, mais eficientes e, sobretudo mais rápidas. Jack Welch no auge da GE que disse que gostaria de ver a gigante General Electric com a velocidade de uma pequena empresa.
 
O maior desafio dos momentos de crise é vencer a desconfiança da própria crise e entender essa realidade só muda com trabalho, com dedicação, com mudança de mentalidade e, sobretudo com atitude. O rei Salomão no livro de Provérbios disse: “O homem, assim como ele pensa, assim ele é”.
 
Pense nisso, uma boa semana, um forte abraço e esteja com Deus!

Sobre o autor:

Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2500 palestras realizadas no país e exterior.

Site: http://www.gilclerregina.com.br

Email: ceag@ceag.com.br

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.