Reuniões a lá Steve Jobs

Gustavo Rocha
Gustavo RochaSteve Jobs

Reuniões. O mal do século, já faz mais de um século.

Em ambiente empresariais então, até a dificuldade para se conseguir uma sala de reuniões em uma empresa é uma realidade.

Se faz reunião pra tudo, até pra discutir se vamos ou não fazer outra reunião a respeito.

Steve Jobs era obcecado por reuniões produtivas e idealizou 3 regras:

  1. O menor número de pessoas em cada reunião.
  2. Só participa da reunião quem está na pauta da agenda dela.
  3. Proibido uso de Power Point ou tecnologia nas apresentações.
Fonte das 3 regras de Jobs: Original em inglês:
http://www.businessinsider.com/steve-jobs-meeting-techniques-2015-8

Interessante não?

E como seria mais produtivo se realmente usássemos estas regras nas inúmeras reuniões do dia a dia.

Vejo as regras de Jobs na realidade jurídica no seguinte prisma:

  1. Convide pra reunião somente aqueles que realmente vão aproveitar a reunião. Trazer assistentes, colaboradores diversos e outros só pra ouvir e quem sabe opinar, não se torna produtivo.
  2. Quanto mais pessoas, pior, então, se a reunião necessitar de inúmeras pessoas, divida a pauta da reunião em grupos menores para ser mais produtivo. Óbvio que sempre com pauta e foco.
  3. Tecnologia somente se for útil. Ficar em apresentações exaustivas apenas para bonito ou para dar a vaidade do apresentador ego, não vale a pena.

E no seu negócio? Quais ações estão sendo tomadas para que as reuniões não sejam um fardo, mas sim objeto de solução para a empresa?

Não podemos esquecer Henry Ford: “Qualquer projeto está fadado ao insucesso, basta o número exato de reuniões para isto”.

Na prática:

Antes da reunião: Crie pauta, selecione bem os participantes, estabeleça local e horário certo para início e fim da reunião.

Durante a reunião: cuide da pauta, horário e dispersão dos participantes. Intervenha, até cortando a palavra, para manter o alinho da mesma.

Após a reunião: Verifique o que ficou de tarefas e repasse a quem de direito para serem as mesmas cumpridas. Use agenda e cobre o plano de ação dos responsáveis.

Observe bem suas atitudes, antes, durante e após as reuniões. Elas podem fazer a diferença.

#MãosaObra!

Sobre o autor:

Gustavo Rocha: Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP. Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

site: www.gestao.adv.br

e-mail: gustavo@gestao.adv.br

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.