Salário Mínimo será de 880 reais em 2016

Novo valor entra em vigor em 1º de janeiro e beneficiará diretamente 48 milhões de trabalhadores e aposentados no Brasil

A Presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou nesta terça-feira (29) decreto fixando em R$ 880,00 o salário mínimo que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2016. O reajuste de 11,67% em relação ao valor vigente em 2015 beneficia diretamente 48 milhões de trabalhadores e aposentados, urbanos e rurais, de todo o Brasil.

Segundo o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, a política de valorização do salário mínimo é um forte vetor do desenvolvimento econômico, na medida em que preserva o poder de compra do trabalhador, e “assegura qualidade de vida, atualiza investimentos e também todos os pisos previdenciários”.

Para Rossetto, o reajuste do salário mínimo auxilia o desempenho de toda a economia brasileira para o próximo ano: “toda nossa expectativa é de trabalharmos para reduzir a inflação em 2016, preservar o poder de compra e sustentar o dinamismo do mercado interno, que ajuda a preservar empregos e ter crescimento econômico”, afirmou o ministro nesta terça-feira.

Cálculo – Conforme determina a Lei nº 13.152/2015, o salário mínimo de 2016 foi calculado com base na variação de 11,57% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), estimada pelo Ministério da Fazenda, acrescido de um aumento real de 0,1%, equivalente à taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2014. O novo aumento dá continuidade à política de valorização do salário mínimo, formalizada por Lei em 2007, que garantiu um aumento real de 76% no seu valor entre 2003 e 2015. No próximo ano, segundo dados do Dieese, o reajuste representará um incremento de renda na economia brasileira de R$ 51,5 bilhões.

Fonte: MTE

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.