Ano Novo, Oportunidade Nova

Renato Lopes
Renato Lopes

Para quem já começou 2016 pensando em quão difícil será o ano e como a crise atual tende a piorar, tenho uma péssima notícia: será assim mesmo. Claro, o ano mal começou e algumas pessoas já estão criando seus monstros particulares e buscando muletas e desculpas para o próximo problema. Tem como ser diferente?

O que pouca gente sabe é que dentro das crises é que crescemos e buscamos as melhores oportunidades, e o ano que passou nos ensinou muito sobre isso.

Apanhamos e sofremos muito em 2015, por isso, esse é o ano de colhermos os frutos do que aprendemos no ano anterior. E para começar o ano com o pé direito, sugiro tomar algumas ações importantes e criar algumas metas para todos os âmbitos da vida, corporativo, pessoal e familiar.

Para isso, responda as questões abaixo referentes ao ano anterior e seja o mais sincero consigo mesmo para atingir resultados reais. Lembre-se de utilizar nas respostas fatores relacionados aos três âmbitos citados acima:

  1. Quais foram os maiores erros cometidos no ano anterior?
  1. Esses erros envolveram outras pessoas? Se sim, quais?
  1. Quais aprendizados foram adquiridos a partir desses erros?
  1. O que você pretende fazer esse ano para não cometer os mesmos erros?
  1. Quais pessoas poderão te apoiar para acertar cada vez mais esse ano?

Com base nessas respostas, vamos traçar um plano de ação para criar metas para esse ano e ficar cada vez mais motivados e engajados com cada conquista. As respostas dessas questões devem estar de fácil acesso para que haja uma consulta constante e não cairmos nas armadilhas do dia a dia.

Na dúvida entre tomar uma ação ou agir por impulsividade, releia suas respostas e busque o equilíbrio, inclusive buscando as pessoas que poderão te apoiar nesse processo. Você verá que aos poucos será um processo automático, conforme a tratativa e a sua auto-observação forem mais aguçadas.

As respostas para as perguntas 1, 2 e 3 servem para uma consulta em momentos de dúvida e para dar um norte diante de questões do dia a dia. Já as respostas das perguntas 4 e 5 servirão para você criar as suas metas em 2016. Sendo assim, para cada ação que foi respondida na questão 4, defina as datas, que poderão ser mais de uma, dependendo das fases de cada ação.

Com base na resposta 5, defina quais pessoas poderão te auxiliar a alcançar com sucesso essas ações. Compartilhe os resultados com essas pessoas e sugira também que elas façam o mesmo, pois dessa forma vocês poderão ser auxiliadores mútuos para ações distintas, afinal, é mais gratificante quando todos conseguem.

Veja que com isso haverá novos ensinamentos e, com certeza, novos erros, mas o mais importante é não os repetir. Mas para isso é importante sempre anotar onde foi o erro, o que se aprendeu e o que fazer para que não ocorra novamente. Só assim será possível fazer um ano diferente.

Busque a melhoria continua e lute para que seu ano seja cada vez melhor, você vai perceber que só depende de você. Dê valor para as pessoas que estão por perto e tenha certeza de que não há crise ou problema para quem busca ensinamento e ajudar ao próximo.

Feliz 2016!

Sobre o autor:

Renato Lopes, é Gestor da área de TI e acredita que a humanização dessa área é a chave para conquistar equipes de alta performance e auto gerenciáveis. Palestrante e Professor Universitário, Renato busca compartilhar técnicas e soluções para formar times vencedores e entusiastas, buscando a qualidade de vida junto à satisfação do trabalho. 

site: www.renatolopespalestrante.com.br

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.