5 dicas de Abilio Diniz

Gustavo Rocha
Gustavo Rocha

Já diz o brocardo popular que chegar até o topo não é tão difícil, o difícil mesmo é manter-se por lá. Então, nada melhor que aprender um pouco mais com aqueles que chegaram ao topo e se mantém na ativa há décadas.

Em entrevista a revista Exame.com, Abilio Diniz deu 5 dicas práticas para conduzir um negócio ao sucesso.

Vejamos:

1. Tenha propósito

Além de foco em uma atividade principal (o core business) uma companhia que busca destaque precisa ter um propósito, segundo Abilio Diniz.

“O que eu sempre persegui é: não queremos ser mais uma empresa, queremos ser ‘a’ empresa. Dizem que qualquer um pode ser substituído. Mas quem substituiu Beethoven? Mozart? Não! Os dois foram únicos. O que eles fizeram ninguém fez. Propósito é lutar para ser você”, disse.

2. Estabeleça uma cultura voltada para as pessoas

“Mais do que buscar resultados, tenha uma cultura voltada para as pessoas. Elas, para mim, são o ativo mais importante de uma empresa. Coloque as pessoas no lugar certo e deixe que elas tomem as decisões”, aconselhou o empresário.

3. Simplifique

Quanto mais enxuta é uma companhia, mais eficiência ela atinge, de acordo com Abilio.

“Quanto mais você puder fazer o simples, melhor. Não faça reuniões. As empresas fazem reunião quando não sabem o que fazer ou quando querem dividir uma responsabilidade. Quando você tem processos simples, não precisa disso”.

4. Seja um líder firme e estabeleça a meritocracia

“Existem inúmeras definições para um bom líder, mas a que eu mais gosto é: aquele que é capaz de tirar o melhor de cada um dos seus liderados para um benefício coletivo”, disse Abilio.

De acordo com ele, um bom gestor deve conhecer a si mesmo, reconhecer suas fraquezas, saber conectar seus subordinados, capacitá-los e saber delegar, cobrar e recompensar, além de criar novos líderes.

“Não consigo conceber uma empresa de médio porte para cima que não trabalhe a meritocracia”, afirmou.

5. Exercite seus valores

“Eu, Abilio Diniz, não tenho nada de excepcional, mas tenho valores muito bem definidos. A humildade (no sentido de saber que não sei tudo, que sempre é preciso aprender mais e que qualquer pessoa que interaja comigo pode me ensinar algo e merece ser ouvida), determinação, garra e disciplina”, frisou o empresário. 

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/5-dicas-de-abilio-diniz-para-conduzir-um-negocio-ao-sucesso

Interessante não?

Primeiro porque estabelece a importância das pessoas na organização, coloca a organização como núcleo de união entre as pessoas, depois por determinar processos simples e por finalizar com os valores que devem estar intrínsecos na vida de cada colaborador.

Parece fácil, mas não é.

Simplificar processos internos é complexo, pois quanto mais simplificamos, mais precisamos de pessoas e de resultados.

As pessoas são vitais, mas precisam de motivação, de foco e daí os valores da empresa são essenciais para que as mesmas se voltem para a empresa como a forma de gerir tudo e não dentro do próprio umbigo.

Enfim, são ideias valiosas para serem colocadas em prática o quanto antes pela sua organização.

Quais são os valores da empresa?

E os valores do departamento jurídico em si?

Como engajamos hoje as pessoas neste sentido?

Como são as reuniões do departamento? Quais propósitos? Pauta? E resultados?

Enfim, perguntas, perguntas… Suas respostas é que dirão quem és e aonde estás indo.

Sobre o autor:

Gustavo Rocha: Advogado Pós-Graduado em Direito Empresarial com mais de 10 anos de vivência no âmbito jurídico. Atuou como gerente de escritórios de advocacia por mais de 4 anos. Experiência nos estados do RS, SC, PR e SP. Presta exclusivamente consultoria nas áreas de gestão, tecnologia e qualidade para escritórios de advocacia, mantendo sua OAB atualizada como ferramenta de luta nos interesses da classe junto a OAB e Tribunais, através das comissões da OAB. Possui publicação em livro pela OAB/SC no livro OAB em Movimento, OAB editora, além de diversos artigos publicados em revistas e periódicos físicos e eletrônicos. Atua também como palestrante em diversos eventos nacionais e ministra treinamentos in company de gestão e tecnologia.

site: www.gestao.adv.br

e-mail: gustavo@gestao.adv.br

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.