Liderar: a arte de se relacionar

Paulo Paiva
Paulo Paiva

Liderança é algo muito mais simples do que imaginamos. Digo, inclusive, que pode ser considerada um “dom” ou até mesmo uma “competência” a ser desenvolvida, desde que a pessoa tenha interesse legítimo em aprender a arte de liderar.

Liderar é inspirar e compartilhar – Inspirar as pessoas para que elas percebam o significado de trabalho como fator de realização pessoal e profissional e se mobilize para o alcance dos objetivos propostos e compartilhar conhecimento, informações, experiências, contribuindo com a educação corporativa e desenvolvimento de sua equipe.

O verdadeiro líder deve enxergar e perceber as pessoas como recursos humanos, respeitando a diversidade como comportamentos, habilidades, sentimentos e expectativas. O líder precisa ter uma percepção mais integrada referente ao ser humano e fazer uma gestão de pessoas de forma com que todos trabalhem juntos e comprometidos, os guiando em busca de um objetivo comum. O líder deve proporcionar um ambiente em que os colaboradores sintam prazer em realizar seu trabalho. Quando os colaboradores sentem prazer no que realizam, desenvolvem da melhor maneira possível suas atividades, alcançando assim os objetivos e resultados.

“Líder é aquele que pensa integrado, gerencia pessoas, recursos e diferentes assuntos em menos tempo; tem foco, inspiração, e influencia o comportamento das pessoas na busca por resultados mensuráveis”.

Ao estudarmos liderança, podemos observar os mais diferentes modelos aplicados até hoje por mitos, heróis e pessoas públicas representativas no mundo.

Um dos mitos mais estudados em liderança foi Jesus Cristo, que mesmo após mais de dois mil anos, arrasta multidões por meio de seus ensinamentos. Ao olharmos toda estória por trás desta figura que é Jesus, resumiria a liderança como a “arte de se relacionar”. Liderança é relacionamento!

As empresas possuem expectativas sobre seus líderes e seus colaboradores também:

  • Expectativas das empresas: resultado, valor agregado ao negócio e comprometimento.
  • Expectativas dos colaboradores: direcionamento, desenvolvimento e reconhecimento.

Alguns modelos de liderança existentes são: autocrático, democrático, liberal, paternalista, situacional, espiritual e Coach, entre tantas outras que tem surgido.

Contudo, a liderança foi evoluindo e desde um líder que estava focado somente na entrega das tarefas, outro somente na relação com as pessoas, outro na autonomia, vem sendo incorporado um modelo mais situacional, agregado de muitos ensinamentos e de valores como educação, carisma, amor em tudo que se faz, fé, entusiasmo, engajamento e protagonismo. A história da liderança vem sendo reescrita há séculos e continuará evoluindo. E o que dita qual modelo é o ideal é a cultura, o clima o ramo de negócio de cada organização.

Com as dificuldades que as empresas estão passando em decorrência da crise econômica, as mudanças exigem mais atenção, movimentos estratégicos e operacionais em todos os sentidos. O líder tem ainda mais responsabilidade de tomar decisões assertivas para manter na direção certa sua equipe. Em momentos de insegurança e incertezas, o líder deve engajar sua equipe e vencer os momentos adversos.

O sucesso de uma empresa depende dos esforços que o líder empreendeu para que fosse possível realizar determinada tarefa, pois ele que terá que avaliar o cenário organizacional e conduzir as pessoas em busca dos objetivos. Desenvolver uma visão integrada sobre o cenário e negócio da empresa, estar pronto para fazer o que for necessário para ajudar a equipe, resolver conflitos, elevar o desempenho dos funcionários os tornando mais produtivos por meio de treinamentos, encorajar a equipe e oferecer incentivos, são fatores fundamentais para uma gestão eficaz e engajamento de equipes e assim gerando uma relação de pertencimento.

Sobre o autor:

Paulo Paiva é Psicanalista, Palestrante e Coach. Especialista em Gestão de Pessoas, Paulo impulsiona as pessoas a alcançar resultados em suas carreiras, trabalhar em equipe, vencer desafios e solucionar problemas, tornando-as melhor a cada dia e compreendendo o seu verdadeiro papel diante do universo.

site: www.paulopaivapalestrante.com.br

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.