Programa de Qualidade de Vida pode ser solução para baixa produtividade

Crise reduz equipe, sobrecarrega funcionários e diminui desempenho

Fabiana Rachid Qualiforma
Fabiana Rachid
Qualiforma

Equipes mais enxutas, tendo de entregar projetos ainda melhores para driblar a crise, precisam estar com a saúde de ferro. Esta é a conclusão da Qualiforma, empresa especializada em medicina ocupacional, que quantificou o impacto de um programa com qualidade de vida no desempenho dos funcionários de uma empresa.

De acordo com a fisioterapeuta Fabiana Rachid, diretora técnica da Qualiforma, uma boa maneira de aumentar a produtividade nas grandes empresas é investindo na saúde dos seus funcionários. “Diferente do que muitos gestores pensam, a saúde dos seus funcionários é um ativo gerenciável”. Mapeando as principais patologias das equipes, por setores e funções, é possível identificar onde existem os principais gargalos de produtividade da empresa. Com uma visão ergonômica e de saúde, montar um plano de ações com atividades (Ginástica Laboral, atendimentos de Shiatsu, RPG, Quiropraxia, Fisioterapia, Acupuntura, etc.) pode ajudar a melhorar o nível de concentração e tempo de entrega dos trabalhos.

“Algumas pessoas acham que o cenário econômico atual não é favorável para o investimento de Programas de Qualidade de Vida, mas já comprovamos para todos os nossos clientes que a alta produtividade é uma consequência de funcionários saudáveis. Equipes com bem-estar elevado aguentam o ritmo de trabalho que o atual cenário tem exigido”, explica Fabiana Rachid.

Gabriel Diniz Qualiforma
Gabriel Diniz
Qualiforma

Além das já conhecidas aulas de ginástica laboral, os Programas de Qualidade de Vida Corporativos têm ganho cada vez mais atividades, a fim de criar um ambiente de trabalho produtivo que colabora com a saúde do funcionário. Aulas de Yoga, turmas de Meditação e Pilates e análises Ergonômicas dos ambientes de trabalho, são algumas das atividades oferecidas pela Qualiforma. Além das ações in company, a empresa também tem investido em desenvolver ações ao ar-livre com os funcionários de seus clientes, através de grupos de corrida e caminhada e até mesmo trilhas em locais paradisíacos, como Floresta da Tijuca, Pedra da Gávea, Parque Ibirapuera, entre outros.

Segundo pesquisa feita pela clínica MedRio Check Up, que avalia a saúde de executivos e funcionários de alta gerência no país, houve um aumento de 37,5% no número de pacientes com depressão no primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período em 2014. A pesquisa apontou ainda mais ocorrências em casos de insônia (alta de 19%), ansiedade (60%) e estresse (27,7%).

Funcionários estressados e sobrecarregados acabam faltando mais ao trabalho. “Levantamos o número de faltas e licenças médicas em nossos clientes antes e depois da implantação de programas de medicina ocupacional. Os resultados são impressionantes: ao investir na qualidade de vida de seus funcionários, as empresas percebem redução de até 30% no número de faltas ao trabalho”, conta Gabriel Diniz, diretor de negócios da Qualiforma.

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.