Mudança no Governo e o Impacto na Geração de Empregos

Rogério Sassarão
Rogério Sassarão

Se você está lendo este artigo é porque provavelmente se interessou pelo tópico “geração de empregos”, afinal, deve estar cansado de ouvir falar sobre “impeachment” e “mudança no governo”.

Não entrarei na questão política, mas tenho a certeza de que a irresponsabilidade praticada por alguns governantes afetou diretamente a autoestima dos trabalhadores. Não importa quem esteja no poder, a empregabilidade continua sendo de sua responsabilidade. A crise pode demorar um bom tempo para passar, contudo, se você estiver desempregado precisará se reerguer antes mesmo que a crise termine.

Para comentar sobre uma importante ferramenta de trabalho “Análise de SWOT”, muito utilizada pelas empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte, classifiquei a economia em quatro grandes grupos:

  1. Empresários, investidores, profissionais autônomos e semelhantes;
  2. Gestores e executivos de empresas, em quaisquer níveis;
  3. População que está empregada, inclusive no setor público;
  4. População que está desempregada.

Traduzindo “SWOT” do Inglês para o Português temos: Strenghts = Forças, Weakenesses = Fraquezas, Opportuinities = Oportunidades, Threats = Ameaças.

Após saber o significado de cada palavra, pare um pouco…“pense em como cada uma se aplica a você”.

Quer seja o grupo que participe, a sua situação que esteja, ou a decisão que irá tomar para seguir em frente na sua carreira profissional, em busca de um novo emprego, para gerenciar uma equipe ou tomar decisões estratégicas, é necessário saber quais as competências que você realmente é forte ou que precisa aprimorar.

O bom profissional de recrutamento e seleção é capaz de identificar as fraquezas de um candidato quando analisa um currículo ou realiza uma entrevista, e também é capaz de identificar as competências que este candidato não domina e que será necessário aprimorar para ocupar uma determinada vaga.

Enalteça as suas forças, aprimore suas fraquezas, fique atento as oportunidades e com isto reduzirá as ameaças.

Não é somente o tempo de empresa e a dedicação no dia a dia que manterá o seu emprego. Um trabalhador com muitos anos na mesma empresa pode ser sinal de remuneração alta. Dentro de uma organização costumamos dizer que é o trabalhador quem se paga.

Meu conselho é sempre utilizarmos o “SWOT”, pois, somente sabendo as nossas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, é que manteremos alto a nossa taxa de empregabilidade.

Sobre o Autor:

Rogério Sassarão Luiz, 24 anos de atuação em Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pessoas, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente em empresas de Médio e Grande Porte, tais como: Grupo Tejofran, Indústria Sudamax e Estamparia de Auto Peças Morillo. Integrante do conselho do Intersel Desenvolvimento Humano. Atuação em gestão de chão de fábrica, negociações sindicais, relações trabalhista, implantação e Gestão da ISO 14001, Meio Ambiente. Graduado em Economia, Especializado em Administração de RH e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Sant’Anna.

e-Mail: rogeriosassarao@hotmail.com

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.