Sedentarismo: vilão da produtividade nas empresas

Qualiforma cria programa corporativo para incentivar a perda de peso

No Brasil, 57% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso e mais de 20% são classificadas como obesas, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado. Além de ser um fator de risco importante para doenças como hipertensão, diabetes e até câncer, o sedentarismo também ocasiona a queda da produtividade no trabalho. Um estudo realizado nos Estados Unidos revelou que o aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) está diretamente ligado à frequência das faltas ao trabalho e, consequentemente, ao aumento no ajuste do plano de saúde empresarial.

Ao perceber que o problema começava a afetar a produtividade em alguns de seus clientes, a Qualiforma, empresa especializada em medicina ocupacional, elaborou um programa de qualidade de vida visando incentivar a equipe a sair do sedentarismo e adotar hábitos mais saudáveis.

Gabriel Diniz Qualiforma
Gabriel Diniz
Qualiforma

“No Medida Certa, os funcionários se voluntariam para participar de uma competição com o objetivo de perder peso e melhorar taxas como glicose e colesterol, por exemplo. Os funcionários são divididos em grupos e avaliados individualmente para estabeleceram suas metas. A partir daí, nossa equipe de nutricionistas e educadores físicos desenvolvem dietas e exercícios físicos personalizados para cada um e faz o acompanhamento mensal dos participantes”, explica Gabriel Diniz, diretor de negócios da Qualiforma.

Após seis meses, os funcionários são reavaliados para identificar se alcançaram sua meta individual ou o quão perto chegaram dela. Depois disso, a Qualiforma calcula a média de cada grupo para saber qual deles mais se aproximou de seus objetivos iniciais. Os integrantes do grupo vencedor são premiados.

“Esse programa já foi implantando em alguns de nossos clientes e foi um sucesso. Temos casos interessantes, como um funcionário que parou de fumar, começou a praticar atividades físicas e perdeu 15 quilos em seis meses. Ele não fazia parte do grupo vencedor, mas acabou sendo premiado individualmente pela empresa pelo seu empenho no Programa. É muito recompensador para a Qualiforma e para a empresa, porque as pessoas realmente começam a levar uma vida mais saudável”, afirma Gabriel Diniz.

Além dos benefícios para a saúde, o programa acaba integrando melhor a equipe e motivando os funcionários, que se tornam mais produtivos, com um nível de concentração mais aguçado, necessitando de menos horas extras para entregar seus projetos, além de reduzir as faltas e licenças para tratamentos médicos.

“Levantamos o número de faltas e licenças médicas em nossos clientes antes e depois da implantação destes programas. Os resultados são impressionantes: ao investir na qualidade de vida de seus funcionários, as empresas percebem redução de até 25% no número de faltas ao trabalho”, relata Gabriel Diniz.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.