Programa de Estágio Sênior

Fran Winandy
Fran Winandy

Com a recente divulgação do IBGE relacionada à diminuição das taxas de natalidade e aumento da expectativa de vida no Brasil, as pessoas parecem finalmente convencidas de que não somos mais um país tão jovem quanto acreditávamos.

No Brasil, o idoso trabalha: atualmente são cerca de 6,6 milhões de pessoas economicamente ativas.

Aqui, um idoso tem 60 anos ou mais, já que consideramos igualmente velha a pessoa de 60, 75 ou 90 anos.

Isso nos traz de volta o questionamento de sempre: afinal, o trabalho, para um idoso é necessidade ou sentido de existência?

Para quem assistiu o filme “Um senhor estagiário” a resposta é fácil: o sentido da vida volta com o trabalho, e a experiência demonstra ser boa para os dois lados, idoso e empresa.

Alguns mais céticos poderão argumentar que num filme as coisas podem ser colocadas de forma romanceada e que nem sempre o idoso será diplomata, paciente e inteligente. Afinal, estamos falando de pessoas. O que as diferencia é a quilometragem, mas pessoas são pessoas e podem ser boas, fofoqueiras, simpáticas ou preguiçosas.

Pessoas podem se adaptar ou não à cultura de uma empresa, independente da idade que tenham. Por isso, é importante que a empresa tenha um Programa de Diversidade.

Não basta seguir a onda e contratar pessoas mais velhas: a empresa precisa estar preparada para recebe-las.

Além disso, estes idosos precisam ser selecionados dentro dos parâmetros culturais da organização. E mais, devem participar de um Programa de Integração; devem ser acompanhados, treinados e avaliados.

Por fim, não podemos esquecer que no Brasil, o trabalho é uma necessidade para a maioria dos idosos. Necessidade financeira mesmo!. Portanto, implantar um Programa de Estágio Sênior pode ser um belo diferencial no Balanço Social de sua empresa.

Comentários: Na amistosa interação entre pessoas de gerações diferentes, no contato entre o moderno e o obsoleto, o filme “Um Senhor Estagiário” nos traz alguns pontos interessantes para reflexão sobre a possibilidade de se implantar programas semelhantes em nossas organizações.

Sobre a Autora: 

Fran Winandy é Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Gestão Humana e Social  nas Organizações. Com 30 anos de experiência na área de RH, é sócia de Consultoria, professora de Pós Graduação e especialista no tema Diversidade Etária.

Contato: https://br.linkedin.com/in/franacalantis/pt

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.