Qualificação online e presencial para empregados de limpeza

Facop oferece qualificação profissional, presencial e virtual, aos empregados do setor de limpeza

Especialista em limpeza, a Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP) foi à entidade convidada pelo presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), Edgar Segato Neto, para participar do Momento Limpeza realizada durante a 18ª Assembleia Geral Extraordinária, no dia 22 de junho em Brasília, Distrito Federal.

A FACOP é uma instituição privada sem fins lucrativos criada, em 2002, pelos Sindicatos das Empresas do Asseio e Conservação do Paraná (Seac-PR) e pelo Sindicato dos Empregados das Empresas do Asseio e Conservação (Siemaco Curitiba), e com sedes nas cidades de Curitiba e Almirante Tamandaré.

Adonai Aires de Arruda Presidente da FACOP e do Seac-PR
Adonai Aires de Arruda
Presidente da FACOP e do Seac-PR

“Falar que capacitar é o objetivo da Facop é muito pouco para definir o que esta Fundação realmente quer para as pessoas que fazem parte dela. Afinal, são diversas ações promovidas, que trazem ao setor de asseio e conservação uma possibilidade maior de empregar profissionais qualificados com técnicas adequadas à necessidade do setor. A ideia, sobretudo, é participar do fortalecimento do setor ao tornar os profissionais autoconfiantes e seguros de seu conhecimento, capacidade e responsabilidade, qualificando assim não só o profissional, mas sim uma classe inteira de trabalhadores que, hoje, vê surgindo no Brasil um setor que emprega, anualmente, uma média de 1,6 milhão de trabalhadores no país. É a valorização de um setor que mantém a base da pirâmide econômica do país”, explicou o presidente da FACOP e do Seac-PR, Adonai Aires de Arruda.

Escola técnica, oficializada pelo Ministério da Educação, a Fundação possui 13 salas de aula e laboratórios práticos de tratamento de pisos, limpeza hospitalar, limpeza administrativa, informática e copeira. Com uma metodologia exclusiva desenvolvida para o Setor baseada na formação continuada e combinação de teoria, prática e comportamental, a FACOP já emitiu mais de 40.000 certificados em cursos presenciais.

Cássia Almeida Superintendente Executiva da FACOP
Cássia Almeida
Superintendente Executiva da FACOP

A Superintendente Executiva da FACOP, Cássia Almeida, contou que a entidade desenvolve diversas ações ao setor de asseio e conservação, como o Centro de Formação Profissional Nahyr Kalckmann de Arruda (CEPNKA) – que qualifica e capacita gratuitamente os profissionais do setor com estrutura e corpo docente qualificado -, e também a Central de Emprego – que conta com o cadastro de diversas empresas do setor, disponibilizando vagas àqueles que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho. “Pelos relevantes serviços prestados à sociedade, a FACOP recebeu o título de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal” comemorou.

Por fim, Cássia Almeida apresentou a EaD FACOP (Cursos de educação a distância), cuja metodologia que foi construída com base na vivência profissional de limpeza e consegue trazer aos profissionais e às empresas do setor a possibilidade de se aperfeiçoar por meio da internet. “Oferecido num formato de videoaulas de curta duração, a EaD FACOP trabalha com estímulos sensoriais, apresentando animações e infográficos que complementam o aprendizado e possibilitam aos profissionais diferentes caminhos para a aprendizagem, utilizando uma marcação auditiva, visual e sobretudo, simulações práticas que reforçam a potencialidade de aprendizagem”, enfatizou e finalizou: “Todos os cursos da modalidade a distância foram produzidos tendo como base a realidade do trabalhador, ou seja, todos os cenários são reais, o que permite uma identificação maior do trabalhador e uma real percepção da prática laboral”.

Edgar Segato Presidente da Febrac
Edgar Segato
Presidente da Febrac

Na oportunidade, o presidente da Febrac parabenizou o trabalho realizado pela Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná. “Estive recentemente visitando a FACOP, fiquei encantado e impressionado com o trabalho de qualificação realizado, de tão alto nível, aos empregados do segmento. Futuramente trocaremos a letra P de Paraná, para a letra B de Brasil e teremos uma Fundação Nacional. Levaremos para os demais Estados esta importante instituição”, ressaltou Edgar Segato.

A 18ª AGE da Febrac contou com a presença da diretoria, dos presidentes dos Sindicatos filiados e empresários do setor vindos de todo o País.

Fonte: Assessoria de Comunicação Febrac – Jornalista Josiane Ebani

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

rhnydus

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.