O Que Você Quer Ser Quando Crescer?

Rita Alonso: "todas as vezes que me sinto cansada, desanimada, com vontade de desistir lembro deste triste e importantíssimo episódio que marcou definitivamente na escolha da minha carreira"
Rita Alonso: “respirei fundo e com uma voz bem pequenininha consegui responder: – Quero ser professora!”

Em sala de aula a professora pergunta aos seus alunos: – O que vocês querem ser quando crescer? Várias crianças levantam a mão. Eu me sinto tímida, calada e com um imenso frio na barriga.

Alguém diz que quer ser médico, o outro bombeiro, outro engenheiro e outro, ainda, responde astronauta. Continuo muda e rezando para que ninguém lembre que eu existo por conta da grande timidez que já fazia parte do meu mundinho.

Quando naquele minuto de silêncio que demorou horas veio a pergunta crucial: – E Você, Rita Alonso? O que quer ser quando crescer? Senti meu rosto queimar, minha respiração ficar ofegante, mas num rompante inesperado, respirei fundo e com uma voz bem pequenininha consegui responder: – Quero ser professora!

A seguir a cena que nunca mais esqueceria em toda a minha vida: Uma gargalhada geral ecoou por toda a sala puxada pela própria “Tia Terezinha”, que complementou o horror da cena dizendo: – Minha filha, só se você quiser morrer de fome!

E, novamente, mais gargalhadas!

Nestes meus 20 anos em sala de aula, todas as vezes que me sinto cansada, desanimada, com vontade de desistir lembro deste triste e importantíssimo episódio que marcou definitivamente na escolha da minha carreira e, principalmente, me vêm à mente o sentimento de determinação e força de vontade para galgar um caminho que eu sempre tive certeza de ter absoluta vocação.

Poucos anos depois deste fato, conheci a professora Elisa. Ela era linda, decidida e revolucionária em seus métodos de ensino. Ensinou-nos o significado de palavras como “personalidade”, “determinação”, “sentimento”, “talento”… Ah, que saudades eu sinto desta professora principalmente quando ela resolveu ler o livro “Meu Pé de Laranja Lima” no finzinho das aulas. Cada dia um capítulo, cada dia uma lágrima…

Vejo este dois casos -duas professoras diferentes- como decisivos na vida do aluno, a importância da conscientização por parte dos professores de seu papel como formador de opinião, de caráter e, até, em muitos casos, de auxiliar na formação de personalidade. E mais ainda: a importância de nossas atitudes quando se fecha a porta e ficamos no palco de uma sala de aula.

Aos 14 anos comecei a dar aulinhas de recreação na antiga LBA (Legião Brasileira de Assistência) no Parque da Gávea e lá, ainda, ingressei num projeto na Secretaria Estadual de Educação, onde alunos adultos assistiam num monitor à novela da Secretaria de Educação chamada “João da Silva” e após a novela educativa eu ministrava aulas de português, matemática, ciências… Logo a seguir entrei para o projeto MOBRAL, alfabetizando jovens e adultos. Desta experiência, a minha maior conquista foi ensinar uma senhora de 64 anos de nome D. Pedrina a ler e a escrever.

Até o dia em que peguei um ônibus e fui fazer minha inscrição para o vestibular nas “Faculdades Integradas Estácio de Sá” na Rua do Bispo.

Exatamente! A UNESA não era universidade ainda e só existia no bairro do Estácio-RJ. Consegui o segundo lugar do meu curso no vestibular. Terminei a primeira faculdade, fiz a segunda e ganhei bolsa integral para a pós-graduação. Daí comecei a dar aulas na própria faculdade, não parei mais e lá se vão 20 anos…

Amo o que faço e tenho um prazer imenso em lecionar. Nestes tantos anos como professora, conheci centenas de alunos e a melhor recompensa é, às vezes, cruzar a Av. Rio Branco ou estar num supermercado e ouvir alguém chamar: “- Oi, Prof. Rita Alonso!”

E isto não tem preço!

Além de provar para a “Tia Terezinha” que vim, vi e venci porque este era o meu talento. E que aos nove anos eu já sabia o que eu ia ser quando crescesse.

Sobre a autora:

Rita Alonso: Professora de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá há 20 anos. Instrutora dos Cursos do SEBRAE, SENAC e SESC. Funcionária há 25 anos da Riotur/Controladoria Geral do Município. Desenvolve trabalhos de consultoria organizacional, ministra treinamentos e palestras motivacionais.

site: www.ritaalonso.com.br

e-mail: ritaalonso@ritaalonso.com.br

 

Agradecimento

À todos que se identificaram com a Rita menina tímida, assustada diante de um desafio que nem ela sabia o quão grande seria, mas que na sua inocência e pureza sabia que teria um caminho lindo e gratificante a percorrer, o meu muitíssimo obrigada.

Cada palavra, cada consideração sobre o texto e sobre a professora que sou soam para mim como o reconhecimento, a glória por ter acreditado que sem perseverança nao se chega a lugar nenhum. Aos meus alunos o prazer de ter convivido com cada um e poder ajudar na construção de uma pessoa e um profissional de valor. Aos amigos, ah os amigos, todo este trabalho na verdade tem um pouquinho da força que recebi de cada um de vocês.

Enfim, à você que leu o texto, se identificou, gostou, acredite e leve seus sonhos adiante com muita, mas muita perseverança.
Acredite na voz do seu coração e muito sucesso para todos nós!!

Rita Alonso

Compartilhar Este Post

93 Respostas para "O Que Você Quer Ser Quando Crescer?"

  1. Me sinto emocionada porque como ela fui professora por 36 anos e hoje você falar que vai ser professora é causa de piadas mas esquecem que sem nós não formamos ninguém…
    Tenho 2 filhos e um deles se formou em História pela UERJ. É um ótimo professor e quando comento que fui…
    tenho um filho que o é e um genro também professor isso é causa de comentários: Professor?? Sim!!
    Mas hoje os alunos estão piores que antigamente. Depende de nós como essas turmas vão responder porque nossa postura mudou muito.
    Eu acho que ontem e hoje é parecido porque o Governo não nos da respaldo.
    Porque esquecem que são os professores que formam e constroem uma sociedade…
    Muito bom esse artigo Rita…

  2. Marcia crespo de Oliveira · Editar

    Parabéns Rita, vc já mostra sua força naquela sala com apenas 9 anos. Emocionante 😢👏😍

  3. Rita Alonso, você merece meu respeito.
    Na verdade a prof. Terezinha foi seu maior estímulo. Você é uma pessoa abençoada, pois aos 9 anos de idade já havia feito sua escolha. E que escolha digna, magistral e cativante!
    Que sua caminhada continue a ser iluminada. Desejo mais sucesso para você. Bjss da amiga Jussara.

  4. Eliane Estevam · Editar

    Rita, me emocionei com sua história, o que aconteceu em sala de aula poderia ter te desmotivado, mas não, você seguiu forte e decidida em seu intento e venceu. Parabéns e que todos não esqueçam, se não tivéssemos professores nunca teríamos médicos, engenheiros, advogados, etc. Um grande abraço e obrigada por não desistir.

  5. Carmelita Brasileiro · Editar

    Rita, que bonita sua história. É para ter muito orgulho mesmo. Pois ninguém seria alguém se não tivesse o professor.
    Parabéns texto lindo e profissão mais bonita ainda!

  6. Adelina Paula da Silva · Editar

    Rita,a professora Terezinha para sua vida profissional , te deu coragem para você alcançar seus  sonhos, mas a professora Elisa, ensinou  a você e a mim a lutar, a mostrar a que veio a este mundo. Tenho orgulho de ter  conhecido estas professoras e você uma vencedora, em todos os momentos da vida.

  7. PENA NÃO TERMOS NOS ENCONTRADO NOS CORREDORES DA Estácio onde dei aulas por muitos anos até ser demitida (demissão em grupo) pelo grupo novo que “assumiu” os cursos de Desenho Industrial e Design Gráfico. Tb sou professora por amor! Entre tantos outros desejos profissionais, alguns até que tb segui, o que sempre me fala mais alto é o de me manter professora. Felizmente, mesmo depois de ter tido um câncer de ovário, consegui retomar essa atividade. Agora sou professora de desenho na EAT da Faetec da Mangueira e estou em casa e feliz! Parabéns, Rita, seu texto devia ser discutido entre professores e aspirantes à nossa profissão! Beijos

  8. Cassemira Maia Kopycki · Editar

    😉
    Acredito que a resposta da professora a menina tímida que escolheu uma profissão que sempre foi e é pouco valorizada no Brasil é fruto de pouca reflexão, pois existe muitas profissões que o profissional ao escolher pode “morrer de fome”, porque também se valoriza pouco (salários baixos, para enormes responsabilidades). 

  9. Como dizia Steve Jobs:” Não deixe o ruído da opinião das outras pessoas calar a sua própria voz interior. Tenha a coragem de seguir o seu coração e intuição.”

  10. Suzana Almeida · Editar

    PARABÉNS PROFESSORA RITA.Não a conheço pessoalmente, mas saiba que me identifiquei com seu texto e parabenizo por ser tão apaixonada pela educação e por ajudar a desmistificar a idéia ruim que se faz do professor. Afinal este também tem seus momentos de prazer como muito bem mencionado em seu texto.

    Felicidade a todos nós nesta profissão que a todo tempo tem que ficar provando sua importância e seus benefícios para quem está do outro lado.

  11. Olá Profª Rita, minhas saudações.

    Saiba que “muitas são as vistas que descortinam aquele que alcançou o cume da montanha”. Você optou pelo magistério porque entendeu que sua realização pessoal estava em dimanar o conhecimento e não apenas retê-lo para si. É claro que isto demandou muita determinação, coragem e auto confiança, que são fatores decisivos para o sucesso. Você é guerreira.

  12. Manuel Caetano · Editar

    é de facto um depoimento,muito interessante,vindo de alguém que sempre soube o que quis.lutou fez por isso e aí continu-a,numa área tão importante como a educação.~tenho por lema,dizer,que independentemente de outros profissionais serem importantes na vida de um país,há duas grandes áreas,por quem tenho muito respeito e admiração e especialmente quando executados por profissionais,entrgues,que é a medicina,um pais pais sem saúde é um povo doente sem capacidade de trabalhar e a educação,um povo inculto é um povo atrasado a todos os niveis.e estes são de factos os dois grandes vectores de o avanço de uma nação.para isso deverão estar dotados dos grandes profissionais das áreas.no fundo,ensinar quem realmente nasceu para isso,curar quem também se entrega.e não é fácil ensinar e curar bem.é para alguns para aqueles que sempre foi isso que quiseram fazer.gostei muito do seu depoiento.o seu sonho cocretizou-se,mas ainda não acabou a sua tarefa,todos os dias o Brasil Portugal,o mundo presisa de pessoas como a Rita.o meu forte apoio e minha admiração pela pessoa que é.beijinho grande.Manuel Caetano.técnico agrário

  13. Rita:

    A sua história é muito linda, mas tão só aos olhos de quem se move pela paixão. Tenho 60 anos de idade, sou advogado há 22, mas nunca esqueci as minhas professoras. Lembro o nome de todas elas, desde a primeira, quando iniciei o antigo curso primário. Com cada uma aprendi algo diferente, além do ensino escolar. De todas me tornei amigo e recebi em troca carinho e respeito.

    Há coisa de uns dois anos, cruzei na rua com um antigo professor do ginásio. Ele se chama Gerson e leciona matemática. Um grande sujeito. Ele ia passando por mim quando eu lhe disse: amigo Gerson! Ele parou, olhou pra mim e perguntou: você é o Roberto, do Instituto Filgueiras? Nos cumprimentamos com um apertado abraço. Quando nos despedimos, com os olhos cheios de lágrimas ele me disse: foi muito bom te rever, e melhor ainda ser lembrado por você!

    A sua “tia Terezinha” deve ser uma das milhares de profissionais, não só da área de ensino, que escolheram uma profissão por necessidade, não por amor, como é o seu caso. Você é um exemplo para muitas outras professoras e professores que sequer sabem porque estão dentro de uma escola.

    Exercer uma profissão é o mesmo que fazer sexo, Rita: se você não gosta dela, faz por obrigação, sem amor, e isso é terrível!

    Um grande abraço…

  14. SONIA MARIZA VAINI TONETE · Editar

    AMIGA CADA DIA TE ADMIRO MAIS COM SUA DELICADEZA ,COM SEU CARINHO AMOR ENTAO ,SÓ PEÇO A DEUS QUE TE ILUMINE SEMPRE AMO VCS MINHA LINDA BEIJOS..

  15. Sabe, que não surpreende tantos elogios, tanta identificação, tanta gratidão e tanta admiração? E sabe por que? Porque você sabe o que diz, como diz e, mais que tudo, escreve com a alma. Você permite que sua mente faça uma psicografia da sua alma e o resultado é essa maravilha.Beijo

  16. sonia mariza vaini tonete · Editar

    Rita se eu já te admirava agora entao amiga mais ainda,,que lindo essa vontade e carinho que vc tem em ajudar e passar essa alegria essa firmeza que eu amo ser professora ,isso hoje em dia anda dificil ,mas vc com esse jeitinho e essa delicadeza,vai longe ,que luz linda vc tem minha linda que deus abençoa vc sempre e a sua dedicaçao ……………….beijos………..

  17. maria do carmo brazil · Editar

    Minha querida amiga Profa, Rita Alonso, não preciso dizer muito, mesmo porque todos tem falado o tanto que você é e representa profissionalmente para tanta gente que nem sei se voce poderia contar em números. Mas queria simplesmente falar da mulher Rita, forte, determinada, bonita por fora e principalmente por dentro. Rita simples, amiga, poderosa! Vencerá sempre porque você merece, você quer..você não vai parar nunca..pra sempre grande mulher, exemplo pra todas nós!
    Beijoss … você é meu vício..rs 

  18. Boa noite Rita, de facto o testemunho é muito interessante. Sou um jovem empresário no ramo de Mediação Imobiliária e como tal adoro conhecer pessoas e testemunhos de pessoas espectaculares como você. Cumprimentos e até breve.

  19. Hellieck Oliveira · Editar

    Olá Rita, que história encantadora, tanto quanto sua profissão! Como admiro isso, vocação, paixão e determinação. A paixão pelo que fazemos permite superar desafios, romper obstáculos e aflora empatia e humildade, virtudes que vejo em muitos professores que são assim como você. Parabens Professora!

  20. Roberto Antunes · Editar

    Ola, Rita , vc certamente e uma vencedora , desde que nasceu , pois acreditou nos seus sonhos e ideais foi em frente sem medo de fracassar e venceu, eo que digo sempre para meus pacientes ‘ O QUE TORNA OS SONHOS IMPOSSIVEIS E O MEDO DE FRACASSAR ”

    CONTINUE SEMPRE ASSIM, NOS DANDO BONS EXEMPLOS. ABRAÇOS , PARABENS!!!!!!!!!!

  21. Querida Rita, seu artigo é um belíssimo testemunho de uma mulher vencedora pela perseverança de buscar no seu ideal o propósito da sua vida. Seu artigo deveria ser entregue a todos estudantes no primeiro dia ao entrar na faculdade, seja de que cadeira for, como um texto motivacional para a vida deles. Não vou questionar se os 20 anos foram recompensadores financeiramente, mas a verdade é que espero que a Profa. Terezinha tenha descoberto a felicidade de ser uma transformadora de vidas pelas aulas que deu do que uma destruidora de ideais. Se nestes 20 anos apenas um dos seus alunos ao concluir o ano lhe disse obrigado professora, valeu toda uma vida de amor e dedicação a causa sacerdotal de ensinar. Como professor que sou mas que optei pelo chamado maior de levar informação verdadeira as pessoas como jornalista, te dou os parabéns. Sem te conhecer pessoalmente, nem ter assistido a uma única aula tua, em nome de centenas de cabeças que você ajudou a encontrar o caminho, concluo escrevendo: Obrigado professora, valeu sua vida.

  22. Reynaldo Zaccara de Campos · Editar

    Rita.
    Achei lindo e comovente a sua historia.

    Vamos esquecer a Professora Terezinha, o passado não importa, valeu seu espirito de luta e voce venceu.Poderia ter escolhido algo que financeiramente melhor, mas transferir conhecimentos e sentir-se realizada é o que importa. Nos dias atuais ser professor é ser heroi, não existe respeito por tão nobre profissão\\\\\\\\\\\\\\\\\\nestes seus 2o anos de dedicação tenho certeza que ensinou o que hoje sejam grandes profissionais em todas as areas.
    Sempre atuei na area de RH, mas nunca exerci o magisterio e como deve ser penoso.
    Amei dar meu humilde testemunho.

  23. Regina Castelar · Editar

    Rita, você é uma das pessoas mais íntegras que já conheci . Parabéns ! Sobretudo pelo amor que você dedica à sua profissão, continue sempre assim .
    Beijos

    Regina

  24. A escolha da Profissão é um momento muito delicado, pois muitas vezes ainda surgem dúvidas do caminho em que devemos seguir. São muitos os fatores que devemos levar em consideração, mas o objetivo principal deve girar em torno da satisfação que será alcançada através da escolha certa, da alegria de fazer o que se gosta, o que resultará em maiores esforços para enfrentar os obstáculos que possa aparecer no caminho, fazendo-nos crescer profissionalmente. É importante que a pessoa tenha interesse em aprender sempre, que esteja atualizada, que saiba trabalhar em equipe, para uma troca de conhecimentos e experiências, que tenha uma visão inovadora e positiva de sua atuação profissional e acredite no seu potencial. Hoje em dia existem muitas áreas diferenciadas, existem muitos canudos, profissionais interessados em status e retorno financeiro e nem sempre atuando naquilo em que gosta. Nem sempre encontramos profissionais que vistam a camisa da profissão escolhida, que tenham empenho, dedicação e uma boa qualificação, que associem aquilo em que gostam de fazer e realizam com prazer, tendo retorno não só financeiro, mas um reconhecimento de ter feito o melhor e ser parabenlizado por isso. Professora Rita, gostaria de te elogiar pela bela publicação na RHevista e por esta pessoa e profissional maravilhosa que você é. Parabéns, Sucesso e muitas Bençãos em todas as áreas de sua vida.

  25. Oi Professora Rita Alonso, muito linda a sua história e quantas histórias parecidas não acontece por aí todos os dias e quantos grandes professores deixam de existir nesse  belo mais injusto pais. Gostaria de saber até quanto vai ficar apenas nas promessas políticas a valorização do professor do ensino infantil, fundamental e médio? Esse país precisa de tanta coisa a ser feita e eles poderiam cumprir pelo menos uma de cada vez em cada eleição e mesmo assim, promessas para serem feitas não iriam faltar.  Abraços.

  26. Rita, minha colega seu texto é simples e objetivo comunica perfeitamente, o sentimento de quem abraça uma profissão por amor, e não se intimidou com a opinião negativa da professora, que demonstrou ter baixa autoestima, e era apenas uma repassadora de conteúdo e não uma educadora. Poucos são aqueles que fazem educação, que entendem o que é ser educador. Você é um exemplo de educadora que precisamos tanto na educação básica quanto na superior onde estamos percebo em sua postura quando dialogamos mesmo à distância. Continue assim, animada, bem humorada e, principalmente, uma colega que demonstra ser uma excelente professora e pelo que já consegui perceber grande amiga.
    Abraços fortalezenses
    Rose Palmeira, professora

  27. PROFª RITA,
    COM CERTEZA EDUCAR NÃO É PRA TODOS.OS EDUCADORES DEVERIAM NÃO SÓ TER CONHECIMENTO, COMOTAMBÉM VOCAÇÃO E CONSCIÊNCIA DA IMPORTANCIA DOS VALORES QUE PASSAM. VOCÊ É UMA DESSAS PESSOAS ESPECIAS QUE JÁ NASCEM COM LUZ PRÓPRIA. PARABÉNS PELA CARREIRA ESCOLHIDA E POR SER UMA PROFª TÃO CARISMÁTICA.

  28. Profª Rita Alonso, seu texto deveria ser distribuído nas escolas para que os educadores tenham consciência da importância da profissão escolhida e parem de somente lamentar e começar a fazer algo para melhorar a péssima qualidade da educação neste país. Se o professor não se valorizar, ninguém o fará por ele!!!Parabéns por sua trajetória de sucesso!!!!!

  29. Rita,Meu simplesmente “Parabéns” pelo o seu lado social,profissional e humano demonstrado nesse texto de modo simples e pessoal que nos transmitiu com tanta positividade!! Que possamos ter sempre educadoras como você no mercado de trabalho.
    Beijos.

  30. É Rita, Infelizmente a Professora Terezinha era uma das milhões de professoras por esse Brasil que estão despreparadas para linda carreira, uma vocação que forma o carater e ensina os primeiros passos da cidadania, profesores e pais muitas das vezes não sabem o quanto suas palavras tem peso na formação de uma individuo, você conseguiu seguir o caminho que já tinha traçado, mais muitos teriam se sentindo desqualificados e poderia arrastar isso por sua vida inteira, poderia ser uma pessoa que não conseguiria mais falar em publico, que desenvolveria medo de expressar seus desejos, e tudo isso por um momento infeliz, que a professora poderia ter contornado, mas apenas reforçou o problemas. Por Isso parabens… e tenho certeza que vc semeia lindas flores pelo seu caminho…

  31. RITA QUERIDISIMA… ESTVA NO EVENTO DE MEU FILHO, O CRIARH,QUE ESTE ANO ESTEVE MARAVILHOSO E POR ISSO NEM PASSEI AQUI ANTES..vOCE SEMPRE MARAVILHOSA, UMA GRANDE GUERREIRA..PARABENS PELO TEXTO SERVE DE EXEMPLO .
    GRANDE BEIJO E MUITOMAIS SUCESSO AMIGA… EDNA PAIVA-RECIFE

  32. Cris Antunes - Consultora de Carreira · Editar

    Rita, Eu acredito que devemos trabalhar com o que gostamos e isso fará’ com que tenhamos sucesso profissional. Devemos ouvir nosso coração, acreditar em nos mesmos, termos planejamento e determinação e conseguiremos alcançar nosso sonho. Parabéns pelo artigo. Um abraço Cris Antunes

  33. maria lucinéia alves dos santos · Editar

    Oi profª Rita,
    é com muito prazer que deixo esse comentário…
    tudo que vc disse é verdade,é emocionante ver alguém nos chamando
    de profª ,ver as crianças do bairro crescendo…suas carcterista seus sonhos se realizando…
    e o melhor é saber que fazemos parte da vida deles,que ajudamos-os a construi sua personalidade,homens de valor e caracter.
    profissão professor é assim… mágica para quem vê,mágica para quem consegue sentir…

    grande abraço!
    maria lucinéia.

  34. Todos nós temos personalidades e e maneiras de pensar totalmente dissonantes uns dos outros, portanto todos teremos sempre histórias de vida nada iguais , apesar de algumas semelhanças culturais entre todos nós.

  35. Olá minha amiga Rita Alonso, parabéns pela sua personalidade e vontade de vencer fazendo o bem, muito boa sua historia de vida, você e um exemplo para ser seguido, o mundo necessita de mais gente igual a você.

  36. Rita com certeza felizmente não estamos morrendo de fome, mas te digo algo, nunca imaginei ser professor, apenas queria ser mias um jogador, nao fui e hoje sou um professor desses que tenta fazer a diferença com amizade,sinceridade,carinho, e calor humano, e o que precisamos é dedicação acima de tudo buscar fazer algo q os governantes desse pais nao faz.. Fazendo nossa parte só assim vamos formar novos valores humanos em cada pedaço desse território

  37. Joseane Barbosa · Editar

    – Olá Rita Alonso. Me comovi com sua resenha.
    confesso que me vi em alguns momentos, como por exemplo
    quando diz que era tímida, timidez é meu maior problema.
    Meu nome é Joseane, tenho 17 anos, faço NORMAL (formação de professora).
    ”Já conheci muitas tiasTerezinhas”. Mas na minha opnião, nós temos que
    lecionar não por obrigação e, sim, por dedicação pois dedicação é tudo.
    Professora Ria , desejo-te tudo de ótimo na sua vida, que você possa realizar
    todos os seus sonhos, pois para mim você merece.
    Beijoos , Joseane Barbosa.

  38. Oi Rita! Realmente voce venceu a Tia Terezinha em tudo sabe por quê? Porque faz tudo por profissionalismo serio e a professora naturalmente fazia por obrigação, apenas pra ter uma profissão, mas sem o amor ao profissionalismo. Como te conheci ainda adolecente digo que voce tem uma linda historia e é uma grande vencegora. Seu recado é: siga seu sonho e lute por ele, acertei? Parabens a esta grande mulher: voce. Bjos

  39. Professora Rita Alonso PARABÉNS!
    não sei mais o que dizer.
    Pois todos os dias, chego no trabalho e a primeira coisa que faço é ler sua mensagem e quando posso leio alto para os colegas ouvirem e refletimos juntos.
    Parabéns mesmo.

  40. Com certeza você passará seus ensinamentos com amor….vi tb que vc é instrutora do SESC, eu trabalho no SESC/PE, foi bom saber disso..abç

  41. Oi Rita,vc merece tudo isso, vc é muito simples, mãezona,dedicada, amiga, em fim não tem como
    mensurar,elogiar vc,quando eu conheci vc me parecia uma pessoa boa………………….hoje eu vejo

    a pedra preciosa que vc é.
    Rita vc é feliz pq vc fez tudo com muito amor e dedicação.

    PARABENS
    Te adoro, se hoje dou minhas cacetadas em informática agradeço a vc, querida Rita não esqueço nunca de vc.
    bjs

    Pedrina

  42. Deivth Azevedo · Editar

    😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 Quando o talento flui do coração tudo é possível. A etapa mais dificil deve ter sido vencer a timidez, mas conseguiu o sucesso motivada pelo episódio de constrangimento gerado na infância. Quem dera que todos os professores tivessem o amor pelo o que faz como a Professoa Rita Alonso tem. Como já disse uma vez e volto a repetir, é um belíssimo trabalho. PARABÉNS.

  43. Oi, Rita! Muito legal sua história!! Eu também tive uma “tia Terezinha” na escola… O que eu acho triste é uma professora desqualificar a própria categoria profissional e esquecer que teve a liberdade de escolha e o poder de transformar, através de seus alunos, toda uma lógica errada… Bom, com o discurso equivocado da “tia Terezinha”, você não desanimou e seguiu em frente com seu sonho!! Parabéns!! Um grande beijo

  44. Querida,
    Pessoas com pensamento similar ao da “Tia Terezinha existem as pencas. Elas estão do outro lado da calçada da vida,do lado sombrio e, portanto, merecem nossa compaixão. Sofrem sem saber a causa, porque os degraus nessas vidas são mais árduos.E ainda disseminam negatividade para quem não traz a flor da fortaleza dentro de si, ainda que por desabrochar, como foi no seu caso. Lembrei-me de mim porque eu também era um poço de timidez.
    Mas o que marca no seu texto, além de maravilhosamente bem escrito, é que, você, apesar de criança tímida e envergonhada não se deixou contaminar pela sombra da negatividade. Por estar do outro lado da calçada, você iluminada, seguiu no seu propósito. E hoje é essa pessoa linda, esplendorosa, excelente profissional e , como se não bastasse, muito bonita. Parabéns!!! LUZ!

  45. Querida Rita, parabéns pela bela e rica história profissional e de vida!!

    Que você tenha, sempre, a mesma determinação dos primeiros anos e cada vez mais, permaneça a bela ser humano que conheço.

  46. Oi Rita,
    Obrigada por compartilhar sua vitoria! Mexeu muito comigo… Essa tambem foi minha escolha! Estudei na Universidade Catolica de Salvador, porem sem recursos financeiros, nao pude me graduar e vim para os Estados Unidos! Hoje tenho uma familia linda, um grande companheiro e filhos super talentosos, que me deram a oportunidade de seguir usando um pouco do talento que Deus me deu. Nao somente posso educa-los no nosso idioma, mas tenho o prazer de escrever para revistas em todo o mundo sobre o talento do meu pequeno gigante: Gabriel Da Silva! Meu filhinho mais velho,de 6 aninhos, que e campeao de motociclismo! E agora o meu pequeninho Philippe, de 5 anos, tambem comecou a correr de moto! Quando tiver oportunidade visite o site do Gabriel: http://www.GabrielDaSilva.com e seu Facebook ( Gabriel Da silva – Bike Racer) http://www.facebook.com/profile.php?id=100000617900852&v=wall&story_fbid=147791515251444&ref=notif&notif_t=wall#!/pages/Gabriel-Da-Silva-Bike-Racer/101627636260?ref=ts
    Mais uma vez obrigada por compartilhar sua linda historia! Que Deus te abencoe e continue te usando na vida de muitos!
    Com muito carinho,
    Luciana

  47. Conceição Torres · Editar

    Obrigada Rita

    Estava precisando mesmo ouvir sim este tipo de palavra: vocação ou missão é diferente e nós que escolhemos por amor uma profissão bela, que envolve doação , vez por outra nos sentimos constrangidos pelos desafetos do dia a dia, na maioria não dos alunos, eles são tão carentes, que sempre dou o desconto, mas os “gestores” da educação se desumanizam e muitos colegas vejo que não iriam jamais entender o desabafo que fiz para você.

    Profa. Rita, para você confiro o diploma de amiga, mestra e grande ser de luz.

    Parabéns!

  48. prof.telma gameleira · Editar

    adorei!
    parece q. estava me ouvindo, me vendo entende?
    tenho colegas prof. q. tem doutorado, mestrado e ñ possui o dom de transmitir, de ensinar.
    enquanto outros sem estes titulos fazem muitoooooooooo bem.
    esta explicado, querer ser, saber fazer….faz toda a diferença.
    bjo grande.

  49. Claudio Nascimento · Editar

    Bom dia Rita,

    Que delicia sua resenha “O que você quer ser Quando Crescer?”
    Voltei no tempo. Quem de nós nunca passou por esse episódio na vida não é mesmo? Assim como você, também fui uma criança muito tímida e retraída. Falar o que eu queria ser quando crescer e, sobretudo, para aquele montão de gente, era a morte pra mim. Quando chegou minha vez, respondi: CAMINHONEIRO. Em seguida veio a pergunta: por quê? Porque gosto de caminhões e de dirigir. Esse é o sonho de 50% dos garotos, os outros 50% querem ser jogador de futebol.

    Hoje sou graduado e licenciado em Letras, com MBA Executivo em Gestão de Pessoas. Recusei fazer Administração após um teste vocacional indicar essa profissão. Achei que Letras me daria menos trabalho, uma vez que, era só ler e escrever. Só me dei conta de que estava enganado no 4º período, mas aí já era tarde, e como já estava “lascado”, resolvi fazer mais 3 anos e sair com habilitação em espanhol e literaturas de língua portuguesa. O engraçado disso tudo é que sempre trabalhei e trabalho na área administrativa, e sou apaixonado por isso. O teste vocacional estava certíssimo. Abraços a todos

    😛

  50. RITA, ALÉM DE LINDA A SUA HISTÓRIA, A SUA DETERMINAÇÃO SÓ NOS MOSTRA QUE TER SABEDORIA É FUNDAMENTAL PRA ENCARAR AS ADVERSIDADES. PARABÉNS PELO SEU SUCESSO E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO SEMPRE!!!

    😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛 😛

  51. Isaias Nascimento Cardoso · Editar

    Seria dificil imaginar em um ambiente educacional ter tido um incoviniente causado, principalmente vindo daquela que tinha obrigação ética, de dar impotância aquela criança naquela idade, em ter entereserese em continuar a uma onrosa e brilhante carreira, que estava exercendo. Tendo uma segunda professora que lhe transmitiu confiaça amor,crainho e atenção e sim conseguira transmitir tudo de bom que a srª representa, meu mto abrigado por esta tendo grande previlégio de ser um dos seus aluno. abraços 😉

  52. Rita

    Meu nome é Ede Carlos estou no terceiro perio de adminitração na puc arcos-mg, acompanho e leio todos os dias os email que são enviados por você ….
    eu queria te falar como todos os textos envido por você eu gostei muito desse texto. Espero que você continui assim ajudando as pessoas com o simples dom da palavra..
    🙂

  53. Jeferson Martins · Editar

    Não sabia dessa história!!!
    Parabéns pela perseverança e pela sua doação à vida de muitas pessoas. Foi ótimo ser seu aluno – continuo crescendo na área de RH e, com certeza, com sua contribuição!
    Que Deus te abnçoe!!

  54. PROFESSORA (com todas as letras maiúsculas), parabéns pelo sucesso e pela sua história de vida. Meus pais sempre disseram-me que não importa escolher uma boa profissão e sim ser bom na profissão de escolha, e isto com certeza você é.
    Novamente parabéns e mostre a sua professorinha que riu de você o seu sucesso…
    Beijos.

  55. Rosileide santana · Editar

    Olá, Prof. Rita, esse artigo me fez voltar na minha época de primário , época esta, cheia de medos e tabus.
    Ah!, como é importante a palavra e o conforto do professor nesses momentos, não é?
    Ainda bem que as gargalhadas e a frieza daquela prof, não foram suficientes para você desistir do seu objetivo. Parabéns ! pela sua coragem e respeito para com seus alunos.
     

  56. Maravilhosa lição de vida. Todos nós temos que fazer o que realmente nos dá prazer e assim mostrar nosso verdadeiro talento.

  57. Rita parabens por ser esta mulher “coragem” me sinto feliz por ouvir vc contar esta historia e ser vitoriosa obrigado por seu exemplo de vida

  58. 😉 Olá Profª Rita, foi um prazer lê esse depoimento, ainda existem profissionais que AMAM o q fazem!!!! Vc é um exemplo! estou no lugar certo!!!!!!!!!

    Beijos

    Merijane

  59. Cosme Valuche de Azevedo · Editar

    O que ocorre em nossos dias e, talvez sempre tenha sido assim é que o ser humano não coloca
    satisfação naquilo que quer fazer, mas quanto ele vai ganhar para fazer. Pensando desta forma os valores humanos também viram mercadoria. A moral a ética em nossos dias estão flagelados. Será que alguém quer ser professora nos nossos dias? E aí, como fica o futuro? Voce foi muito feliz quando disse querer ser professora…falou do coração e sua inocência de criança te levou a ser o que você é hoje. Parabéns a você que contrariou o sistema.

    Cosme Valuche

  60. Olá Rita, que saudades ser mestre realmente é um grande previlégio, lembro-me como ontem: cai de paraquedas dentro do RH e tinha que fazer um curso de recrutamento e seleção, quem surgiu no meu caminho? VOCÊ isso foi determinante, pois encontrei todo o apoio e suporte que precisava, muitos não entende a verdadeira importância do mestre, muito obrigada por você existir !!!! bjos

  61. Olá Ritinha, ótimo texto… a história é linda e demonstra que dedicação, vocação e força de vontade são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer profissional. Parabéns pela profissional que vc se tornou e mais ainda pela professora que vc é.
    Grande beijo e muito sucesso….

  62. Maria Pia Moreira · Editar

    Olá Rita eu sou sua fã e vc sabe disso te conheci num Curso rápido na Estácio e realmente o teu talento e ministrar aulas e ser uma boa mestra é dom e um dom incomensurável pq e com as professoras do tipo da Elisa que a gente se apruma na vida Adorei bjs Maria Pia

  63. Que texto delicioso!!! Parabéns… Fiz uma viagem na linha do MEU tempo e fui ao “primário” – lembrando das “tias” boas e más – ; fui ao ginásio, ao científico e ä Faculdade Estácio de Sá, aquela da Rua do Bispo!
    Lembrei-me que, em pequena, queria ser “jornalheira”pois na minha cabecinha, quem vendia, fazia!
    Parabéns Rita pelo estilo, pelas lembranças e por compartilhar conosco um pedacinho da sua vida.
    bjs

  64. Rita,
    a primeira professora não gostava do que fazia, já a segunda tinha amor pela profissão, então siga fazendo o que você gosta

  65. As “tias Teresinas” infelizmente não existem somente em salas de aula, mas existem também em nossas familias, no trabalho e nos grupos sociais a qual pertencemos. Mas, a grande diferença está na pessoa que ouve, pois parece que para muitos serve de estimulo, e foi o que aconteceu com você. Parabens!! Pois são exemplos assim que nossos jovens precisam ouvir e servir de motivação para continuar em busca de seus sonhos.
    Ruth Leite – Instrutora de Normalização de Projetos – Fortaleza

  66. Lendo seu texto Prof.Rita, fui remetido ao passado, no meu primeiro ano de colégio e minha professora também Terezinha, ao contrario da sua não perguntou nada, só lembro dos puxões de orelha que ela dava em toda classe..bom enfim…velhos tempos excelentes que não voltam mais…Parabéns e muito mais sucesso….que isto ninguém tira da gente.

    Clovis

  67. Cresci vendo minha mae professora , as vezes reclamar , mas sempre com orgulho da profissao , me tornei jogador de futebol , conheci o mundo e aprendi muita coisa , mas hoje me vejo realizado na minha nova funcao , como treinador , q humildemente me sinto um pouco tbm professor e tenho certeza q encontrei o q realmente queria fazer na minha vida . Estou no Kuwait e gosto muito de receber suas mensagens , parabens professora .

    Edgar Pereira

  68. Gabriela Blauth · Editar

    Espero que a tia Terezinha leia esse seu texto para ver a importancia que teve na sua vida! e que não envergonhe seus alunos novamente pois sei como é constrangedor, sou bem timida também e quando tem apresentações no meu curso sinto as mesmas coisas, sinto queimar o rosto, mãos frias e suadas, gaguera e por ai vai! Legal saber que você acreditou no seu sonho e foi atrás do que queria, isso eu levo como exmeplo na minha vida e acho que muitos jovens em formação com eu, levam. Pois nada melhor do que aprender com a experiência de vida de alguém, conselhos verídicos e não algo que deixa dúvidas.. e também alguém que apesar de não conhecer pessoalmente, deseja o bem do próximo! Professora Rita, aqui ficam meus mais sinceros agradecimentos por me ajudar quanto as dúvidas em relação a entevistas, pois sempre que preciso de uma dica entro no seu site e saio de lá satisfeita! e minha admiração por ter conquistado seu sonho e ajudares quem está em formação! parabéns pela sua tragetória e mais sucesso!!! Gabriela Blauth – estudante Técnico meio ambiente Canoas

  69. Linda Rodrigues · Editar

    : Parabéns pelo seu texto. A sra escreve muito bem . Consegue nos transportar para a situação.

    Dar aula não é facíl para quem não tem o dom.É uma pena que os professores não são valorizados pelos jovens atuais.E financeiramente também ganham muito pouco.

  70. Rita, me emocionei com a sua história. Se a sua ex-profª Teresinha te visse hoje, diria, eu estava errada. PARABÉNS!!!
    😀

  71. Olá Rita!
    Te acompanho pelo grupo Scelta e é sempre positivo ler aquilo que vc expõem de todo o coração. A minha primeira professora tbm se chamava Terezinha, mas diferente da “sua” Terezinha, esta pode me proporcionar alegria em aprender, os primeiros reconhecimentos do que depois eu descobriria como autoestima e por aí vai… Parabéns pela sua vida, pela sua carreira e pela sua escolha de ser feliz! Grande abraço!
    Daniela Gomes – Analista de RH – Distrito Federal

  72. David Alexandrino · Editar

    Prfª Rita, nunca fui seu aluno de faculdade mais aprendo muito com você, tem uma linda história de vida, o que nos inspira a prosseguir lutando para conquistarmos o que sonhamos, obrigado pela inspiração. No mundo sempre existirão as “Professoras Terezinhas” mais isso é pra ser usado como motivação mesmo. Um forte abraço.
    David Alexandrino – Estudante de Administração.

  73. Bernadete Mafra · Editar

    Rita,

    Recebi a sugestão de leitura de sua matéria através do grupo Sceltarh e confesso que fiquei muito emocionada com o seu depoimento. Somente uma pessoa sensível e disposta a deixar sua contribuição positiva para a humanidade consegue persistir, avançar e superar os efeitos das “tias Terezinhas”. Que bom que existem as “Professoras Elisas” que conseguem tocar os corações e ajudar a formar os construtores de um mundo melhor.

    Parabéns!
    😛

  74. Rita,
    Belissima história, isso mostra a determinação e paixão pelo o que você queria ser, e por fim conquistou e continua conquistando a cada dia de sua vida profissional.
    Vejo que para ser chegar onde se quer, temos que primeiramente gostar do que fazemos, ter o prazer incondicionalmente dos obstaculos, e acreditar em si mesmo. Mais sucesso para você e que Deus te abençõe

  75. Beatriz Máximo · Editar

    Professora Rita…muito bom e emocionante!!! Gosto de como exerce seu oficío, hoje tenho muito mais respeito e admiração.
    Beijo grande

  76. Belíssima abordagem! Um verdadeiro professor é, antes de tudo, um educador. Todo o conteúdo, toda a metodologia aplicada deve ser voltada para os interesses de cada aluno de cada turma. Seu trabalho é o de orientação nos estudos. Dedicação, observação, carinho e respeito são fundamentais. Adorei seu texto! Colocou de forma clara e simples como tudo acontece. Parabéns por sua escolha e por mostrar como realmente deve agir um professor! PARABÉNS!

  77. Rita,
    que maravilha esta história que você compartilhou conosco! Pena é sabermos que a profissão PROFESSOR seja assim tão mal vista…
    Minha avó e tias foram todas professoras, e em um tempo que ser professora era a maior glória, as pessoas reverenciavam e respeitavam em demasia os professores. Infelizmente, hoje, quem opta pelo curso de Pedagogia ou Letras é debochado, porque os valores foram invertidos, geralmente a escolha profissional está ligada ao fator econômico…
    E também a sociedade perdeu aquele respeito pelos professores, incentivando, inclusive, que seus filhos os ameacem em sala de aula.
    Mas, parabéns por sua perseverança! Tenho certeza de que você deve ser uma excelente professora e que serve de exemplo para muitos para lutarem por seus ideais, por aquilo que acreditam.
    Que venham mais professores formados, e que amem ensinar!!!
    abraços

  78. Rita,
    Com certeza sua professora Terezinha não entendia a magnitude da palavra PROFESSORA.
    Queria aproveitar para dizer que como sua ex-aluna, você só colabora e contribui para o nosso desenvolvimento intelectual e profissional… Quem dera todas fossem como você…
    Parabéns!!!

  79. Veja só Rita, não sei ao certo o que você pensa disso tudo, além do que relatou. Mas vejamos tia Terezinha pelo seu lado positivo. Através dela, de seu tom irônico, você se descobriu uma mulher capaz, confiante e segura no seu objetivo de ser professora. De forma que hoje não tão tímida você pode dizer com alto e bom som SOU PROFESSORA sim, orgulho-me do que faço e é com prazer que estou formando outras pessoas naquilo que acreditam serem capazes de ser. A tia terezinha jamais poderia imaginar que há 20 aquela tímida Rita Alonso seria a mulher que hoje és. Parabéns, fui sua aluna na Estácio e tenho saudades de estar perto da pessoa guerreira que és.

  80. Rita, querida…
    vc me fez lembrar do meu tempo de menina,e até mesmo  adulta quando ainda não sabia o que fazer..
    Seu artigo mostra-nos uma bela lição.
    parabéns! :mrgreen:

  81. valéria Cavaliere · Editar

    Essa é minha amiga Rita!!!
    Algum tempo atrás fiz um cursinho de recursos humanos( Isso 7 anos, como o tempo passa), e logo que entrei na sala era uma bela e bonita professora, meiga e prendia a atenção de todos os alunos, inclusive a minha, ficando apaixonada por sua aulas. Bom , na verdade ela agora virou uma das minhas melhores amigas,, só tenho elogios, e mais elogios.

  82. Não sei nem como começar… Realmente emocionante. Parabéns Rita, parabéns por ter acreditado em você e hoje fazer que tantas pessoas passem a acreditar em si mesmas. Seu trabalho, sua dedicação e seu carinho  é contagiante.  
    A minha caminhada se torna ainda mais florida quando todos os dias recebo uma de suas lindas mensagens.
    Você sem dúvida é muito mais do que uma professora, uma formadora de opiniões é um exemplo de cidadã, de ser humano que se encontrou e se realizou e não bastante auxilia a tantos nesta jornada.
    Obrigada Rita por mais esta lição. Uma lição que jamais esquecerei. E quando,  por ventura, eu cambaliar ou esmurecer, vou lembrar de você e de sua perseverança e vitória.

    Acredito que só há uma maneira de MULTIPLICAR … DIVIDINDO !
    E você sabe muito bem como fazer isso.
    Parabéns !!!  😛

  83. Ana Carla Affonso · Editar

    Nossa me identifiquei muito com seu texto,

    e com certeza vc está na profissão certa…

    Pq vc é simplesmente EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  84. Muito bom sei que seu exemplo vai ajudar muitos, que não encontram apoio para vencer.

    Parabens!!!!

  85. Andréa Cardoso · Editar

    Rita, certamente tia Terezinha não sabia ser feliz!!! Tomara que ela tenha formado poucos seguidores! Mil beijos e sucesso!!! 😉

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.