Dicas para criar um ambiente de trabalho atrativo e agradável mesmo diante à crise

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Felipe Calixto
Felipe Calixto

Há tempos, a busca por grandes salários já não é mais a prioridade dos profissionais brasileiros. Hoje, eles querem muito além disso. Poder contar com um ambiente de trabalho favorável ao seu desenvolvimento, que traga desafio compatível com seus conhecimentos e habilidades, que o permita ser produtivo e que tenha liberdade para expressar suas opiniões, estão entre as prioridades.

Diante deste cenário, para reter e conquistar novos talentos, formando equipes altamente produtivas e motivadas, que vão impactar diretamente nos resultados dos negócios, as empresas têm que correr atrás para se adaptar e oferecer o que esses profissionais tanto almejam, conquistando um lugar entre as melhores empresas para se trabalhar.

Mas como fazer isso, ainda mais agora diante à crise econômica que assola o país? Seguem algumas dicas de iniciativas que podem ser feitas, mesmo sem grandes investimentos.

Crie um ambiente de trabalho favorável: o ambiente tem que permitir e incentivar a criatividade e a produtividade, por isso, abra um canal de comunicação com seus colaboradores e faça eles se sentirem parte da empresa, com liberdade para opinar. Incentive o relacionamento entre colegas promovendo ações de aproximação, isso ajuda a quebrar o gelo e gera um ambiente colaborativo, além de causar um sentimento de equipe;

Transparência: as empresas devem ser francas ao transmitir para os funcionários seu real cenário de negócio e estratégias. Também deve ficar claro o que elas esperam dos seus profissionais;

Elogie e Reconheça: é preciso ser sincero com os colaboradores sobre sua performance. É importante pontuar todos os aspectos que o mesmo precisa aperfeiçoar,ao mesmo tempo, é fundamental reconhecer sua boa performance, agradecendo em público sua participação para a evolução dos negócios. Assim eles se sentirão parte da engrenagem que faz a empresa funcionar;

Ofereça benefícios diferenciados: hoje, as pessoas buscam benefícios não peculiares. Bons planos de saúde, de seguro de vida, etc., já não são suficientes e cederam lugar a horários flexíveis para investir em estudos, e/ou poder trabalhar em home-office;

Utilize ferramentas de gestão estratégica: atue com ferramentas que ajudem os colaboradores se auto-gerirem, que permita que eles vejam claramente seus desafios, suas metas, e que facilitem seu cumprimento,. Isso vai ajudar a criar programas de premiação e meritocracia coerentes e equilibrados;

Se adapte às novas gerações de profissionais: As gerações, Y e Z trouxeram novos comportamentos ao mercado de trabalho. Elas querem liberdade para expressar sua opinião e não abrem mão dos seus valores. Então, mais do que nunca, as empresas precisam se adaptar a essa realidade criando novos modelos de gestão de pessoas, que sejam aderentes às expectativas desses jovens.

Prepare bem seus líderes: Um líder bem preparado e alinhado com as propostas da empresa resulta em mais produtividade da equipe. Cheque constantemente se o comportamento e a postura dos seus líderes têm permitido à equipe expor suas ideias com liberdade e criar um relacionamento agradável com seus “subordinados”. Importante que os líderes entendam bem a diferença entre rudez e rigor, o primeiro com certeza deve ser evitado pois todo profissional deve ser bem tratado e respeitado, o segundo deve ser bem praticado para fazer com que o profissional extraia o máximo de si.

Estabeleça um equilíbrio: procure estabelecer um equilíbrio entre remuneração e aplicação de boas práticas que sejam adequadas ao seu modelo de negócio. Utilize a meritocracia, pois assim você estimula a alta produtividade e trabalha um modelo de remuneração mais justo.

Mesmo diante às dificuldades de investimentos geradas pela instabilidade econômica que estamos vivenciando no Brasil, não existe segredo pra estar entre as melhores empresas para se trabalhar. Colocar em prática as dicas que listei acima, já é um grande passo para se destacar quando o assunto é gestão de pessoas.

Sobre o Autor: 

Felipe Calixto é diretor presidente da Sankhya.

Sobre a Sankhya – Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios, além de oferecer sistemas de gestão empresarial para médias e grandes empresas, acompanha a evolução de seus clientes utilizando um exclusivo modelo de diagnóstico que identifica em qual estágio gerencial eles se encontram, e com isso define os processos que precisam ser melhor estruturados e suas prioridades. Atualmente, a empresa está presente em 10 estados do País, mais o Distrito Federal, com 21 Unidades de Negócios que atuam na comercialização e implantação de suas soluções. A Sankhya já conta com uma equipe superior a 600 funcionários e mais de 6000 clientes no país. Após se consolidar no mercado do Triângulo Mineiro, Goiás e Distrito Federal, a Sankhya iniciou, a partir de 2009, um amplo projeto de expansão com o objetivo de se tornar uma das maiores e melhores empresas do setor nos próximos anos. Para isso, a empresa vem investindo na ampliação de sua rede de parceiros em todo o Brasil, além de um constante investimento em profissionais e na qualidade de seus serviços. Segundo o Anuário Informática Hoje 2015, a empresa está entre as maiores companhias brasileiras de sistema de gestão. Em 2015, a Sankhya atingiu o faturamento de R$ 85 milhões. Para 2016, a previsão é faturar R$ 110 milhões.

Informações para a imprensa
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Fone: (11) 3817-2131
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Renata Saud, renata.saud@medialink.com.br
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