Afinal, o que é assertividade?

esocialcoaching

Mara Favaro
Mara Favaro

Estamos na era da conexão. Vivemos nas idas e vindas do Facebook, Instagram, Whatsapp e tantos outros… Algo acontece e já está postado, compartilhado, curtido, comentado.

Saindo do Virtual, nossa vida também é feita de conexões, temos a necessidade de pertencer, sermos queridos, termos nossas idéias aceitas e comentadas. Nem tão diferente assim do mundo virtual, não é mesmo?

Se é assim, perceber como são nossos posicionamentos é fundamental, para entendermos qual é o tipo de conexão  que estabelecemos. Minhas relações profissionais, familiares, comigo mesmo, tem gerado alegria, satisfação, ansiedade, raiva, ou uma mescla de tudo isso?

Muitas vezes por medo de não sermos aceitos ou de perdermos o afeto de quem nos é importante, permanecemos em silencio e não nos posicionamos, não partilhamos nossas idéias e sentimentos, deixamos de argumentar  e quando isso se repete inúmeras vezes, surge a raiva, frustração e no momento em que “cai a gota d´água”, o posicionamento surge com agressividade.  Então nossa crença de que posicionamento gera desgastes e conflitos,  acaba por ser alimentada e voltamos a não nos posicionar. E nossas conexões passam a não ser verdadeiras nem com o outro e nem conosco. E todas as relações que poderiam  trazer inúmeras satisfações pessoais e profissionais, passam a ser fontes de irritação e desprazer.

O que estamos falando, desde o inicio é em assertividade, que nada mais é que o posicionamento firme, direto, sem agressividade, com tato, sem autoritarismo, respeito a mim e ao outro.  Gero confiança e relações agradáveis, onde idéias diferentes são oportunidades de crescimento e não de destruição. Onde ouço e falo sem constrangimento pessoal ou do outro.

Te faço um convite… Observe suas conexões e entenderá como vai sua assertividade!!

Comentários: E o que fazer para o desenvolvimento?  O primeiro passo é o autoconhecimento, ter claro verdades, necessidades  e medos para entender o que acontece no momento do posicionamento.  Procure controlar as emoções,  não há emoção certa ou errada, o que se faz com elas é que pode gerar problemas. Permita-se errar. Leia e converse a respeito.  Observe modelos positivos e VIVA….

Sobre a Autora:

Mini currículo: Mara Cristiane Favero, sócia fundadora da AGREG. Psicóloga, MBA em Gestão Empresarial, com especialização em Psicologia Esportiva e Yoga. Atua como coach, consultora e focalizadora de jogos cooperativos. Co-autora do RPG-Empresarial. Há 25 anos atua na área de Recursos Humanos desenvolvendo trabalhos de Desenvolvimento de Equipe e Formação de Líderes.

e-mail: mara.favero@agreguevalor.com.br

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.