Menos de 5% das empresas estão preparadas para o eSocial, segundo o SESCON-SP

esocialcoaching

A praticamente um mês de encerrar o prazo para adequação ao eSocial, sistema que muda a forma de preenchimento e entrega de formulários e declarações relativas aos trabalhadores, muitas empresas ainda não estão preparadas para as exigências o governo. De acordo com o cronograma, a mudança vale a partir de setembro desde ano para organizações que tiveram faturamento superior a R$ 78 milhões em 2014. No entanto, apenas 4% das empresas estão de fato prontas para atender às novas regras, segundo enquete feita pelo SESCON-SP com cerca de 500 empresários de contabilidade em todo o Estado.

Para os empresários consultados na enquete, o grande obstáculo é conscientizar as empresas sobre a necessidade de mudança na forma de envio das informações (42%). Para outros 37% dos entrevistados, o problema maior é o prazo insuficiente e muitas dúvidas a respeito do sistema. Em 17% dos casos, o alto valor do investimento exigido para a mudança é o principal gargalo.

Márcio Massao Shimomoto Presidente do Sescon-SP
Márcio Massao Shimomoto
Presidente do Sescon-SP

O cronograma que fixa as datas de obrigatoriedade para utilização do sistema foi definido no ano passado. “As empresas no Brasil vêm passando por momentos difíceis. A crise generalizada obrigou muitos empresários a cortar produção, demitir, reduzir despesas, economizar. Para se enquadrar às exigências do eSocial, é necessário investimento, em alguns casos, alto. Esperamos que o prazo seja estendido, pois do contrário, os prejuízos serão ainda maiores para todos”, alerta Márcio Massao Shimomoto, presidente do Sescon-SP. Segundo ele, há rumores evidentes que o prazo será prorrogado, mas não há motivos para tirar o pé do acelerador. “A enquete revela que a maioria das empresas não está priorizando o eSocial, o que é bastante preocupante”, conclui.

Sobre o eSocial

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – promete simplificar e substituir exigências como DIRF, GFIP e RAIS. Informações atualmente prestadas separadamente à Previdência Social, à Receita Federal e ao Ministério do Trabalho serão unificadas numa mesma plataforma.

Resultado do levantamento do Sescon-SP sobre como está a programação das empresas para adequação ao eSocial, que passa a vigorar a partir de setembro:

graficosesconsp

SOBRE O SESCON-SP E AESCON-SP
Desde 1949, o SESCON-SP e a AESCON-SP conciliam a prestação de serviços à luta permanente em prol dos interesses dos empreendedores e dos contribuintes brasileiros. Representa quase 18 mil empresas contábeis e mais de 84 mil de assessoramento no estado de São Paulo.

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.