Lista de Emprego Online! Por que tanto sucesso?!

Psicólogo Marcelo Morandi      CRP 05/31038
Psicólogo Marcelo Morandi CRP 05/31038

por Sabrina Fantoni

Gratuitas, eficientes e resultados comprovados; as listas online estão recebendo cada vez mais adeptos e recrutadores devido à sua flexibilidade e maneira simples de se comunicar, encaminhando e recolocando conforme exigência das empresas e do profissional para o emprego mais próximo daquilo que se busca.

As listas de empregos na internet estão crescendo progressivamente e fazendo com que os grupos online que cobram pelos seus serviços percam gradualmente seu espaço e ainda utilizem-se destas para divulgarem seus serviços. Assim como o Grupo João Honório hospedado no Yahoo, o psicólogo clínico Marcelo Morandi aderiu a essa ferramenta e hoje possui “um grupo destinado à divulgação de oportunidades de emprego nas mais diversas áreas, se tornando atualmente um dos maiores e mais respeitados grupos da área.”

Marcelo atualmente é funcionário público da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Durante cinco anos atuou na área de Recursos Humanos encarregado das funções principais como: recrutamento e seleção, treinamento, coaching e avaliações de desempenho.

Pessoas que ofereciam vagas de emprego começaram a criar grupos para que pudessem divulgar e, segundo Marcelo, passou a funcionar de forma espontânea: “as pessoas apenas entravam e optavam por participar gratuitamente de um determinado grupo de empregos, e a partir disso já começariam a receber, em seus e-mails pessoais, oportunidades que estavam sendo oferecidas no mercado de trabalho. E em meio a esses participantes nós tínhamos pessoas em busca de trabalho e pessoas oferecendo trabalho.”

Não só para aqueles que procuravam emprego, um meio gratuito para as grandes e médias empresas também oferecerem vagas era algo eficiente e que gerava grandes resultados. Dessa forma, Marcelo teve a ideia de montar sua própria lista, “gerenciando e divulgando não só as vagas da empresa onde atuava na época, mas também as vagas de outras empresas que se cadastravam em seu grupo.” Ele explica que as vantagens de se participar de listas gratuitas é devido a facilidade e aderência de diferentes públicos, inclusive de empresas especializadas que buscam nesse meio um modo mais fácil de acessar o público alvo.

Por sua versatilidade, as listas funcionam quase que por si só; Marcelo gasta em média 15 minutos diários para gerenciar seu grupo: “Eu simplesmente recebo as vagas e tenho a opção de aprová-las ou recusá-las. Aprovo apenas vagas de emprego, e nada além disso.” Faz parte também do processo “recusar anúncios, devolvendo-os ao divulgador, que tenham em seu conteúdo a divulgação de cursos, pedidos de ajuda, e principalmente anúncios proibidos por lei que algumas empresas antiéticas ainda insistem em fazer, como discriminar sexo, idade e estado civil como critérios de admissão.” Salienta o entrevistado.

Segundo Marcelo, há quase 12 mil participantes, “entre eles pessoas disponíveis no mercado, e recrutadores.” Diariamente, seu grupo recebe em torno de duzentas vagas e a tendência é com que haja um aumento desse dado pela constante entrada de recrutadores e principalmente pelo “crescimento de oportunidades nesses últimos tempos.”

Em face das grandes proporções atingidas, os grupos gratuitos, ainda que atuem de modo informal, não prescindem de credibilidade; prova disso são pequenas e grandes empresas do ramo administrativo, multinacionais, petrolíferas, e até mesmo empresas localizadas em outros países como Angola que recorrem à lista para buscar profissionais brasileiros.

Quando perguntado sobre quais os principais fatores que influenciam na recolocação profissional, Marcelo é preciso ao citar que conhecer a política e perfil da empresa antes de ser entrevistado é muito importante para haver uma reciprocidade quanto às expectativas de ambas as partes.

O discurso adequado, a vestimenta e a concisão de informações esclarecedoras num currículo são pontos imprescindíveis para uma boa avaliação do profissional. “As meninas ganham muitos pontos quando se fazem valer do famoso e charmoso terninho feminino” orienta.

Marcelo ainda frisa nas dificuldades extras para quem decide ingressar no mercado de trabalho como funcionário público, para ele as palavras chave são: “Fé, disciplina e determinação”. Essas atreladas às ferramentas que facilitam na busca da recolocação profissional além de pessoas dispostas a ajudar, são recursos disponíveis a todos que precisam de uma motivação a mais para encontrar o emprego mais próximo daquilo que desejam sem ter que gastar um centavo.

Sobre a autora:

 
Sabrina Fantoni é Formanda em Comunicação pela Universidade Mackenzie e membro da equipe RHevista RH.

Sabrina Fantoni
Sabrina Fantoni

Compartilhar Este Post

11 Respostas para "Lista de Emprego Online! Por que tanto sucesso?!"

  1. Olá pessoal….
    Alguém poderia por gentileza disponibilizar o link ou nome do grupo do Marcelo Morandi?!

  2. Maria Salete de Carvalho · Editar

    Achei muito bacana a entrevista. Sou um pouco suspeita para falar sobre Marcelo Morandi e seus trabalhos realizados porque além da amizade, estudamos juntos na mesma faculdade. Tive o imenso prazer de ter aplicado seu primeiro teste vocacional e desde então reconheci logo suas habilidades e polivalência. Posso falar com absoluta certeza , tudo que ele faz é com muito amor, dedicação e persistência, daí o sucesso, reconhecimento .
    Parabéns!

  3. Leandro Fontes · Editar

    Já tive oportunidade de participar de processo seletivo com o Marcelo e ele realmente, é um excelente profissional, está de parabéns!!!

  4. Fabiana Charek · Editar

    Ai, que legal, sou recrutadora e faço parte da lista dele, mas nunca tinha visto como ele era. Que bom ver foto!!! Parece novo, e pensei que fosse mais velho. Muito legal. Gosto muito dele. Ele sempre muito simpático, muito sensato e procura ajudar todo mundo no que é preciso. A lista é muito bem organizada. Parabéns Marcelo.

  5. Utilizo a lista em questão desde que comecei a atuar em Recrutamento e Seleção. É de fato a mais bem moderada: outras listas sofrem com divulgação gratuita de currículos, cursos, etc.

  6. Valeria Filippo · Editar

    Sou consultoradeRH há bastante tempo. Trabalhei com Marcelo e adorei trabalhar com ele!!
    Acho ese meio muito útil, fácil e rápido. Muito eficiente mesmo.
    Atualmente ainda trabalho como Consultora para algumas empresas e é impressionante como essa ferramenta é útil!! Uso sempre!

  7. Eloisa Proença · Editar

    Parabéns pela entrevista, e ao entrevistado Marcelo Morandi que é um ex de competência e profissionalismo, e por oportunizar este elo entre o profissional que está a procura de um emprego e o empregador que necessita de profissional qualificado, pois em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente, este tipo de serviço torna-se cada vez mais imprescindível…

  8. Daniela Belmock · Editar

    Sou Recrutadora de uma consultoria de RH no Rio de Janeiro e semana passada aderi a lista do Marcelo, como mais uma fonte de captação de currículos.
    O Marcelo foi muito pertinente ao destacar pontos essenciais para o candidato conseguir uma oportunidade no mercado:vestimenta , muito básico este requisito, porém muitos candidatos se fixam em brilhantes currículos e esquecem do essencial, conhecer o perfil da empresa, saber seus valores e criar identidade é isto que difere um candidato do outro, na hora da decisão entre os que a empresa mais gostou.
    Parabéns Marcelo
    Parabéns a Lista

  9. Martina Martins · Editar

    Parabéns pela entrevista!!! Realmente, o Marcelo Morandi é um excelente profissional, está de parabéns!!!

  10. Faço parte dessa lista, porém nunca tive o prazer de participar de um processo com ele como o colega que falou dele acima. De vez em quando ele nos dá dicas na lista dele, e queria ver mais sobre isso. Marcelo Morandi é muito bom em nos passar dicas muito legais para nos darmos bem nas entrevistas. Parabéns ao site, parabéns ao Marcelo Morandi, e queremos dicas dele…por favor!!!

  11. Muito legal, não só a entrevista, mas também o profissional Marcelo Morandi. Me lembrei agora que fui entrevista por ele numa consultoria para vaga de telemarketing. Ele é bastante carismático, simpático, se coloca muito bem e me deixou muito a vontade. Não surpreende que hj seja funcionário público devido a sua competência e inteligência. Já consegui emprego pela lista dele, e desejo a ele muito sucesso, mais do que ele já tem.

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.