O Desafio do Primeiro Emprego

Silvania Nascimento
Silvania Nascimento

O Primeiro emprego é uma nova fase na vida do jovem, é quando os horizontes profissionais se abrem…

Bem, se abrem não é o termo mais adequado nesse caso, porque para ingressar no mercado de trabalho é preciso estar preparado, então vou aqui citar algumas condições para que se obtenha sucesso nessa “empreitada”.

Começamos pela lei, que institui que grandes empresas destinem um número de vagas para Jovens Aprendizes, com idade entre 14 a 24 anos incompletos e que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.

A Lei ainda não é o bastante para garantir o Primeiro Emprego, porque as vagas são concorridas, já que a oferta de “mão de obra” é maior do que as oportunidades em aberto.

Há quem pense que em se tratando de jovens que nunca trabalharam, todos estão em pé de igualdade, mas levando-se em conta que são estudantes, falar o português corretamente, ter uma boa redação e facilidade com cálculos, com certeza é um diferencial.

Vale lembrar que as empresas tem como ferramenta de trabalho, computador, internet,               sistemas integrados de gerenciamento (Tecnologia da Informação), daí a importância de se capacitar e adquirir conhecimentos em informática.

Por fim, uma habilidade que conta e muito no ambiente corporativo é como são estabelecidos os relacionamentos profissionais com colegas de trabalho, então, esta será uma característica explorada durante o processo de contratação.

O seu primeiro contato com o entrevistador deve ser calmo e tranquilo. Um rosto alegre e um sorriso que transmita entusiasmo é um recurso que facilita a aproximação.

Sua apresentação pessoal, que representa sua primeira imagem na entrevista é o seu cartão de visita. Use roupas discretas, limpas e passadas. Camisas de time de futebol, bonés, mini blusas, shorts e bermudas deixe para usar em momentos de lazer. Gírias nem pensar.

Quem mora em São Paulo e ainda não se sente preparado para ingressar no mercado de trabalho pode se inscrever gratuitamente no Programa de Aprendizagem Profissional oferecido pelo Centro Profissionalizante Rio Branco – www.cepro.org.br

Os que buscam por vagas como Jovem Aprendiz  visitem o site  www.jovemaprendiz.net.br  é gratuito e bem atual.

Boa Sorte!!

Sobre a Autora:

Silvania A Nascimento e Silva tem mais de 20 anos de atuação em Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pessoas, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e processos de Qualidade, em empresas multinacionais e nacionais de grande porte, tais como: Nec, Dragados, Buhler e Liotécnica. Voluntária do Ong Amigos do Bem. Graduada em Psicologia, Especializada em Gestão de RH e  Gestão Estratégica de Pessoas. Fundadora da AudacesRH com foco de atuação em Outplacement, Recolocação de Executivos e Projetos de RH.

e-Mail: audacesrh@gmail.com

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

linha2

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "O Desafio do Primeiro Emprego"

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.