Em tempos de crise, elabore um currículo apropriado

Curso eSocial

Gestora da TOP PEOPLE dá dicas de como preparar um bom currículo, o que é necessário constar e o que não deve ser mencionado

Juliana Barsotti
Juliana Barsotti

Desemprego em alta, vagas escassas, concorrência acirrada. Embora se vislumbre um início de retomada da economia – movimento que impacta direta e positivamente no mercado de trabalho –, ainda não está fácil pleitear um lugar ao sol. Por isso, diante do atual cenário, o que fará a diferença será a maneira de o candidato se apresentar. A principal dica, conforme pontua Juliana Barsotti, coordenadora de RH da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, é elaborar um bom currículo. Seguem abaixo as informações básicas que um currículo deve englobar:

Dados pessoais

Nesse item devem constar os seguintes dados: nome, data de nascimento, endereço completo com o CEP, estado civil, telefone e e-mail. Evite colocar os números dos documentos, não é necessário colocar foto, a não ser que a empresa solicite (se colocar o ideal é uma foto 3×4), e não coloque “curriculum vitae”, essa é uma expressão antiga e que nos tempos de hoje não é mais utilizada.


Objetivo

Esse item deve ser sucinto e ter no máximo uma linha. Descreva a área em que pretende trabalhar e em qual departamento ou segmento, por exemplo “Atuar na área de Marketing no segmento de trade marketing”. Evite frases feitas como “à disposição da empresa”. Se estiver pleiteando a primeira oportunidade no mercado de trabalho, coloque que está buscando uma oportunidade como “Jovem Aprendiz”, um indicativo de que está em início de carreira. E se já tiver participado de cursos extracurriculares e estiver inclinado para alguma área, pontuar “Jovem Aprendiz na área financeira”.

Formação Acadêmica

Coloque o nome da instituição, o ano de formação ou o ano de conclusão previsto e a modalidade do curso (Tecnólogo, Graduação, Pós-graduação etc). Evite mencionar cursos que não realizou.

Experiência Profissional

Devem constar nome da empresa, cargo, atividades desenvolvidas de forma sucinta e período que nela permaneceu. É importante destacar se o trabalho foi temporário para que o selecionador tenha ciência. Inserir as três últimas experiências e aquela que talvez não seja uma das últimas, mas que está de acordo com a experiência solicitada. Por fim, se tiver algum curso de língua estrangeira, indicar o idioma e o nível que possui. Os principais cursos extracurriculares também devem ser mencionados.

Dicas importantes!

  • Evite colocar no currículo pretensão salarial, pois, se for muito diferente do salário que está sendo oferecido, poderá ficar de fora do processo seletivo. Se na vaga anunciada não constar valores, deixe para negociar no momento da entrevista e também indicar a disponibilidade de horário de trabalho;
  • Coloque apenas os cursos que puder comprovar que cursou, bem como o tempo real de permanência nas empresas por onde passou;
  • Revise sempre o português antes de enviar para a empresa o currículo, que deve conter no máximo duas páginas. O ideal é descrever as informações em uma única página;
  • Também é possível elaborar o currículo de acordo com a vaga, porém pode ficar muito restrito e não ser utilizado para outras oportunidades nas quais o perfil seja adequado. Mas, pontualmente, é uma opção.

Perfil TOP PEOPLE

A TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, atua há 17 anos com excelência na prestação de serviços para os segmentos da indústria e do varejo. Com atendimento diferenciado e qualidade assegurada, oferece aos clientes de todo o Brasil projetos e operações customizadas, de acordo com necessidades e interesses pontuais.

Presente em 100% do território nacional, conta com 500 colaboradores, entre promotores, repositores, coordenadores e pessoal de apoio para atender diversificada carteira de clientes, que abrange desde o segmento de eletroportáteis, passando por alimentação, telefonia e cosméticos, até a mais recente área de atuação, a de pet.

TOP PEOPLE
F: (11) 3256.1352
toppeople@toppeople.com.br
www.toppeople.com.br

linha

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.