Demissão: O que fazer?

Curso eSocial
Rogério Sassarão
Rogério Sassarão

“Demitir” pessoas virou uma rotina para os Gestores de Recursos Humanos, e cada vez mais não existe a preocupação que o trabalhador tinha de “sujar a carteira”. Caso os mais jovens não saibam, houve um tempo em que “ser demitido” era  motivo de se sentir fracassado. Também houve o tempo em que as demissões eram raras, em que trabalhadores só eram demitidos por questões de desonestidade comprovada ou outras situações muito óbvias.

Há alguns anos a palavra “corte de funcionário” tem sido utilizada constantemente. Grandes empresas mundiais anunciam cortes de um mil, dois mil funcionários e alegam diversos motivos para chegar nesta decisão, sempre apoiadas por analistas de mercado.

E quando uma empresa toma esta decisão, é muito difícil escolher os funcionários que serão demitidos. Muitas vezes funcionários eficientes e que receberam elogios pelo desempenho durante toda a carreira, acabam sendo dispensados, seja por alto salário, ou até mesmo por concorrer com funcionários com estabilidade de emprego, o que muitas vezes impossibilita o Gestor de tomar uma decisão correta.

Mas o que fazer se a demissão vier? Quem estiver preparado vai ficar menos chocado e se recolocará com mais facilidade. Mas a situação é que a grande maioria não se prepara e acreditam que isto não acontecerá.

Caro leitor, mesmo que você esteja empregado, há algumas coisas que é sempre bom ter preparado: – Mantenha sempre seu currículo atualizado. Dados demonstram que apenas 20% dos trabalhadores tem esta pratica. – Mantenha uma lista de contatos, com números de telefone e e-mails, e de vez em quando faça contato com estas pessoas, pois, não existe coisa mais inconveniente do que você ligar para alguém apenas quando precisar. –Separe mensalmente um valor para um fundo de reserva, evitando assim aquela angústia de ter que procurar um novo emprego sem saber quando irá conseguir. – Caso fique desempregado e nada apareça, avalie a possibilidade de iniciar um negócio próprio.

Contudo, costumo dizer: A empresa que lhe contrata espera muita energia, dedicação e empenho, não espere para agir desta forma na empresa que irá trabalhar, aja desta forma na empresa que trabalha e dificilmente será demitido.

Dicas para lidar com o medo de ser demitido.

  • Mantenha sempre atitude positiva e otimista. No momento de crise, reflita sobre as oportunidades de melhoria e atue pró ativamente.
  • Não valorize os problemas, pelo contrário, no momento que seja necessário a reestruturação, sinta-se parte das mudanças, pois, reclamar não ajudará na solução dos problemas.
  • Não faça do seu problema pessoal um problema para a empresa, e também não leve para sua casa os problemas que a empresa está vivenciando. Foco no que tem que ser realizado.
  • Controle a ansiedade, não antecipe o problema, faça a sua parte e procure saber como pode ajudar o colega de trabalho. Uma das maneiras de amenizar a ansiedade e focar no presente.
  • Sempre contribua dando o melhor de si, independente da situação que a empresa esteja vivenciando.

Sobre o Autor:

Rogério Sassarão Luiz, 24 anos de atuação em Recursos Humanos, Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pessoas, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente em empresas de Médio e Grande Porte, tais como: Grupo Tejofran, Indústria Sudamax e Estamparia de Auto Peças Morillo. Integrante do conselho do Intersel Desenvolvimento Humano. Atuação em gestão de chão de fábrica, negociações sindicais, relações trabalhista, implantação e Gestão da ISO 14001, Meio Ambiente. Graduado em Economia, Especializado em Administração de RH e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Sant’Anna.

e-Mail: rogeriosassarao@hotmail.com

linha

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.