Espiritualidade nas empresas?

Curso eSocial
Rogeryo Leite
Rogeryo Leite

Você já parou para pensar nas horas do seu dia que você dedica ao trabalho?

Já percebeu que convive mais com colegas de trabalho do que com familiares?

Pois é, a nossa vida profissional é importante demais para ser levada no “piloto automático”. Seja você funcionário ou empreendedor, é importante parar para refletir sobre o significado de toda essa correria diária em vez de simplesmente assumir uma rotina pesada com horários, pessoas, metas. Cuidado!

Se você é daqueles que, se ganhassem na loteria, não passariam nem na porta da empresa no dia seguinte, você provavelmente detesta seu trabalho porque não vê significado em trabalhar a não ser pelo sustento. Seu trabalho não te traz realizações pessoais. Logo, seu desempenho é de mediano para ruim. Aos poucos, as empresas estão percebendo isso: funcionários que atribuem valor e significado ao seu trabalho são mais criativos, produtivos e geram mais resultado. É aí que entra a tal espiritualidade.

Não, não estamos falando de religião. Estamos falando de empresas que enxergam nas suas equipes o seu maior patrimônio e por isso se esforçam para criar um ambiente mais saudável e conhece com profundidade cada funcionário para lhe atribuir tarefas adequadas ao perfil e objetivos de vida e carreira. Para funcionários que não têm clareza de objetivos (a maioria das pessoas não têm), existem diversas formas de ajudar, como mapeamento de perfil e competências (assessment), treinamentos e coaching.

A espiritualidade nas empresas promove um maior alinhamento entre os objetivos pessoais e organizacionais. A empresa aprende a combinar sua missão, visão e valores com os talentos e valores dos seus funcionários. Com esse alinhamento, certamente vai haver menos conflitos, absenteísmo e rotatividade e mais contentamento, desempenho, inovação.

Espiritualidade nas empresas promove:

  • Clareza de objetivos e expectativas entre pessoas e empresa
  • Relacionamento aberto com funcionários, fornecedores e clientes
  • Renovação e aprendizagem contínua
  • Ambiente de trabalho com clima comunitário
  • Alianças estratégicas, com foco em valores
  • Responsabilidade sócio-ambiental, ética e transparência
  • Revisão do papel dos líderes

Sobre o Autor:

Rogeryo Leite, é diretor da Alter Coaching & Treinamento e professor universitário. Trabalha com coaching e desenvolvimento organizacional desde 2005. É consultor nas áreas de Educação Corporativa, Gestão do Conhecimento, Cultura e Valores Organizacionais, Gestão e Planejamento de Carreira Profissional, Assessment, Team Building e Formação de Líderes. Mestre em Administração.

e-Mail: rogeryo@altercoaching.com.br

linha

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.