A Essência da Liderança

banner

Jaqueline Parrode
Jaqueline Parrode

Ao longo de minha carreira, tive a oportunidade de estudar diversos conteúdos sobre liderança, e entre leituras e vivências, o meu conhecimento sobre o tema foi se complementando.

E o que há de comum entre diversas abordagens descreve que: “o líder alcança resultados através das pessoas, extraindo o que há de melhor na individualidade e no time. Suas ações são reflexos do que acredita, possui visão sistêmica e é verdadeiramente preocupado com os impactos de suas decisões, é transparente nas relações, disponibiliza tempo para falar com pessoas, dá e recebe feedbacks buscando se autodesenvolver e desenvolver outros, é inspirador, íntegro, confiável”…

O fato é que o desafio daqueles que lideram não é nada fácil, especialmente em meio as infinitas exigências do mundo corporativo. Por outro lado, a meu ver, se pudéssemos traduzir toda a complexidade da teoria talvez fosse possível dizer que a essência da liderança está na capacidade de se disponibilizar e se interessar genuinamente pelas pessoas e pelo bem comum.

As técnicas de gestão são ferramentas necessárias e extraordinárias nas mãos de pessoas que agem por algo maior, e não apenas pelo salário do fim do mês ou para atender exclusivamente as expectativas de lucro de seus acionistas.

O grande líder, antes de qualquer coisa, é um grande ser humano. Mesmo fora das cadeiras de gestão, ele exerce influência positiva sobre lugares e pessoas improváveis.

Pode-se dizer que ser líder é uma escolha que demanda autoconhecimento, aprendizado contínuo e um forte senso de responsabilidade, seja dentro das organizações, dos lares ou nas ruas.

As pessoas líderes de si mesma são as únicas capazes de liderar outros. Mobilizam e inspiram pessoas e organizações a serem melhores, pois é o que buscam fazer a si mesmas. Acreditam que suas atitudes mudam as perspectivas do mundo que as cercam.

Antes de qualquer coisa, por trás de grandes líderes existem seres humanos respeitáveis e de grande de valor. A essência da liderança está na capacidade de se disponibilizar e se interessar genuinamente pelas pessoas e pelo bem comum. Dessa maneira, as ferramentas de gestão nas mãos de pessoas que agem por propósitos maiores, transformam pessoas e organizações.

Sobre a Autora:

Jaqueline Freitas Parrode é graduada em Psicologia e pós-graduada no MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Formada em coaching profissional e de vida pelo IBC. Tem experiência de 14 anos na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, com foco em educação corporativa e desenvolvimento de pessoas. Tem forte atuação no desenvolvimento de lideranças, processos de avaliação de desempenho e gestão de carreiras.

e-Mail: jaq_psico@yahoo.com.br

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

linha

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.