Valores Profissionais

banner

Nanci Takahashi Passoni
Nanci Takahashi Passoni

Missão, Visão e Valores são os norteadores dos objetivos e atitudes profissionais apresentados aos novos colaboradores de uma empresa.

A porta de entrada, a seleção de pessoal, identificou o perfil profissional do novo colaborador, que corresponde às necessidades das competências e habilidades da empresa.

E quais são mesmo os valores pessoais? Na empresa, serão conhecidos continuamente, principalmente nas situações de pressão e exigências do trabalho a cada dia.

E, individualmente, os próprios valores, missão e visão são conhecidos das pessoas e profissionais? Este é o autoconhecimento.

Não nascemos com um manual de funcionamento e, mesmo que isso acontecesse, no mundo atual e virtual, a comunicação eficaz é a mais rápida e com textos muito pequenos.

Então, vejamos: seguimos modelos.

Missão: define a finalidade da empresa, descreve para que a empresa existe, enquanto se desenvolve para a realização da Visão.

Visão: é o sonho a ser realizado para a empresa, é o motivador de todos os esforços. É o que quer ser.

Valores: são os princípios básicos que devem ser seguidos por todos no cumprimento da missão e construção da visão. São as regras de conduta que devem ser respeitadas por todos.

Desta forma, para que o sucesso faça parte do planejamento profissional e bem-estar pessoal, o autoconhecimento é indispensável:

Missão: definir o que gosta de fazer e executa bem, obtendo bons resultados.

Visão: é o sonho que deseja realizar para se sentir feliz, é o que dá entusiasmo e coragem para trabalhar.

Valores: são os pilares de sua construção como pessoa e profissional, são os princípios seguidos para cumprir a missão e realizar a visão.

E é bem comum seguir, compartilhar.

O perfil individual de comportamento no dia a dia pode ser descoberto ao analisar os aspectos positivos e negativos dos modelos seguidos na convivência do cotidiano.

O que é mais positivo no comportamento de pessoas que marcaram sua estória de vida? O que é mais negativo?

Vamos lá!

Escolha as duas pessoas mais influentes em sua vida e relacione o que você considera suas características positivas e negativas.

Agora, olhe para as características relacionadas e circule as que você possui, tanto positivas quanto negativas.

Verifique se a sua escolha corresponde às suas atitudes diárias.

Pronto! Já está praticando o autoconhecimento, primeiro passo de uma boa parceria: você e o sucesso!

Sobre a Autora:

Nanci Takahashi Passoni, psicóloga, com pós-graduação em RH e especialização em Administração pela FGV/SP, com mais de 20 anos de experiência generalista e em gestão de Recursos Humanos, Desenvolvimento e Qualidade, com atuação em empresas de serviços, perfumaria e cosméticos, metalurgia e consultoria..

e-Mail: nanci.passoni@gmail.com

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

linha

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.