A Arte de Selecionar Pessoas

Simone Figueiredo
Simone Figueiredo

No cenário organizacional atual, a área de RH consolida-se como um parceiro estratégico do negócio. É chamado a envolver-se na formação de líderes, na atualização do capital intelectual, na proposta de políticas e práticas que estimulem o ambiente criativo de aprendizado e produção de ideias, sendo agente de mudanças e selecionando talentos.

Em tempo de alta competitividade, a estratégia de atrair candidatos de grande potencial para a organização e selecionar aqueles que melhor atendam as competências técnicas e comportamentais é fundamental para a criação do seu diferencial competitivo.

As empresas entenderam que o seu capital mais importante são as pessoas. Assim, as estratégias de recrutamento precisam ser tão importantes quanto os planos de marketing ou a gestão financeira.

Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil. O profissional de R&S deve cercar-se de cuidados, para diminuir a subjetividade, e, para isso, há de se pensar em novas estratégias e métodos. Além disso, estes profissionais precisam ser conhecedores das metas da empresa e estar totalmente engajados, para que suas ações contribuam efetivamente para atingir o resultado.

No passado, no momento das contratações, avaliava-se a experiência profissional do candidato. No entanto, as práticas dos profissionais de seleção precisaram ser alteradas. Para além das competências técnicas, hoje avaliam-se também – ou  principalmente – as competências comportamentais. O preparo técnico, sem dúvida, continua sendo muito importante, mas não é o que tem feito a diferença na hora da contratação. Avaliar as habilidades e atitudes está na ordem do dia dos profissionais que estão diretamente envolvidos neste desafio.

Cabe a eles, portanto, agregar valor à organização realizando processos seletivos consistentes e de qualidade.

Hoje, não raro, encontramos organizações que consideram a seleção de pessoas um processo empresarial estratégico, pois entenderam que para serem bem-sucedidas necessitam das pessoas certas.

Neste novo cenário organizacional, os profissionais de seleção têm um grande desafio em seu dia a dia: definir o que fazer e como fazer para garantir este objetivo de atração.

Sobre a Autora:

Simone Figueiredo é psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Faap e formada em Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Possui 20 anos de experiência em RH, atuando nos processos de atração, retenção e desenvolvimento de pessoas em empresas dos segmentos de prestação de serviços e indústria.

e-Mail: si_figueiredo@yahoo.com.br

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

linha2

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.