Assertividade Favorecendo os Profissionais.

Luísa Gubitosi de Medeiros
Luísa Gubitosi de Medeiros

No mundo dos negócios os profissionais devem ser assertivos, não basta ter competência técnica, as empresas desejam pessoas talentosas. A assertividade facilita a demonstração de suas competências, interesses e habilidades. Se você não nasceu dotado de um grau de assertividade positivo, é possível aprender. Aliás, tudo na vida é questão de aperfeiçoamento. Toda pessoa assertiva tem autoestima positiva e procura sempre se autoavaliar para modificar padrões de pensamentos e valores pessoais. São pessoas capazes de expressar suas ideias, opiniões e sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, sem, porém, violar os direitos dos demais. São pessoas que conseguem se comunicar sem ansiedade e constrangimento. Ao ser assertivo com o seu interlocutor, você está afirmando o seu ”eu”, por isso a assertividade está ligada a pessoas que têm autoestima positiva e sabem fazer seu marketing pessoal e/ou profissional, sem arrogância ou agressividade. São pessoas autoconfiantes, independentes e que acreditam em sua capacidade de agir e gerar resultados eficientes para todos.

Algumas pessoas não utilizam a assertividade em sua comunicação porque pensam que, afirmando os seus desejos e intenções, podem ser rejeitados. Se você se vê assim, precisa transformar a sua autoestima de negativa ou baixa para uma autoestima equilibrada; lembre-se que sempre é possível mudar crenças e valores. Ser assertivo é ser, também, empático. O assertivo de verdade combina alta capacidade assertiva com equilibrada agressividade, construindo relações positivas, que geram maior credibilidade com todos da equipe. Não é necessário e nem se deve invadir o espaço do outro para ser assertivo. Você favorece seus contatos sociais quando a outra pessoa percebe que você a respeita, mesmo tendo opiniões diferentes daquelas expressadas por ela.

Todo profissional assertivo é comprometido com suas metas e escolhas, por isso aumenta suas chances de crescer em sua carreira. Sabe conduzir relações interpessoais de forma positiva, não somatizando doenças, engolindo os famosos ”sapos”. Aprenda controlar sua ansiedade e suas emoções. Quem ganha é você mesmo. Se você não é assertivo o bastante, confie na sua capacidade de transformação e seja persistente. Busque sempre o autoconhecimento.

Sobre a Autora:

Luísa Gubitosi de Medeiros é consultora em Recursos Humanos e Orientação de Carreira com mais de 25 anos de experiência e atuação em Seleção de Talentos, Levantamento de Potencial, Treinamentos e Direcionamento de Carreira. Ministra cursos “In Company” e aberto. Assessora várias empresas e consultorias dos mais diversos níveis e estrutura.

e-Mail: medeiros.luisa@gmail.com

* As ideias e opiniões expostas nos artigos e matérias publicados no Portal RHevista RH são de responsabilidade exclusiva de seus autores

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