FACHA LANÇA CURSO LABORATÓRIO DE JORNALISMO CARNAVALESCO

banner_ec_abf

Aulas acontecem em ambiente que simula redação de um site e no Sambódromo

As Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) promovem, a partir de 11 de janeiro, o curso de extensão Laboratório de Jornalismo Carnavalesco,  com  60 horas de duração. Os alunos terão contato direto com os ensaios das escolas de samba e terão a oportunidade de vivenciar o clima da Marquês de Sapucaí, como se fossem integrantes da equipe do site Carnavalesco, parceiro da FACHA na promoção do curso. Paralelamente, eles vão produzir reportagens como em uma cobertura profissional. O curso é aberto a pessoas que tenham o ensino médio e as inscrições devem ser feitas pelo site http://bit.ly/2glBzNa

O Laboratório de Jornalismo Carnavalesco terá aulas durante a semana, quartas-feiras, das 19h30 às 22h, em ambiente que simula uma redação, com a produção de matérias que poderão, inclusive, ser utilizadas no site Carnavalesco. E também aos sábados, quando os alunos participarão, no Sambódromo, da cobertura dos ensaios técnicos das escolas de samba da série A e do Grupo Especial.

Os alunos vão aprender a analisar os desfiles e os ensaios técnicos e entenderão como funciona, na prática, uma cobertura. Segundo o professor Alberto João, atualmente, é muito complicado selecionar profissionais para o site pelo fato do Carnaval ser um tema muito específico. E, por essa razão, o principal objetivo do curso é ensinar os participantes a fazer essa avaliação. “Nossos alunos terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia da redação de um portal especializado em carnaval. Queremos capacitá-los para a função de empreendedor da comunicação no segmento do jornalismo carnavalesco”, explica o professor, que também é jornalista, fundador e editor do Carnavalesco, site especializado que há nove anos cobre o Carnaval.

Além da cobertura dos ensaios, o curso Laboratório de Jornalismo Carnavalesco contará com palestras de especialistas como os jornalistas Aydano André Motta, editor do site Carnaval e Samba Rio e coordenador da coleção Cadernos do Samba, e Fabio Fabato, autor de livros sobre o tema e comentarista de carnaval. Os alunos também farão trabalhos como fotógrafos e cinegrafistas e participarão de uma espécie de pré-cobertura, quando terão a oportunidade de entrevistar figuras importantes do carnaval como presidentes de escolas de samba, rainhas de bateria, intérpretes e diretores de harmonia, entre outros.

Serviço
Curso Laboratório de Jornalismo Carnavalesco
Início:  11 de janeiro
Aulas: quartas-feiras  e sábados (19h30 às 22h)
Investimento: R$ 500
Carga horária: 60 horas
Local: FACHA – Campus Botafogo – Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo

linha1

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.