O LEGADO DAS LIDERANÇAS

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Sulamita Rocha Miranda
Sulamita Rocha Miranda

A história mostra que o mundo sempre esteve e estará preocupado e a procura de novos líderes para impulsionar as novas gerações e os novos modelos organizacionais. Pode-se concluir que as preocupações são legítimas, pois, são os líderes que alinham e direcionam as pessoas ao desenvolvimento das empresas, nações e da humanidade. E as lideranças se inovam impulsionadas pelas mudanças econômicas, tecnológicas, culturais e políticas que ditam as transformações nas empresas e famílias. Como exemplo as Gerações Y e Z chegam às empresas diferentes e cabe às empresas atualização e modificação de seus modelos de gestão para integrar e aproveitar a potencialidades delas.

Com certeza na transição das eras artesã, agricultura e a industrial também houve choque de modelos, conflitos de gestão, dificuldades de adaptação e outros problemas e, de certo procuraram novos líderes que fizessem a transição de forma eficaz e produtiva. A única diferença hoje em plena era da tecnologia e informação onde tudo flui instantaneamente é que os líderes precisam se preparar ainda mais rápido. É incorreto rotular a geração antecessora de despreparada, desconectada ou incapaz para sustentar uma nova era, pois, os conflitos e adaptabilidade são inerentes. É natural o fluxo da evolução e inovação, uma geração chega e a outra vai embora, deixando sua marca, contribuição e legado aos seus sucessores.

No caso dos líderes empresariais é nobre a prática de atividades como mentor, consultor, conselheiro ou professor, é ficar na retaguarda para ajudar a liderança de vanguarda a cumprir seu papel. O importante é cumprir a missão da liderança: Estar à frente de outras pessoas a fim de inspirá-las e conduzi-las aos objetivos necessários à evolução. Só assim é possível passar o bastão tendo vencido com honra!

Os primeiros passos para um líder deixar seu legado:  reflexão, vontade e atitude. É preciso sentir que têm muita experiência, competências, habilidades e até sabedoria adquirida com a vida que podem ser compartilhadas; verificar qual delas podem fazer a diferença aos outros, sentir uma vontade grande que o fará ter a atitude de propor contribuições aos outros e praticá-las.

Sobre a Autora:

Sulamita Rocha Miranda, 20 anos de experiência em Recursos Humanos em empresas de diversos segmentos, atuando em atração, captação, retenção e desenvolvimento de pessoas especialistas em programas de liderança. Graduada em Psicologia, pós-graduada em administração de RH e Gestão Estratégica de Negócios.

e-Mail: srmiran@terra.com.br

Linkedin: sulamita-rocha-miranda

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