Motivação: a energia que nos move.

banner_ec_abf

Sandra Barros
Sandra Barros

Boa noticia: a motivação nasce com você – é sua!

Veja porque: acontece no nosso organismo, é responsável pela intensidade, direção e persistência dos nossos esforços para alcançarmos objetivos na nossa vida. Sua intensidade muda ao longo do dia e é diferente para cada um de nós.

Assuma as rédeas: muitos de nós acha que o outro, a empresa, a família, a mulher ou esposo é responsável pela nossa motivação. Cuidado! A responsabilidade é sua. Obviamente o ambiente interfere no nosso estado motivacional. Dai que mudar de ambiente é um dos caminhos para manter essa chama acesa.

Como?

1oConhecendo quais são suas necessidades motivacionais, ou seja, o que você precisa. E isso não é algo material, é algo interno. Por exemplo: você precisa dormir, comer, sentir-se útil e/ou reconhecido, ter momentos de troca com amigos e família. Liste quais são as suas necessidades (cuidado para não colocar coisas materiais na lista). Toda “coisa” material tem uma necessidade por trás. Por exemplo: carro, celular, roupas podem ser necessidade de status, reconhecimento ou grupo de pessoas.

2o Tomando as melhores decisões. Escolhendo pessoas, empresas e ambientes que favoreçam a “alimentação” para nossas necessidades o que inclui compra de bens materiais.

Atenção: satisfação pessoal é resultado de um conjunto de necessidades motivacionais atendidas.

Plano de ação:

1o Identifique quais são as suas necessidades motivacionais em cada esfera da sua vida: profissional, social, financeira, etc. perguntando-se: o que é importante para mim, o que me faria feliz, o que me faria sentir mais satisfação? 2o O que eu preciso para atender a essas necessidades? Coloque ao lado das necessidades.

3oEscreva como você pretende fazer para conseguir o que você precisa para atender as suas necessidades motivacionais.

Resultados: melhores decisões, maior satisfação e motivação permanente. Viver a vida pode ser muito melhor. Vale muito a pena. Mãos à obra!

Cuidar da sua motivação pode ser uma das melhores ações que você pode ter. Entender como esse processo acontece, e compreender como cuidar para que se mantenha aceso dentro de você é fundamental para aumentar sua satisfação pessoal.

Sobre a Autora:

Sandra Barros é formada em Psicologia, com mestrado em Administração de Empresas. Coach pelo ICI (Integrated Coaching Institute). Experiência de 36 anos como psicóloga clinica e organizacional, consultora e cargos de direção em empresas.

e-Mail: psicologasandrabarros@gmail.com

Linkedin: sandrabarros2501

linha1

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.