Você sabe o que é ETARISMO?

Fran Winandy
Fran Winandy

Pense na seguinte situação: você está participando de um processo seletivo para uma vaga de Gerente em uma loja, seu currículo atende todas os requisitos do cargo, mas você é reprovado. Você, inconformado, insiste numa justificativa e o responsável pela vaga te responde que seu currículo é ótimo, mas que você é jovem demais para o cargo!.

A situação descrita é verídica, e, embora corriqueira, não é comum ter o mesmo desfecho, já que no Brasil a discriminação etária é ilegal e dificilmente o responsável coloca isso abertamente para o candidato.

Este fenômeno é denominado etarismo, e, basicamente, significa o preconceito de idade. O etarismo pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas, na maior parte das vezes é direcionado a pessoas “mais velhas”, especialmente no ambiente profissional.

Determinar a partir de que idade você se torna “mais velho” é difícil, já que isto depende dos estereótipos envolvidos nesta análise.

A ideia de criar um Blog para apresentar artigos e notícias sobre o assunto, surgiu quando eu finalizava minha dissertação de mestrado sobre o etarismo nas organizações. Apaixonada pelo tema, achava incrível a surpresa da pessoas quando eu descrevia o assunto da minha pesquisa e o quanto elas tinham de histórias de preconceito ao longo de suas trajetórias para me contar!

Percebi então que as pessoas queriam falar, contar suas experiências e que mesmo sem fazer um tratamento científico destas informações eu poderia criar um espaço para isso, onde também aproveitaria para divulgar o tema e sensibilizar as Empresas, Gestores e profissionais da área de Recursos Humanos sobre a importância da diversidade etária no contexto organizacional.

E você, nunca discriminou um profissional por considera-lo muito jovem ou muito velho para aquela função? Será que este critério é justo? Pense nisso!

Você já foi vítima de etarismo na organização?

Relate sua experiência!

Participe do Blog : http://www.etarismo.com.br

Sobre a Autora:

Fran Winandy é Psicóloga com MBA em RH e Mestrado em Gestão Humana e Social nas Organizações. Com 30 anos de experiência na área de RH, é sócia de Consultoria, professora de Pós Graduação e especialista no tema Diversidade Etária.

Contato:

https://br.linkedin.com/in/franacalantis/pt

linha1

Compartilhar Este Post

Uma Resposta para "Você sabe o que é ETARISMO?"

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.