Carreira e Redes Sociais – Como você cuida da sua imagem?

Washington Leão Machado
Washington Leão Machado

No último artigo em que conversamos sobre carreira colaborativa, finalizamos com uma reflexão: O que isto tem a ver com sua carreira? Eu diria que tudo que você faz, publica, curte ou divulga tem ligação com sua carreira e imagem. Assim como uma empresa cuida da imagem e da marca, nós também devemos cuidar da nossa.

As redes e mídias sociais são ferramentas essenciais na vida profissional. Através delas você pode fazer contatos, negócios, escrever artigos, divulgar trabalhos e seus sucessos profissionais. São após a internet, uma revolução no relacionamento humano e com certeza está moldando a forma como vamos nos comunicar no futuro. É claro, que as redes sociais devem ser encaradas com seriedade e jamais substituirão a importância de se ter o contato humano.

Muitas empresas já perceberam isso, e inclusive tem utilizado as mídias sociais, para criarem redes de inovação, onde compartilham com seus seguidores ou usuários, os seus novos produtos e possíveis lançamentos.

Há novos empreendedores surgindo nas redes sociais, pois perceberam a oportunidade e transformaram em negócios. E nós profissionais, o que precisamos para sermos bem sucedidos nas redes e sermos vistos ou descobertos?

Em primeiro lugar, devemos tomar cuidado com tudo aquilo que escrevemos, seguimos, ou concordamos na internet, comunidades e mídias sociais, uma vez que todos terão acesso. Em segundo lugar, devemos nos manter antenados, atualizados em todos os assuntos, e principalmente, manter atualizar nossos contatos, páginas, e redes. E claro, jamais invente ou minta sobre os dados publicados, eles são sempre checados.

Porém, mais uma vez, reitero que jamais as redes e mídias sociais serão mais importantes do que o contato humano. É só observar que muitas empresas estão divulgando as vagas nas redes e mídias sociais, mas a vaga só será sua, dependendo do seu desempenho em uma entrevista individual.

Quem é o responsável por sua carreira? Como você cuida da sua imagem? Como você tem investido financeiramente no seu autodesenvolvimento? São questões reflexivas que devemos fazer todos os dias em nossas carreiras. Nossa trajetória profissional é reflexo daquilo que somos e fazemos. Para termos um diferencial competitivo temos que cuidar de nossa carreira em todos os aspectos.

Sobre o Autor:

Washington Leão Machado, Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, Graduado em Adm. com ênfase em RH. 15 anos de experiência nos subsistemas de RH em empresas nacionais e multinacionais. Professor Universitário de Pós Graduação e Graduação na UNIESP. Especialista e Consultor em Remuneração/Cargos e Salários. Ministra cursos nas áreas de Gestão de Carreira, Remuneração, Folha de Pagamento e Adm.

e-Mail: washingtonleaomachado@gmail.com

linha1

Compartilhar Este Post

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.